Wadson Ribeiro Estudante de medicina da UFJF, o juizforano do bairro Linhares ocupa, atualmente, cargo de confian?a do Ministro dos Esportes


Thiago Werneck
Rep?rter
15/01/2007

Presidente da Uni?o Nacional dos Estudantes (UNE) de 1999 ? 2001, o juizforano do bairro Linhares, Wadson Ribeiro, largou seu curso na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora para se dedicar a carreira pol?tica. Atualmente, ele ? Secret?rio Executivo do Minist?rio dos Esportes.

Tudo come?ou h? 15 anos, quando Wadson era mais um dos estudantes que fazia parte do movimento caras pintadas, exigindo o impeachment do presidente da rep?blica, na ?poca, Fernando Collor de Melo. "A partir da?, fui pegando gosto pela pol?tica e me interessando mais pelos gr?mios da escola e pelo movimento estudantil", conta.

J? em 1994, Wadson entrou para Faculdade de Medicina da UFJF e o seu primeiro interesse como estudante foi entrar para o, at? ent?o, Centro Acad?mico (CA) do curso. "Eu presidi o CA da medicina e em 1997 entrei para Une, onde fui diretor da ?rea biom?dica da institui??o", recorda Wadson.

Com sua atua??o pol?tica dentro da Une, Wadson, viveu um dos dias marcantes de sua vida, em Belo Horizonte, em 1999. Foi nesse ano, que com o gin?sio do Mineirinho lotado, o juizforano foi eleito presidente da Une. "Foi uma elei??o hist?rica: o mineirinho estava lotado, contou com a presen?a de Fidel Castro e mudou os rumos da minha vida".

Foto de Wadson Ribeiro Wadson teve se mudar para S?o Paulo e largou o curso de medicina, entrando de vez na vida pol?tica. "Depois que mudei de Minas Gerais j? sabia que n?o ia mais concluir o curso. Mesmo assim, esperava voltar para Juiz de Fora e me formar", lembra.

A conclus?o do curso n?o foi poss?vel porque Wadson passou a fazer parte da coordena??o nacional da campanha de elei??o de Lula e, tamb?m, presidiu a Uni?o da Juventude Social (UJS), do PCdoB, at? 2006, morando por cinco anos em S?o Paulo.

Em 2006, Wadson voltou para Minas Gerais, s? que dessa vez em Belo Horizonte. O objetivo era tentar a elei??o para deputado estadual. Com cerca de 10.500 votos, ele ficou satisfeito. "Tive apenas quatro meses para fazer campanha, tinha acabado de voltar para Minas e por isso acredito ter tido uma boa quantidade de votos", avalia.

Mesmo sem o ?xito na elei??o, Wadson perseguiu seus ideais e foi convidado pelo Ministro dos Esportes, Orlando Silva, para ser Secret?rio Executivo da pasta. "O Orlando foi meu antecessor na presid?ncia da UJS e tamb?m j? havia presidido a Une, ent?o, sempre tivemos um bom contato e aceitei o convite para trabalhar no governo", afirma.

O pr?ximo passo na vida pol?tica ? tentar mais uma vez a vaga na assembl?ia legislativa do estado. "Por enquanto espero encerrar esse ciclo no governo. Mas, para o futuro, penso disputar as elei?es de 2010, como candidato a deputado estadual", diz.

Caminho do sucesso

N?o foi apenas a vontade e gosto pela pol?tica que fizeram Wadson chegar a ocupar seu cargo no governo federal. Ele destaca que a esperan?a e a luta foram fundamentais para conquistar seu espa?o. "Todos t?m que sonhar e lutar pelos sonhos, essa ? a mensagem que deixo".

Foto do Restaurante do Galdino Sobre a pol?tica, Wadson refor?a que todos devem manter as esperan?as e convic?es. "As pessoas t?m que defender suas id?ias, se interessar e n?o ficarem individualizadas, achando que est? tudo errado e que nada vai mudar".

Foi esse sentimento de mudan?a que incentivou Wadson a entrar na pol?tica. "Eu queria fazer uma revolu??o e por isso me engajei no movimento estudantil", conta.

"Essas participa?es na ?rea pol?tica, desde que eu estava no primeiro ano do ensino m?dio, foram um grande aprendizado. Quem est? engajado aprende muita coisa", observa. Wadson visitou Juiz de Fora para assinar acordos com a prefeitura de Juiz de Fora e tamb?m com Instituto Cidade.