Affonso Romano de Sant'Anna
Escritor lan?a novo livro em Juiz de Fora

Luciana Mendon?a
18/07/2001

Poeta, ensa?sta, cronista e professor, Affonso Romano de Sant'Anna ? um ?cone da literatura brasileira contempor?nea. Nasceu em Belo Horizonte, em 27 de mar?o de 1937, mas morou em Juiz de Fora durante a inf?ncia e adolesc?ncia. No ?ltimo dia 16 de julho, esteve na cidade, para lan?ar o livro ?Barroco: do Quadrado ? Elipse?, quando concedeu entrevista exclusiva ao JFService.

?Juiz de Fora, hoje, ? outro mundo?, afirma o escritor, comparando o atual momento cultural da cidade com o que vivenciou no passado. ?O Festival de M?sica Colonial, por exemplo, ? de alt?ssimo n?vel. Com 18 anos, eu fazia cr?tica do nada existente na cidade. Cheguei a procurar o Pantale?o Arcuri (importante empres?rio local da ?poca), na tentativa de resgatar a cultura art?stica, e fui informado de que n?o havia nem piano de calda aqui?.

A preocupa??o com a cultura de Juiz de Fora ? uma atitude constante de Affonso Romano. Neste m?s, o escritor realizou nova doa??o de livros de seu acervo pessoal para a Biblioteca Municipal Murilo Mendes. Esta ? a quarta doa??o, somando 2 mil exemplares. ?Pretendo continuar doando, para contribuir para o futuro dos leitores de Juiz de Fora?, afirma. A Funalfa est? catalogando os livros e pretende transformar a biblioteca em uma refer?ncia da poesia latino-americana.

Ainda menino, ele freq?entava as bibliotecas da cidade. Foi em jornais juizforanos que iniciou sua carreira como escritor, aos 16 anos, com cr?ticas di?rias sobre teatro e cinema na Gazeta Comercial e, mais tarde, no Di?rio Mercantil.

De sua inf?ncia, Affonso Romano recordou-se, durante a entrevista, das brincadeiras no morro que havia na C?ndido Tostes e de quando nadava em um a?ude em S?o Pedro. Ele morou em cerca de dez endere?os: na rua S?o Mateus, na rua Padre Thiago, na C?ndido Tostes, dentre outras. ?As Paradas de 7 de Setembro tamb?m est?o marcadas na minha mem?ria. Eu estudava no Granbery e havia disputas de jogos com a Academia. Anos depois, me lembro de quando servi o Ex?rcito - fiquei muitas vezes de sentinela.?

?Barroco: do quadrado ? Elipse?

Atualmente, o escritor est? trabalhando em outro livro de ensaios e, al?m de escrever as cr?nicas semanais para o caderno Prosa e Verso do jornal O Globo, tem viajado para outros pa?ses, para participar de cursos e confer?ncias.

No Brasil, est? lan?ando o livro ?Barroco: do Quadrado ? Elipse?, pela Editora Rocco. ?Somos todos barrocos, de ontem e de hoje, felizmente?. Esta ? a tese deste ensaio, conforme explicou o pr?prio autor, durante palestra sobre a publica??o, realizada no dia 16 de julho, no Teatro Pr?-M?sica de Juiz de Fora. O evento integrou a programa??o do "12 Festival Internacional de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga?.

Segundo Affonso Romano, obras de escritores como Gabriel Garc?a M?rquez, Guimar?es Rosa e Jos? Saramago s?o exemplos da met?fora barroca, presente na arte contempor?nea. ?O barroco ? uma estrat?gia de ver e interpretar o mundo; ? a deforma??o do mundo geometricamente constru?do.?

A arquitetura de Oscar Niemeyer ? outro exemplo citado pelo autor. ?A elipse, a movimenta??o, a linha curva e o descentramento s?o caracter?sticas do barroco que podem ser notadas nas colunas do Pal?cio da Alvorada, em Bras?lia?.

Com uma linguagem simples e quase did?tica, o livro tem um car?ter enciclop?dico. Aborda temas poucos explorados como a gastronomia, o vestu?rio e a pr?pria guerra barroca e interpreta obras de grandes escritores, desde padre Ant?nio Vieira, at? cl?ssicos do s?culo 20, como Joyce, Kafka, Borges e Garc?a M?rquez, os brasileiros Euclides da Cunha, Guimar?es Rosa, Osman Lins e at? o cineasta Gl?uber Rocha.


Fam?lia
Affonso Romano ? filho do Capit?o da Pol?cia Militar de Belo Horizonte, Jorge Firmino de Sant'Anna e de D. Maria Romano de Sant'Anna. Em 1965, nasceu sua primeira filha, Fabiana. Casou-se em 1971 com a escritora e jornalista Marina Colasanti. Alessandra, a segunda filha, nasceu em 1972.

O professor
Doutor em Letras pela UFMG, sua tese ?Carlos Drumond de Andrade, o Poeta "Gauche", no Tempo e Espa?o" foi publicada em 1972, tendo recebido os quatro pr?mios mais importantes da literatura brasileira. Lecionou nas universidades da Calif?rnia e Texas (EUA), Aix-en-Provence (Fran?a), Col?nia (Alemanha), PUC-RJ e UFRJ.

Foi presidente da Biblioteca Nacional de 1990 a 1996. Criou o Sistema Nacional de Bibliotecas, que re?ne 3.000 institui?es, e o PROLER (Programa de Promo??o da Leitura), que contou com mais de 30 mil volunt?rios e estabeleceu-se em 300 munic?pios.

Publica?es
Affonso Romano foi considerado pela revista Imprensa um dos dez jornalistas que mais influenciam a opini?o p?blica. Ele escreve cr?nicas, todos os s?bados, no caderno Prosa e Verso do jornal O Globo. ? tamb?m considerado um sucessor de Carlos Drummond de Andrade, tendo substitu?do o escritor a partir de 1984, como cronista do Jornal do Brasil.

Seu primeiro livro, o ensaio "O Desemprego da Poesia", foi lan?ado em 1962, quando Affonso tinha 25 anos. O primeiro livro de poesias, ?Canto e Palavra?, saiu em 1971. J? a primeira publica??o como cronista, ?A Mulher Madura?, aconteceu em 1986.

Suas obras, assim, como a biografia, poemas e outros textos podem ser consultados no site http://pagina.de/affonso