Irm?os gêmeos

Por

A cara do outro Irm?os g?meos deixam claro que as semelhan?as s?o apenas
f?sicas e que as personalidades podem ser totalmente diferentes

*Guilherme Ar?as
Colabora??o
15/08/2007

Paco e Apolo. Lucas e Diogo. Ruth e Raquel. Exemplos de g?meos na teledramaturgia n?o faltam. Na f?rmula m?gica do mundo da TV, geralmente um se apresenta como o mocinho da hist?ria e, o outro, sempre aparece fazedo planos mal?gnos e cru?is contra todos os outros personagens da trama. O caso mais recente ? o das irm?s Paula e Ta?s, interpretadas pela atriz Alessandra Negrini na novela Para?so Tropical.

Na trama, Paula ? uma mo?a doce e encantadora. J? Ta?s ? inteligente e ego?sta. Uma est? ligada ao protagonista por amor. A outra, por interesse em freq?entar a alta sociedade do Rio de Janeiro.

Duas irm?s que nasceram do mesmo ventre, foram criadas separadamente, n?o sabiam da exist?ncia da outra e que apresentam personalidades distintas. Mas ser? que, na vida real, os irm?os g?meos podem ser t?o diferentes, mesmo se forem criados juntos?

As g?meas Carolina e Juliana Miranda de Carvalho, de 23 anos, acreditam que sim. "N?s somos iguais apenas fisicamente mesmo. Porque em rela??o ao gosto musical, filme, modo de se vestir, somos totalmente diferentes. Acredito que n?s somos aquelas g?meas que n?o s?o g?meas", brinca Carolina (foto abaixo, ? esquerda).

A pr?pria defini??o que cada uma d? de si j? mostra que, apesar da aparente semelhan?a, nem sempre os g?meos t?m a personalidade parecida. "Acho que sou mais meiga, calma e vaidosa", diz Carolina. "Eu j? sou mais fechada, na minha. N?o sou de sorrir pra todo mundo. Temos um temperamento diferente mesmo", define Juliana (foto ao lado, ? direita).

Mas as duas n?o escaparam dos rituais que quase todos os g?meos enfrentam: ter que usar as mesmas roupas. At? os tr?s anos de idade, al?m da roupa, at? os acess?rios eram id?nticos.

"Uma vez fui levar as duas para tiras fotos e coloquei um la?o de cada cor na cabe?a de cada uma, justamente para diferenciar. Mas quando voltei para buscar a revela??o, vi que s? tinha sa?do fotos de uma delas. O fot?grafo se confundiu e acabou n?o revelando a foto da outra", lembra Tereza Miranda, m?e das g?meas.

Apesar das diferen?as, o companheirismo ? uma caracter?sticas que as irm?s mant?m at? hoje. "A principal vantagem de ter uma irm? g?mea ? a proximidade. N?s j? chegamos a dividir at? o mesmo chiclete. Mas em 1993, quando est?vamos na quarta s?rie, o col?gio em que estud?vamos n?o permitia que irm?os fossem da mesma sala. A partir da? n?s come?amos a fazer amizades diferentes e acabamos nos distanciando um pouco", lembra Carolina.

Apesar disso, as duas decidiram por fazer a mesma faculdade, Educa??o F?sica. Mas a semelhan?a, novamente, p?ra por a?. Enquanto Carolina tem o perfil mais acad?mico da licenciatura, Juliana pretende se dedicar aos esportes e ao trabalho nas academias.

Op??o por cursos diferentes
No caso dos g?meos Diego e Diogo Hilgemberg Figueiredo, os irm?os, de 17 anos, estudam at? hoje na mesma turma. Mas o futuro tamb?m promete distanciar os dois. Diego (foto abaixo, ? esquerda) pretende prestar vestibular para Ci?ncia da Computa??o. J? Diogo (foto abaixo, ? direita) optou seguir o caminho da Educa??o F?sica.

Enquanto o momento de seguir rumos diferentes n?o chega, os g?meos ainda mant?m o mesmo ciclo de amigos na escola e garantem que a amizade entre os dois ? realmente o grande benef?cio em ter um irm?o da mesma idade. "A vantagem ? o companheirismo que n?s temos. O Diego ? o companheiro que eu tenho para conversar", afirma Diogo.

J? a grande desvantagem de terem nascido no mesmo dia, deve ser a maior reclama??o de todos os irm?os g?meos. "A confus?o ?s vezes irrita. O Diogo ? mais calmo, mas eu sou um pouco mais nervoso e quando a pessoa n?o sabe quem ? quem me deixa um pouco irritado", revela Diego.

Al?m do temperamento mais tranq?ilo de um, as diferen?as, segundo os irm?os, s?o muito grandes, a come?ar pelo time de futebol. Enquanto Diego torce para o Cruzeiro, Diogo ? apaixonado pelo alvi-negro carioca. De acordo com os dois, a discord?ncia j? rendeu at? algumas discuss?es em dias de jogo.

Entre os casos curiosos que todos os g?meos t?m para contar, est? a atitude cl?ssica de trocar de lugar com o irm?o em algumas situa?es. Com Diego e Diogo n?o foi diferente. "Teve uma vez na escola, que n?s fomos colocados em salas diferentes. Mas as pessoas com quem eu mais conversava estudavam na sala dele e os mais pr?ximos a ele estudavam na minha. Algumas vezes n?s trocamos de sala, mas um dia a professora acabou descobrindo. Ela contou uma piada e, como um dente meu tinha ca?do alguns dias antes, ela percebeu que n?s trocamos de lugar. Mas depois n?s voltamos a estudar na mesma turma", lembra Diego.

Iguais, mas nem tanto

Respeitar as diferen?as. Essa ? a recomenda??o da psic?loga Sandra Cristina Vieira. Segundo Sandra, os pais n?o devem querer que as atitudes dos filhos g?meos sejam padronizadas, j? que isso pode acabar afetando a personalidade das crian?as. "Os pais, professores e as pessoas que convivem com os g?meos devem entender que elas apresentam a mesma apar?ncia, mas cada uma t?m a sua individualidade", orienta.

De acordo com a psic?loga, para os pais n?o cometerem o erro de acabar despersonalizando os filhos, as diferen?as devem ser respeitadas e os irm?os g?meos tratados de forma diferente, como realmente o s?o.