Sexta-feira, 25 de abril de 2014, atualizada às 11h47

Supermercados de Juiz de Fora serão fiscalizados pela Comissão do Idoso

Comissão do Idoso

Em reunião realizada na última quinta-feira, 24 de abril, a Comissão Permanente do Idoso da Câmara Municipal de Juiz de Fora definiu a data da blitz nos supermercados no dia 9 de maio, sexta-feira. Serão cobrados nos estabelecimentos a vaga especial para os idosos nos estacionamentos, banheiros, caixa de atendimento prioritário, com sinalização de orientação.

Durante a reunião, o titular da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), Basileu Tavares, afirmou que vai expedir uma ordem de serviço nesta sexta-feira, 25, para que as regionais da Prefeitura façam fiscalização nos bancos e autuem aqueles que estiverem descumprindo as leis que garantem os direitos dos idosos nos estabelecimentos. Serão exigidos: caixa de atendimento prioritário, com sinalização de orientação; bebedouro, banheiro, assentos para os idosos, todas medidas previstas em lei.

Vereadores questionam fechamento das turmas do Ensino Médio

Os vereadores Betão (PT) e Jucelio Maria (PSB) questionaram a resolução 2.442 pelo Governo de Minas que extingue turmas do noturno na rede pública estadual do ensino médio em Juiz de Fora. Em audiência realizada na última quinta-feira, Betão defendeu o direito ao estudo e criticou a superlotação das salas de aula e a redução do quadro de funcionários nas escolas públicas. Jucélio considerou contraditório o fato de que, justamente nos tempos atuais, quando a população aumenta de forma intensa, as escolas estão fechando turmas.

A Diretora da Superintendência Regional de Ensino, Belkis Furtado, explicou que a secretaria mantém o propósito de ter todos os alunos na escola, com ensino de qualidade. Ela ressaltou ainda a preocupação crescente com a violência no período noturno. Já os representantes do Sind-UTE cobraram soluções do Governo de Minas para resolver a falta de atenção e a precaridade com o ensino.

Denúncias sobre urgência e emergência serão apuradas

Os vereadores integrantes da Comissão de Saúde, foram designados pelo presidente Julio Gasparette (PMDB) para apurar denúncias feitas por Amarildo Romanazzi, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu), a maioria relacionadas a urgência e a emergência em saúde, durante Tribuna Livre.

Wanderson Castelar (PT), Noraldino Junior (PSC), Antônio Aguiar (PMDB) e José Mansueto Fiorilo (PDT) têm até o dia 15 de maio para realizar os levantamentos. Uma vez concluídos, o resultado será apresentado aos demais vereadores para decisão das medidas a serem tomadas. A Comissão tem reunião marcada para o dia 30, às 9h, quando preparará convite às autoridades responsáveis e demais envolvidos nos relatos do sindicalista.

Câmara entrega Medalha do Mérito Legislativo nesta sexta-feira

A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira, 25, às 19h30, a entrega da Medalha do Mérito Legislativo. A honraria distingue pessoas físicas ou jurídicas que, por relevantes serviços prestados em suas áreas de atuação, tenham merecido reconhecimento. A  entrega é feita anualmente em comemoração ao aniversário da Câmara Municipal, que completa 161 anos em 2014.

Serão homenageados o programa MG Rural – TV Integração Juiz de Fora (Agropecuária); o empresário Mário Hamilton Martins (Comércio e Serviços); o jornalista Paulo César de Oliveira (Comunicação); o ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, José Passini (Cultura); o Dr. Adhemar Rezende de Andrade (Direitos Humanos); o programa Globo Esporte - TV Integração Juiz de Fora (Esporte); o professor Vicente de Paula de Almeida (Educação); o pastor Roberto Francisco Ramos (Filantropia e Assistência Social); o presidente do Centro Industrial de Juiz de Fora Leomar Pereira Delgado (Indústria); o juiz Mauro Francisco Pittelli (Justiça); o empresário José Rocha (Turismo) e o professor da UFJF, Pedro José de Oliveira Machado (Meio Ambiente). Recebem também a homenagem o presidente da Assembleia de Minas Gerais, Dinis Pinheiro (Política), o médico Uriel Heckert (Saúde), e ao Gerente geral da Juiz de Fora Diesel Ltda, Carlos Benfica (Transporte).

