Juiz de Fora recebe no fim de semana a competição nacional XTerra

Por

Quarta-feira, 6 de outubro de 2010, atualizada às 10h50

Juiz de Fora recebe no fim de semana a competição nacional XTerra

Isabela Lobo
Colaboração*

Juiz de Fora recebe no próximo sábado, 9 de outubro, a competição nacional de triathlon XTerra Series. O evento, que ocorre pela segunda vez na cidade, reúne competidores de todo o país. Com cerca de 350 atletas inscritos, a previsão é de que o número de competidores chegue a 500. Entre os inscritos está o juizforano Frederico Zacharias, um dos favoritos da competição. Em 2009, nenhum atleta da cidade subiu ao pódio.

Segundo um dos organizadores do evento, Lucas Leite, a cidade foi escolhida por atender bem aos atletas. "Juiz de Fora tem uma boa logística, tem capacidade para receber os competidores", afirma. De acordo com a organização, Juiz de Fora também fará parte da edição de 2011.

As disputas serão nas imediações da represa Dr. João Penido e não será fácil garantir a vitória. O terreno da competição é acidentado e os atletas terão de enfrentar as adversidades naturais do local, modalidade conhecida como cross country. "É uma prova mais difícil, mas mais motivadora", comenta Lucas.

A competição será dividida em faixas etárias. Para os atletas acima de 20 anos, as categorias serão divididas de quatro em quatro anos, até os 80 anos. Abaixo de 20 anos, serão divididas de dois em dois anos. Serão premiados os cinco melhores atletas na geral e os três melhores de cada faixa etária.

O circuito da prova de triathlon terá 1 km de natação, 25 km de bicicleta e 7 km de corrida. A prova exclusiva de natação terá 1,5 km, a de corrida, 8 km e a de mountain bike, 45 km. Além disso, haverá uma corrida infantil, aberta para atletas entre 1 e 12 anos, com circuitos variados.

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 8, no site oficial da competição ou na loja situada na rua Roberto de Barros, 200, Centro.

*Isabela Lobo é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken