André Salles André Salles 23/02/2016

O Alinhamento de Competências

As competências humanas nos são reveladas no momento em que as pessoas se movimentam em suas diversas situações de trabalho. Inicialmente podemos dizer que uma competência está diretamente ligada a uma ação de determinado colaborador em um determinado local de trabalho e, também, em um determinado tempo cronológico específico. Afirmamos isto, haja vista a necessidade de contínuas avaliações, desenvolvimentos e retribuições que devem ocorrer dentro do continuo organizacional para que fontes de valores possam estar em constante melhoria.

É comum pensarmos em competências humanas, porém devemos saber que existem também as competências organizacionais. Estas fazem parte do contexto estratégico da Empresa em registrar suas competências essenciais com suas estratégias e visão de futuro. Assim, a competência humana se torna uma fonte de valor agregada à competência da organização. Esta, por sua vez também tem o poder de agregar valor ao ser humano no exercício de seu trabalho e em seu meio social.

As competências humanas, quando as descrevemos dentro de um contexto de trabalho e em determinada coordenada de tempo e de espaço podem ser mensuradas através de seus componentes: o conhecimento, a habilidade e a atitude. Estes componentes, por sua vez, demonstram o desempenho individual em comportamentos, realizações e resultados que agregam tanto valor para a pessoa quanto para a organização em que se trabalha.

As competências organizacionais podemos dizer: são aquelas habilidades empresariais que estão diretamente ligadas à visão de futuro da organização e que fazem parte de suas especialidades ("o tesouro da Empresa"). Em síntese, as competências organizacionais são aquelas habilidades essenciais capazes de mobilizar, integrar e utilizar conhecimentos, tecnologias e processos relacionados ao seu negócio de forma bem sucedida.

Alinhar competências humanas às organizacionais não é uma tarefa fácil, haja vista a complexidade do contexto organizacional em que pesam a cultura organizacional, o clima organizacional, a saúde ocupacional, a comunicação e o compartilhamento de conhecimentos. A diversidade das competências também devem aqui ser incluídas.

Devido a este complexo e diverso ambiente organizacional, devemos aplicar o alinhamento entre as competências individuais e organizacionais utilizando de ferramentas mensuráveis. Assim, quando em momento anterior afirmamos o privilégio dos pensamentos, estes não foram incluídos neste contexto mensurável - antes, foram citados devido ao fato de estarem eles precedendo as ações dos indivíduos que podem ser mensuradas. Daí não afirmamos nenhuma previsibilidade ou supremacia deste foco sobre o 'correto pensar'. Porém, sabemos que o psicológico não se encontra separado das ações dos indivíduos.

Assim sendo, quanto ao alinhamento de competências, apoiamos a Gestão por Competências uma vez que este Modelo, ao nosso entendimento, contempla tanto ao indivíduo quanto à organização: a partir da formulação estratégica podemos desenvolver processos capazes de retribuir a saúde ocupacional que compreende todos os sistemas de prevenção e combate às doenças ocupacionais e os sistemas de apoio à qualidade de vida e à promoção da saúde, indispensáveis ao equilíbrio laboral.


André Salles é Bacharel em Psicologia pelo CES/PUC-MINAS; Pós-Graduado Latu-Sensu em Psicoterapia Fenomenológico-Existencial pela PUC-MINAS; Mestrado em área de Concentração Filosófica pela UFJF; Educador em disciplinas de Psicologia e Filosofia na Faculdade Sudeste de Minas – FACSUM - 2004/2008; Filiado à Associação Brasileira de Psicólogos Antroposóficos; Em Formação Antroposófica e Educação Waldorf – Foundation Courses and Waldorf Certificate Program - Sophia Institute – US; Gestão Por Competências pela FGV.
Acesse o site do profissional.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - O Alinhamento de Compet?ncias