A medalha de mérito excepcional será entregue ao cirurgião-dentista Aloízio Barbosa Alves; à Cervejaria Barbante; ao juiz de Direito Edir Guerson de Medeiros; à subchefe do Cerimonial do Governador do Estado Fernanda Quina Queiroz; ao ex-oficial do Corpo de Bombeiros Geraldo Celeste; à ex-vereadora de Viscontde do Rio Branco, Maria da Penha Cardoso; aos Tenentes-Coronéis PM Moises Ricardo Pinto e Renato Sampaio;  Prestes; ao Coronel PM José Geraldo de Lima.

A Câmara Municipal faz a entrega da Medalha do Mérito Legislativo nesta sexta-feira (25/04), às 19h30, no plenário Francisco Afonso Pinheiro. A honraria distingue pessoas físicas ou jurídicas que, por relevantes serviços prestados em suas áreas de atuação, tenham merecido reconhecimento.

   A  entrega é feita anualmente em comemoração ao aniversário da Câmara Municipal, que completa 161 anos em 2014. Serão agraciadas pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade em 17 categorias, que engloba setores como Agropecuária, Comunicação, Segurança e Transporte.

  A solenidade consta da execução dos Hinos Nacional e de Juiz de Fora e de pronunciamentos do presidente Julio Gasparette (PMDB) e de um dos homenageados, representando os demais.




HOMENAGEADOS


Agropecuária

MG Rural – TV Integração Juiz de Fora – Exibido na manhãs de sábado, divulga informações sobre agronegócios, eventos agropecuários, artesanato, cultura popular, tradições de Minas no campo e a culinária da região.


Comércio e Serviços

Mário Hamilton Martins – O empresário é um dos grandes revendedores da Petrobras em Juiz de Fora, além de proprietário da Transportadora Transpiriquito. Atualmente emprega 78 funcionários.


Comunicação

Paulo César de Oliveira – É o criador da revista mineira denominada Viver Brasil. Atuou nos jornais Estado de Minas, Hoje em Dia, Diário da Tarde, Diário do Comércio, na edição mineira do Última Hora, entre outros veículos de comunicação.


Cultura

José Passini- Foi reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora entre 1990 e 1994, período em que ocorreu a aquisição do Cine-Theatro Central pela instituição. Durante a sua gestão, foram criados os cursos de Arquitetura, Fisiotetaria e Psicologia.


Direitos Humanos

Núcleo de Cidadania da Escola Municipal Dr. Adhemar Rezende de Andrade – Contribui na educação dos jovens para o exercício da cidadania, ao ampliar seu conhecimento e pensamento crítico. As atividades são voluntárias e abertas à comunidade.


Esporte

Globo Esporte – TV Integração Juiz de Fora – O programa é exibido de segunda-feira a sábado, em mais de 120 cidades da região, com foco no Tupi Football Clube, no time de vôlei da UFJF, entre outras modalidades.


Educação

Vicente de Paula de Almeida – Graduado em Matemática pela Faculdade de Ciências e Letras de Varginha, possui pós-graduação em Psicopedagogia e mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora.


Filantropia e Assistência Social

Roberto Francisco Ramos – Formado em Direito, é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular desde 1987, reconhecido principalmente pelo trabalho social pelos mais carentes. É secretário Nacional de Disciplina Eclesiástica e de Ação Social da instituição.


Indústria

Leomar Pereira Delgado – Preside o Centro Industrial de Juiz de Fora, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil da cidade, atua como diretor da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e da Associação Comercial e Empresarial de JF. É sócio da empresa Delgado Construções Ltda.



Justiça

Mauro Francisco Pittelli – Atua na 1ª Vara Cível de Juiz de Fora, função que concilia com a de juiz da 2ª Turma Recursal. Já atuou como juiz também em Barbacena e como Delegado de Polícia em São Paulo.


Turismo

José Rocha – O empresário já construiu dezenas de prédios residenciais e comerciais. Inovou no ramo de hotelaria com o Victory Business e o Victory Suítes. Agora está voltado para a construção do Independência Trade Center Hotel.


Meio Ambiente

Pedro José de Oliveira Machado – Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da UFJF, é vinculado ao Departamento de Geociências, leciona nos cursos de graduação e mestrado em Geografia e Especialização em Análise Ambiental, da Faculdade de Engenharia.


