Roger Resende
Cantor, compositor e violonista fala de sua
hist?ria de amor com a m?sica

Colabora??o:
*Renata Silva
08/10/04

Clique no ?cone ao lado e ou?a as m?sicas "Filosofando" e "Orgia", do compositor Ernani Ciuffo, na voz de Roger Resende e Nanda Cavalcante

Ou?a!

Roger Resende Uma hist?ria de amor com a m?sica. Assim se define a trajet?ria do cantor, violonista e compositor, Roger Resende, quando o assunto ? sua carreira art?stica. Aos 34 anos, o m?sico que sonhava em ser jogador de futebol tem na bagagem apresenta?es em casas do Rio de Janeiro, dois CDs e o 1? lugar no Festival de Int?rpretes.

Natural de S?o Jo?o Nepomuceno, Roger aprendeu suas primeiras notas musicais aos sete anos, com o av?, Sebasti?o Itaborahy. O cavaquinho foi seu grande companheiro de inf?ncia que passou a figurar mais tarde, nas escolas de samba da cidade.

Obra do acaso, ou n?o, seu primeiro envolvimento com a m?sica se deu atrav?s do samba. No per?odo da adolesc?ncia, ele at? inovou com outros estilos e passou por bandas de rock, mas ao conhecer Tom, Vin?cius, Chico Buarque e Caetano Veloso viu que a sua praia era mesmo a MPB.

O lado m?sico impediu algumas vezes o lado atleta de se expressar. "Meu sonho era ser um grande jogador, mas com a vida bo?mia n?o conseguia acordar para os treinos", recorda.

Aos 17 anos, Roger decidiu aprofundar-se na m?sica e fez adormercer seu lado esportista. Desde ent?o, ele acredita que o samba lhe deu grandes presentes. "Quando est? no cora??o, n?o ? preciso fazer muito esfor?o, as coisas fluem", diz.

Nasce o artista
Durante nove anos, o artista viveu no Rio de Janeiro e por l? garante que adquiriu sua maturidade profissional. "Fui para acompanhar meu primo, Ricardo Itaborahy, em uma de suas apresenta?es, at? que chegamos a tocar no "Vin?cius", lugar considerado o templo da bossa nova", recorda.

Os bons ares o levaram ao encontro de Tereza Bessil, sua professora de canto, que mais tarde veio se tornar sua parceira musical. "O marco da minha carreira foi conhecer a Tereza. Foi a? que entendi o que era m?sica, o que era arte e passei a me considerar parte dela". Em 1997, a dupla registrou seu trabalho com a grava??o de um CD AO VIVO, dedicado a MPB.

Minas, voltei
"Voltei ? Juiz de Fora, em 1999, para reencontrar as coisas que sempre gostei de fazer". O retorno garantiu ao cantor boas surpresas.

Ap?s um show em sua cidade natal ao lado de Dudu Lima e Fofim, Resende gravou seu primeiro disco autoral. Logo depois, foi convidado pelo m?sico M?rcio Gomes a ingressar no projeto Ernani Ciuffo, que rendeu o CD Roger Resende Canta Ernani Ciuffo - O Fil?sofo do Samba, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo ? Cultura - Lei Murilo Mendes.

Samba & Cia
No ano de 2003, Roger teve a id?ia de introduzir o samba no cen?rio juizforano. Ao lado de Nanda Cavalcante, M?rcio Gomes, Cas?, Fernando e Toinho aconteceu sua primeira apresenta??o no projeto Nossa M?sica, da FUNALFA.

"Resolvemos mostrar esse trabalho nas casas da cidade e chegamos ao Muzik. N?o imagin?vamos que o p?blico ia ser t?o receptivo". Todo esse trabalho feito com o cora??o originou uma febre de rodas de samba pela cidade. "Hoje temos de quatro a cinco grupos que tocam em JF, o que ? muito bom".

O grupo marca essa onda de sucesso com o lan?amento do disco Samba & Cia, previsto para o final de 2004. "Estamos comemorando 1 ano de grupo e queremos presentear o p?blico com as m?sicas mais pedidas durante os shows, como Sem compromisso, de Geraldo Pereira e Fita Amarela, de Noel Rosa.

O futuro a Deus pertence
Para os pr?ximos cap?tulos, Roger prepara o CD pop, junto com Nanda Cavalcante, Weber Martins e Falc?o. "Nessa hora, meu lado sambista contribu? para o lado pop e vice-versa", diz.

O grupo Samba & Cia tamb?m continua tocando ?s quartas no Muzik e a inten??o ? levar os dois shows, de pop e samba, para as casas do Rio de Janeiro.

Quando pergunto: valeu a pena trocar o futebol pelo samba? Ele declara: "Se n?o existisse samba, eu n?o seria m?sico. Ainda bem que n?o deu certo com o futebol". Os f?s agradecem.

*Renata Silva ? estudante do 7? per?odo da Faculdade de Comunica??o da UFJF