Quarta-feira, 7 de maio de 2014, atualizada às 13h30

Mora sozinho? Especialista dá dicas de como reduzir gastos

Eduardo Maia
Repórter

A opção por morar sozinho oferece liberdade, mas também gastos que, se não contabilizados da forma correta, podem gerar frustrações no final do mês. O professor do curso de Orçamento Familiar e Finanças Pessoais do Sest/Senat, Félix Rodrigues Nascimento oferece dicas para manter o controle na hora de gastar e evitar desperdícios.

Segundo o especialista, a primeira medida é analisar qual a receita, ou seja, quanto a pessoa ganha por mês e levantar uma estimativa de gastos mensais. "Muitas pessoas não sabem quanto gastam com as despesas que são fixas ou eventuais e isso pode gerar um transtorno", explica.

Confira as dicas que ele oferece aos leitores da ACESSA.com.

DicasAlimentação em casa

Comprar produtos em embalagens menores. O leite, por exemplo, ao invés de se comprar o litro, optar por uma embalagem menor, o pão em embalagem fracionada e o iogurte também. O ideal é evitar sobras. Tudo o que a gente entende que sobrou, que vai estragar na geladeira é desperdício. É dinheiro que se está perdendo. Hoje as embalagens fracionadas são mais fáceis de ser encontradas no supermercado.

 

DicasComer fora de casa pode ser uma boa opção

Dependendo do valor cobrado em um restaurante, pode sair mais barato do que fazer a comida em casa. Mas isso varia de acordo com o preço de cada local. Se for um padrão self-service, ele consegue administrar melhor para não ter mais gastos. O café da manhã fora também é uma opção, muitas pessoas optam por fazer a primeira refeição em uma padaria, a caminho do trabalho, por exemplo.

 

Supermercado

 

Compras no supermercado

É mais vantajoso para a pessoa que mora sozinha fazer as compras por semana. Permite observar melhor as ofertas e assim economizar. A pessoa assim tem um controle maior do que vai precisar. À medida que os produtos vão acabando, ela vai comprar só aquilo que é necessário para aquela semana.

 

Calendario

 

Programar as contas

Programar as contas para serem pagas em datas próximas: cartão, condomínio, preferencialmente na mesma semana. Contas espalhadas ao longo de todo o mês não permitem fazer um planejamento se a pessoa não for organizada. Pagas no mesmo período, dá para poupar o dinheiro, dá pra ver o que será destinado a pagar as contas e ver o que serão gastos extras.

ExtrasGastos extras devem contar no orçamento

Quando falamos do orçamento, temos as despesas fixas. Dentro das despesas fixas devem ser colocados os gastos com roupas, salão de beleza, cigarros (para aqueles que fumam) e até a cerveja no final de semana. Estes itens diversos tem que ser colocados no orçamento. As pessoas costumam não colocar e depois a conta não fecha no final do mês.

 

TV

 

TV por assinatura e combos

A pessoa deve se perguntar: Estou usando tudo aquilo que contratei? Se a pessoa não usa, está jogando dinheiro fora. A TV por assinatura, por exemplo, é comum as pessoas se empolgarem e depois não usarem. Fica pagando uma coisa que não está utilizando. O ideal é optar por pacotes que vão ser usados realmente.

 

CarroTransporte ou gastos com veículo

Gastos com ônibus e táxis também devem constar no orçamento. É necessário contabilizar quantas vezes usa o transporte para o trabalho e também aos finais de semana. Para os que tem carro, gastos com gasolina também devem constar. Nesse caso, a pessoa tem que contar também os gastos com estacionamento, seguro e manutenção. Quem mora em prédio não pode lavar o veículo em casa, tem que lavar no posto. Este custo também tem que entrar na rotina administrativa.

Faxina

Faxineira

Por morar sozinho, talvez fique mais fácil a própria pessoa fazer esse serviço. É claro que o trabalho as vezes não permite que ela tenha tempo ou disponibilidade para fazer. Talvez de 15 em 15 dias incluir a faxineira na despesa é viável. Quem mora sozinho também consegue manter a organização e minimizar o número de vezes que precise limpar a casa.

 

 

Lavar roupas

 

Lavar roupas e passar

A pessoa deve fazer um cálculo do quanto custa para fazer esse serviço em casa. Se a pessoa não tem uma máquina, levantar os custos deste equipamento e fazer o cálculo do número de vezes que manda lavar, se compensa lavar fora ou não.

 

Móveis

 

Móveis novos ou usados?

Há pessoas que prefiram comprar móveis novos e neste caso, o melhor é pesquisar. Mas há também os  móveis usados, em bom estado e com preços bons. A pessoa pode encontrar em lojas de móveis usados ou nas redes sociais, onde há páginas e grupos destinados a este tipo de comercialização.