Mérito Excepcional

Aloízio Barbosa Alves – Cirurgião-dentista formado pela UFJF, com residência em Cirurgia Buco-Maxilo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrado em Periodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Mérito Excepcional

Cervejaria Barbante –Primeira cervejaria de Minas Gerais. Foi fundada em 1861 no bairro São Pedro. Reaberta em 2008, produz cinco variedades de cerveja e três de chope.


Mérito Excepcional

Edir Guerson de Medeiros – Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal e Diretor do Fórum Benjamim Colucci. Graduado em Direito pelo Instituto Vianna Júnior, em Estudos Sociais e Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (FAFITA/RJ).



Mérito Excepcional

Fernanda Quina Queiroz – Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, é subchefe do Cerimonial do Governador do Estado, com vasta experiência em eventos públicos e privados.


Mérito Excepcional

Geraldo Celeste – Sua vida foi dedicada a proteger e ajudar pessoas. Serviu ao  Corpo de Bombeiros, período no qual atuou no combate a grandes incêndios, como o que atingiu a antiga Fábrica São Vicente, e em acidentes rodoviários, ferroviários, desabamentos e inundações.


Mérito Excepcional

Maria da Penha Cardoso – Advogada formada pela UFJF, é assessora da governadoria do Estado. Foi vereadora em Visconde do Rio Branco, sua cidade natal, e assessorou parlamentares em Brasília.


Mérito Excepcional

Tenente-Coronel PM Moises Ricardo Pinto – Comandante do 27º Batalhão de Polícia Militar. É formado em Direito com especialização em Segurança Pública e em Gestão Estratégica de Segurança Pública.


Mérito Excepcional

Tenente-Coronel PM Renato Sampaio Prestes – Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Juiz de Fora. Já comandou diversas unidades da instituição. É Bacharel em Direito.


Militar e Segurança Pública

Coronel PM José Geraldo de Lima – Comanda a 4ª Região de Polícia Militar. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  pós-graduado em Direito Público pela Escola Nacional de Magistratura e doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Del Museo Argentino.


Política

Dinis Pinheiro – Deputado estadual e presidente da Assembleia de Minas Gerais. Cumpre o quinto mandato, sendo eleito com 159 mil 422 votos. Trata-se da maior votação obtida na história da Legislativo mineiro.


Saúde

Uriel Heckert – Formado em Medicina pela UFJF, possui especialização e mestrado em Filosofia pela mesma instituição e doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo. Teve o programa de Saúde Mental, idealizado para a população de rua, executado pela Secretaria de Saúde de Juiz de Fora.


Transporte

Carlos Benfica – Gerente geral da Juiz de Fora Diesel Ltda, pertencente ao grupo Bamaq/Minasmáquinas, de Belo Horizonte, com mais de 50 anos de história. Localizada no Distrito Industrial de Juiz de Fora, a empresa recebeu o certificado Ouro por seis anos consecutivos no programa qualidade Mercedes-Benz. A graduação é atribuída apenas às concessões com melhores índices de qualidade e desempenho.

Sexta-feira, 25 de abril de 2014, atualizada às 11h47

Supermercados de Juiz de Fora serão fiscalizados pela Comissão do Idoso

Comissão do Idoso

Em reunião realizada na última quinta-feira, 24 de abril, a Comissão Permanente do Idoso da Câmara Municipal de Juiz de Fora definiu a data da blitz nos supermercados no dia 9 de maio, sexta-feira. Serão cobrados nos estabelecimentos a vaga especial para os idosos nos estacionamentos, banheiros, caixa de atendimento prioritário, com sinalização de orientação.

Durante a reunião, o titular da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), Basileu Tavares, afirmou que vai expedir uma ordem de serviço nesta sexta-feira, 25, para que as regionais da Prefeitura façam fiscalização nos bancos e autuem aqueles que estiverem descumprindo as leis que garantem os direitos dos idosos nos estabelecimentos. Serão exigidos: caixa de atendimento prioritário, com sinalização de orientação; bebedouro, banheiro, assentos para os idosos, todas medidas previstas em lei.

Vereadores questionam fechamento das turmas do Ensino Médio

Os vereadores Betão (PT) e Jucelio Maria (PSB) questionaram a resolução 2.442 pelo Governo de Minas que extingue turmas do noturno na rede pública estadual do ensino médio em Juiz de Fora. Em audiência realizada na última quinta-feira, Betão defendeu o direito ao estudo e criticou a superlotação das salas de aula e a redução do quadro de funcionários nas escolas públicas. Jucélio considerou contraditório o fato de que, justamente nos tempos atuais, quando a população aumenta de forma intensa, as escolas estão fechando turmas.

