O lado ?tnico do inverno
Misturas e sobreposi?es para enfrentar o frio

Fl?via Machado
25/02/02

Saia god? sobre leg, por Alexandre Herchcovitch O ver?o ainda nem bem foi embora e as cole?es de inverno j? foram apresentadas. Nas passarelas do S?o Paulo Fashion Week, uma mistura de estilos resgatando o ?tnico, o folk, o visual vitoriano e o que h? de mais ?kitsch? dos anos 80. Para del?rio geral, a moda continua democr?tica. Mas o esp?rito da esta??o est? mesmo na miscel?nia de tend?ncias, no qual as sobreposi?es t?m lugar de destaque.

Sobreposi?es no modelo da Patachou Saias por cima de legs, coletes e corseletes sobrepondo camisas, retalhos amarrados ? cintura e pe?as com jeito de artesanato. Aposte nos bordados de inspira??o marroquina, chilena, afeg? e boliviana. Nas batas rom?nticas, com bordados feitos ? m?o. Abuse dos patchoworks, tric?s, croch?s e fuxicos. Pegue carona com os tons de terra e os beges. E n?o esque?a a camur?a - o tecido do inverno.

O ?ndigo tamb?m promete ser outro espet?culo da temporada. As apostas v?o para os tons lavados e com cara de r?sticos. Esque?a aqueles bordados de pedrarias do ver?o. As cal?as v?m justas, como as cigarrettes, largadas como as cargo ou simplesmente com bocas de sino. As legs - antigas legging - estiveram em todas as passarelas. E teve at? quem resgatasse as polainas (aquelas de fazer gin?stica, lembram-se?). O ?kitsch? tamb?m faz moda.

Saia sobre cal?a, por I?dice O estilo vitoriano no modelo de Gl?ria Coelho A volta das polainas, desfile da Triton

Bota amarrada com tiras, de Roberto Cavalli
As tietes do frio n?o s?o mais os escarpins, como no ano passado, e sim, as botas. De todos os comprimentos e saltos, muitas vezes amarradas com tiras (como a da foto). As de camur?a - com ou sem franjas - v?o ser o hit da esta??o! Ali?s, o tecido da vez ? a camur?a, que aparece em bolsas, botas e roupas. O couro vem numa vers?o mais despojada e tamb?m envelhecido. O veludo cotel? e o liso voltam com tudo, em roupas esportivas ou chiques.

O cl?ssico terninho da Equil?brio A eterna dualidade masculino/feminino n?o sai de moda. E os terninhos aparecem em diversas cole?es, com echarpes, gravatas e la?os no pesco?o. Mais feminino, imposs?vel! Al?m dos tons crus, o preto, o branco e o vermelho v?o ser as cores mais usadas neste inverno.