A Diretora da Superintendência Regional de Ensino, Belkis Furtado, explicou que a secretaria mantém o propósito de ter todos os alunos na escola, com ensino de qualidade. Ela ressaltou ainda a preocupação crescente com a violência no período noturno. Já os representantes do Sind-UTE cobraram soluções do Governo de Minas para resolver a falta de atenção e a precaridade com o ensino.

Denúncias sobre urgência e emergência serão apuradas

Os vereadores integrantes da Comissão de Saúde, foram designados pelo presidente Julio Gasparette (PMDB) para apurar denúncias feitas por Amarildo Romanazzi, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu), a maioria relacionadas a urgência e a emergência em saúde, durante Tribuna Livre.

Wanderson Castelar (PT), Noraldino Junior (PSC), Antônio Aguiar (PMDB) e José Mansueto Fiorilo (PDT) têm até o dia 15 de maio para realizar os levantamentos. Uma vez concluídos, o resultado será apresentado aos demais vereadores para decisão das medidas a serem tomadas. A Comissão tem reunião marcada para o dia 30, às 9h, quando preparará convite às autoridades responsáveis e demais envolvidos nos relatos do sindicalista.

Câmara entrega Medalha do Mérito Legislativo nesta sexta-feira

A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira, 25, às 19h30, a entrega da Medalha do Mérito Legislativo. A honraria distingue pessoas físicas ou jurídicas que, por relevantes serviços prestados em suas áreas de atuação, tenham merecido reconhecimento. A  entrega é feita anualmente em comemoração ao aniversário da Câmara Municipal, que completa 161 anos em 2014.

Serão homenageados o programa MG Rural – TV Integração Juiz de Fora (Agropecuária); o empresário Mário Hamilton Martins (Comércio e Serviços); o jornalista Paulo César de Oliveira (Comunicação); o ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, José Passini (Cultura); o Dr. Adhemar Rezende de Andrade (Direitos Humanos); o programa Globo Esporte - TV Integração Juiz de Fora (Esporte); o professor Vicente de Paula de Almeida (Educação); o pastor Roberto Francisco Ramos (Filantropia e Assistência Social); o presidente do Centro Industrial de Juiz de Fora Leomar Pereira Delgado (Indústria); o juiz Mauro Francisco Pittelli (Justiça); o empresário José Rocha (Turismo) e o professor da UFJF, Pedro José de Oliveira Machado (Meio Ambiente). Recebem também a homenagem o presidente da Assembleia de Minas Gerais, Dinis Pinheiro (Política), o médico Uriel Heckert (Saúde), e ao Gerente geral da Juiz de Fora Diesel Ltda, Carlos Benfica (Transporte).

A medalha de mérito excepcional será entregue ao cirurgião-dentista Aloízio Barbosa Alves; à Cervejaria Barbante; ao juiz de Direito Edir Guerson de Medeiros; à subchefe do Cerimonial do Governador do Estado Fernanda Quina Queiroz; ao ex-oficial do Corpo de Bombeiros Geraldo Celeste; à ex-vereadora de Viscontde do Rio Branco, Maria da Penha Cardoso; aos Tenentes-Coronéis PM Moises Ricardo Pinto e Renato Sampaio;  Prestes; ao Coronel PM José Geraldo de Lima.

A Câmara Municipal faz a entrega da Medalha do Mérito Legislativo nesta sexta-feira (25/04), às 19h30, no plenário Francisco Afonso Pinheiro. A honraria distingue pessoas físicas ou jurídicas que, por relevantes serviços prestados em suas áreas de atuação, tenham merecido reconhecimento.

   A  entrega é feita anualmente em comemoração ao aniversário da Câmara Municipal, que completa 161 anos em 2014. Serão agraciadas pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade em 17 categorias, que engloba setores como Agropecuária, Comunicação, Segurança e Transporte.

  A solenidade consta da execução dos Hinos Nacional e de Juiz de Fora e de pronunciamentos do presidente Julio Gasparette (PMDB) e de um dos homenageados, representando os demais.




HOMENAGEADOS


Agropecuária

MG Rural – TV Integração Juiz de Fora – Exibido na manhãs de sábado, divulga informações sobre agronegócios, eventos agropecuários, artesanato, cultura popular, tradições de Minas no campo e a culinária da região.


Comércio e Serviços

Mário Hamilton Martins – O empresário é um dos grandes revendedores da Petrobras em Juiz de Fora, além de proprietário da Transportadora Transpiriquito. Atualmente emprega 78 funcionários.


Comunicação

Paulo César de Oliveira – É o criador da revista mineira denominada Viver Brasil. Atuou nos jornais Estado de Minas, Hoje em Dia, Diário da Tarde, Diário do Comércio, na edição mineira do Última Hora, entre outros veículos de comunicação.


Cultura

José Passini- Foi reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora entre 1990 e 1994, período em que ocorreu a aquisição do Cine-Theatro Central pela instituição. Durante a sua gestão, foram criados os cursos de Arquitetura, Fisiotetaria e Psicologia.


Direitos Humanos

Núcleo de Cidadania da Escola Municipal Dr. Adhemar Rezende de Andrade – Contribui na educação dos jovens para o exercício da cidadania, ao ampliar seu conhecimento e pensamento crítico. As atividades são voluntárias e abertas à comunidade.


Esporte

Globo Esporte – TV Integração Juiz de Fora – O programa é exibido de segunda-feira a sábado, em mais de 120 cidades da região, com foco no Tupi Football Clube, no time de vôlei da UFJF, entre outras modalidades.


Educação

Vicente de Paula de Almeida – Graduado em Matemática pela Faculdade de Ciências e Letras de Varginha, possui pós-graduação em Psicopedagogia e mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora.


Filantropia e Assistência Social

Roberto Francisco Ramos – Formado em Direito, é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular desde 1987, reconhecido principalmente pelo trabalho social pelos mais carentes. É secretário Nacional de Disciplina Eclesiástica e de Ação Social da instituição.


Indústria

Leomar Pereira Delgado – Preside o Centro Industrial de Juiz de Fora, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil da cidade, atua como diretor da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e da Associação Comercial e Empresarial de JF. É sócio da empresa Delgado Construções Ltda.



Justiça

Mauro Francisco Pittelli – Atua na 1ª Vara Cível de Juiz de Fora, função que concilia com a de juiz da 2ª Turma Recursal. Já atuou como juiz também em Barbacena e como Delegado de Polícia em São Paulo.


Turismo

José Rocha – O empresário já construiu dezenas de prédios residenciais e comerciais. Inovou no ramo de hotelaria com o Victory Business e o Victory Suítes. Agora está voltado para a construção do Independência Trade Center Hotel.


Meio Ambiente

Pedro José de Oliveira Machado – Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da UFJF, é vinculado ao Departamento de Geociências, leciona nos cursos de graduação e mestrado em Geografia e Especialização em Análise Ambiental, da Faculdade de Engenharia.


Mérito Excepcional

Aloízio Barbosa Alves – Cirurgião-dentista formado pela UFJF, com residência em Cirurgia Buco-Maxilo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrado em Periodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Mérito Excepcional

Cervejaria Barbante –Primeira cervejaria de Minas Gerais. Foi fundada em 1861 no bairro São Pedro. Reaberta em 2008, produz cinco variedades de cerveja e três de chope.


Mérito Excepcional

Edir Guerson de Medeiros – Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal e Diretor do Fórum Benjamim Colucci. Graduado em Direito pelo Instituto Vianna Júnior, em Estudos Sociais e Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (FAFITA/RJ).



Mérito Excepcional

Fernanda Quina Queiroz – Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, é subchefe do Cerimonial do Governador do Estado, com vasta experiência em eventos públicos e privados.


Mérito Excepcional

Geraldo Celeste – Sua vida foi dedicada a proteger e ajudar pessoas. Serviu ao  Corpo de Bombeiros, período no qual atuou no combate a grandes incêndios, como o que atingiu a antiga Fábrica São Vicente, e em acidentes rodoviários, ferroviários, desabamentos e inundações.


Mérito Excepcional

Maria da Penha Cardoso – Advogada formada pela UFJF, é assessora da governadoria do Estado. Foi vereadora em Visconde do Rio Branco, sua cidade natal, e assessorou parlamentares em Brasília.


Mérito Excepcional

Tenente-Coronel PM Moises Ricardo Pinto – Comandante do 27º Batalhão de Polícia Militar. É formado em Direito com especialização em Segurança Pública e em Gestão Estratégica de Segurança Pública.


Mérito Excepcional

Tenente-Coronel PM Renato Sampaio Prestes – Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Juiz de Fora. Já comandou diversas unidades da instituição. É Bacharel em Direito.


Militar e Segurança Pública

Coronel PM José Geraldo de Lima – Comanda a 4ª Região de Polícia Militar. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  pós-graduado em Direito Público pela Escola Nacional de Magistratura e doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Del Museo Argentino.


Política

Dinis Pinheiro – Deputado estadual e presidente da Assembleia de Minas Gerais. Cumpre o quinto mandato, sendo eleito com 159 mil 422 votos. Trata-se da maior votação obtida na história da Legislativo mineiro.


Saúde

Uriel Heckert – Formado em Medicina pela UFJF, possui especialização e mestrado em Filosofia pela mesma instituição e doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo. Teve o programa de Saúde Mental, idealizado para a população de rua, executado pela Secretaria de Saúde de Juiz de Fora.


Transporte

Carlos Benfica – Gerente geral da Juiz de Fora Diesel Ltda, pertencente ao grupo Bamaq/Minasmáquinas, de Belo Horizonte, com mais de 50 anos de história. Localizada no Distrito Industrial de Juiz de Fora, a empresa recebeu o certificado Ouro por seis anos consecutivos no programa qualidade Mercedes-Benz. A graduação é atribuída apenas às concessões com melhores índices de qualidade e desempenho.

-
Sexta-feira, 25 de abril de 2014, atualizada às 11h47

Supermercados de Juiz de Fora serão fiscalizados pela Comissão do Idoso

Comissão do Idoso

Em reunião realizada na última quinta-feira, 24 de abril, a Comissão Permanente do Idoso da Câmara Municipal de Juiz de Fora definiu a data da blitz nos supermercados no dia 9 de maio, sexta-feira. Serão cobrados nos estabelecimentos a vaga especial para os idosos nos estacionamentos, banheiros, caixa de atendimento prioritário, com sinalização de orientação.

Durante a reunião, o titular da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), Basileu Tavares, afirmou que vai expedir uma ordem de serviço nesta sexta-feira, 25, para que as regionais da Prefeitura façam fiscalização nos bancos e autuem aqueles que estiverem descumprindo as leis que garantem os direitos dos idosos nos estabelecimentos. Serão exigidos: caixa de atendimento prioritário, com sinalização de orientação; bebedouro, banheiro, assentos para os idosos, todas medidas previstas em lei.

Vereadores questionam fechamento das turmas do Ensino Médio

Os vereadores Betão (PT) e Jucelio Maria (PSB) questionaram a resolução 2.442 pelo Governo de Minas que extingue turmas do noturno na rede pública estadual do ensino médio em Juiz de Fora. Em audiência realizada na última quinta-feira, Betão defendeu o direito ao estudo e criticou a superlotação das salas de aula e a redução do quadro de funcionários nas escolas públicas. Jucélio considerou contraditório o fato de que, justamente nos tempos atuais, quando a população aumenta de forma intensa, as escolas estão fechando turmas.

A Diretora da Superintendência Regional de Ensino, Belkis Furtado, explicou que a secretaria mantém o propósito de ter todos os alunos na escola, com ensino de qualidade. Ela ressaltou ainda a preocupação crescente com a violência no período noturno. Já os representantes do Sind-UTE cobraram soluções do Governo de Minas para resolver a falta de atenção e a precaridade com o ensino.

Denúncias sobre urgência e emergência serão apuradas

Os vereadores integrantes da Comissão de Saúde, foram designados pelo presidente Julio Gasparette (PMDB) para apurar denúncias feitas por Amarildo Romanazzi, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu), a maioria relacionadas a urgência e a emergência em saúde, durante Tribuna Livre.

Wanderson Castelar (PT), Noraldino Junior (PSC), Antônio Aguiar (PMDB) e José Mansueto Fiorilo (PDT) têm até o dia 15 de maio para realizar os levantamentos. Uma vez concluídos, o resultado será apresentado aos demais vereadores para decisão das medidas a serem tomadas. A Comissão tem reunião marcada para o dia 30, às 9h, quando preparará convite às autoridades responsáveis e demais envolvidos nos relatos do sindicalista.

Câmara entrega Medalha do Mérito Legislativo nesta sexta-feira

A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira, 25, às 19h30, a entrega da Medalha do Mérito Legislativo. A honraria distingue pessoas físicas ou jurídicas que, por relevantes serviços prestados em suas áreas de atuação, tenham merecido reconhecimento. A  entrega é feita anualmente em comemoração ao aniversário da Câmara Municipal, que completa 161 anos em 2014.

Serão homenageados o programa MG Rural – TV Integração Juiz de Fora (Agropecuária); o empresário Mário Hamilton Martins (Comércio e Serviços); o jornalista Paulo César de Oliveira (Comunicação); o ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, José Passini (Cultura); o Dr. Adhemar Rezende de Andrade (Direitos Humanos); o programa Globo Esporte - TV Integração Juiz de Fora (Esporte); o professor Vicente de Paula de Almeida (Educação); o pastor Roberto Francisco Ramos (Filantropia e Assistência Social); o presidente do Centro Industrial de Juiz de Fora Leomar Pereira Delgado (Indústria); o juiz Mauro Francisco Pittelli (Justiça); o empresário José Rocha (Turismo) e o professor da UFJF, Pedro José de Oliveira Machado (Meio Ambiente). Recebem também a homenagem o presidente da Assembleia de Minas Gerais, Dinis Pinheiro (Política), o médico Uriel Heckert (Saúde), e ao Gerente geral da Juiz de Fora Diesel Ltda, Carlos Benfica (Transporte).

A medalha de mérito excepcional será entregue ao cirurgião-dentista Aloízio Barbosa Alves; à Cervejaria Barbante; ao juiz de Direito Edir Guerson de Medeiros; à subchefe do Cerimonial do Governador do Estado Fernanda Quina Queiroz; ao ex-oficial do Corpo de Bombeiros Geraldo Celeste; à ex-vereadora de Viscontde do Rio Branco, Maria da Penha Cardoso; aos Tenentes-Coronéis PM Moises Ricardo Pinto e Renato Sampaio;  Prestes; ao Coronel PM José Geraldo de Lima.

A Câmara Municipal faz a entrega da Medalha do Mérito Legislativo nesta sexta-feira (25/04), às 19h30, no plenário Francisco Afonso Pinheiro. A honraria distingue pessoas físicas ou jurídicas que, por relevantes serviços prestados em suas áreas de atuação, tenham merecido reconhecimento.

   A  entrega é feita anualmente em comemoração ao aniversário da Câmara Municipal, que completa 161 anos em 2014. Serão agraciadas pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade em 17 categorias, que engloba setores como Agropecuária, Comunicação, Segurança e Transporte.

  A solenidade consta da execução dos Hinos Nacional e de Juiz de Fora e de pronunciamentos do presidente Julio Gasparette (PMDB) e de um dos homenageados, representando os demais.




HOMENAGEADOS


Agropecuária

MG Rural – TV Integração Juiz de Fora – Exibido na manhãs de sábado, divulga informações sobre agronegócios, eventos agropecuários, artesanato, cultura popular, tradições de Minas no campo e a culinária da região.


Comércio e Serviços

Mário Hamilton Martins – O empresário é um dos grandes revendedores da Petrobras em Juiz de Fora, além de proprietário da Transportadora Transpiriquito. Atualmente emprega 78 funcionários.


Comunicação

Paulo César de Oliveira – É o criador da revista mineira denominada Viver Brasil. Atuou nos jornais Estado de Minas, Hoje em Dia, Diário da Tarde, Diário do Comércio, na edição mineira do Última Hora, entre outros veículos de comunicação.


Cultura

José Passini- Foi reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora entre 1990 e 1994, período em que ocorreu a aquisição do Cine-Theatro Central pela instituição. Durante a sua gestão, foram criados os cursos de Arquitetura, Fisiotetaria e Psicologia.


Direitos Humanos

Núcleo de Cidadania da Escola Municipal Dr. Adhemar Rezende de Andrade – Contribui na educação dos jovens para o exercício da cidadania, ao ampliar seu conhecimento e pensamento crítico. As atividades são voluntárias e abertas à comunidade.


Esporte

Globo Esporte – TV Integração Juiz de Fora – O programa é exibido de segunda-feira a sábado, em mais de 120 cidades da região, com foco no Tupi Football Clube, no time de vôlei da UFJF, entre outras modalidades.


Educação

Vicente de Paula de Almeida – Graduado em Matemática pela Faculdade de Ciências e Letras de Varginha, possui pós-graduação em Psicopedagogia e mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora.


Filantropia e Assistência Social

Roberto Francisco Ramos – Formado em Direito, é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular desde 1987, reconhecido principalmente pelo trabalho social pelos mais carentes. É secretário Nacional de Disciplina Eclesiástica e de Ação Social da instituição.


Indústria

Leomar Pereira Delgado – Preside o Centro Industrial de Juiz de Fora, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil da cidade, atua como diretor da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e da Associação Comercial e Empresarial de JF. É sócio da empresa Delgado Construções Ltda.



Justiça

Mauro Francisco Pittelli – Atua na 1ª Vara Cível de Juiz de Fora, função que concilia com a de juiz da 2ª Turma Recursal. Já atuou como juiz também em Barbacena e como Delegado de Polícia em São Paulo.


Turismo

José Rocha – O empresário já construiu dezenas de prédios residenciais e comerciais. Inovou no ramo de hotelaria com o Victory Business e o Victory Suítes. Agora está voltado para a construção do Independência Trade Center Hotel.


Meio Ambiente

Pedro José de Oliveira Machado – Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da UFJF, é vinculado ao Departamento de Geociências, leciona nos cursos de graduação e mestrado em Geografia e Especialização em Análise Ambiental, da Faculdade de Engenharia.


Mérito Excepcional

Aloízio Barbosa Alves – Cirurgião-dentista formado pela UFJF, com residência em Cirurgia Buco-Maxilo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrado em Periodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Mérito Excepcional

Cervejaria Barbante –Primeira cervejaria de Minas Gerais. Foi fundada em 1861 no bairro São Pedro. Reaberta em 2008, produz cinco variedades de cerveja e três de chope.


Mérito Excepcional

Edir Guerson de Medeiros – Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal e Diretor do Fórum Benjamim Colucci. Graduado em Direito pelo Instituto Vianna Júnior, em Estudos Sociais e Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (FAFITA/RJ).



Mérito Excepcional

Fernanda Quina Queiroz – Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, é subchefe do Cerimonial do Governador do Estado, com vasta experiência em eventos públicos e privados.


Mérito Excepcional

Geraldo Celeste – Sua vida foi dedicada a proteger e ajudar pessoas. Serviu ao  Corpo de Bombeiros, período no qual atuou no combate a grandes incêndios, como o que atingiu a antiga Fábrica São Vicente, e em acidentes rodoviários, ferroviários, desabamentos e inundações.


Mérito Excepcional

Maria da Penha Cardoso – Advogada formada pela UFJF, é assessora da governadoria do Estado. Foi vereadora em Visconde do Rio Branco, sua cidade natal, e assessorou parlamentares em Brasília.


Mérito Excepcional

Tenente-Coronel PM Moises Ricardo Pinto – Comandante do 27º Batalhão de Polícia Militar. É formado em Direito com especialização em Segurança Pública e em Gestão Estratégica de Segurança Pública.


Mérito Excepcional

Tenente-Coronel PM Renato Sampaio Prestes – Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Juiz de Fora. Já comandou diversas unidades da instituição. É Bacharel em Direito.


Militar e Segurança Pública

Coronel PM José Geraldo de Lima – Comanda a 4ª Região de Polícia Militar. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  pós-graduado em Direito Público pela Escola Nacional de Magistratura e doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Del Museo Argentino.


Política

Dinis Pinheiro – Deputado estadual e presidente da Assembleia de Minas Gerais. Cumpre o quinto mandato, sendo eleito com 159 mil 422 votos. Trata-se da maior votação obtida na história da Legislativo mineiro.


Saúde

Uriel Heckert – Formado em Medicina pela UFJF, possui especialização e mestrado em Filosofia pela mesma instituição e doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo. Teve o programa de Saúde Mental, idealizado para a população de rua, executado pela Secretaria de Saúde de Juiz de Fora.


Transporte

Carlos Benfica – Gerente geral da Juiz de Fora Diesel Ltda, pertencente ao grupo Bamaq/Minasmáquinas, de Belo Horizonte, com mais de 50 anos de história. Localizada no Distrito Industrial de Juiz de Fora, a empresa recebeu o certificado Ouro por seis anos consecutivos no programa qualidade Mercedes-Benz. A graduação é atribuída apenas às concessões com melhores índices de qualidade e desempenho.