Guilhermina Geara Express?o de talento e criatividade nas artes pl?sticas e no cen?rio alternativo

Renata Cristina
Colabora??o
31/08/2006

Clique no ?cone ao lado para ver as pe?as da artista pl?stica Guilhermina Geara. Confira trabalhos exclusivos em tecido, mi?angas, madeira e cer?mica.

veja


Ela n?o gosta de ser chamada de artista. Mas tem todas as caracter?sticas de um. Usa a criatividade para compor pe?as ?nicas e que dependem de um talento excepcional origin?rio de "um dom divino", de um "qu? do al?m".

Guilhermina Geara ou Guigui, como gosta de ser chamada pelos amigos, ? desde de muito cedo artista por voca??o. Com a av? e tias, ela compartilhou o primeiro ateli?r que, naquela ?poca, era denominado "quartinho de costura". "Fico at? emocionada quando me lembro daquele tempo. L?, as mulheres faziam de tudo, desde um enxoval completo, at? pe?as decorativas", recorda.

E foi nesse meio de produ??o intenso que a ca?ula de uma fam?lia tradicional tornou-se uma artista m?ltipla. Como diria o velho ditado: "ela pinta e borda" e, ainda, faz pe?as em cer?mica, madeira, tecido, porcelana... e tudo mais o que a imagina??o deixar. Apesar de todo esse talento, a artista admite que foi dif?cil reconhecer-se como tal. " Sempre tive desejo de fazer minhas cria?es, mas n?o reconhecia isso como minha profiss?o", revela.

Por esse motivo, Guilhermina passou por diferentes cursos superiores, como Hist?ria e Artes, mas viu que n?o se sentia completa com as ditas "profiss?es convencionais". Em meio a esses per?odos, desenvolvia alguns trabalhos particulares para presentear amigos e parentes.

H? seis anos, resolveu assumir-se como profissional e montou uma esp?cie de oficina de id?ias. "Fa?o trabalhos por encomenda porque gosto de conhecer o dono da pe?a. Isso me permite criar a partir da personalidade de cada um", diz. Se a intui??o ? a maior arma da artista, o resultado ? uma combina??o rica em formas e cores. No repert?rio de Guigui n?o h? espa?o para a mesmice, o casual. Cada item ? ?nico.

O resultado desse trabalho p?de ser visto em uma exposi??o na Alian?a Francesa, em Juiz de Fora, no ano de 2005.

Transpirar a arte
A partir dessa transpira??o intelectual, ao longo dos anos, Guilhermina adquiriu uma vasta experi?ncia. "J? trabalhei com diversos materiais", afirma. E se Picasso teve suas fases art?sticas, poder?amos dizer que Guigui superou o mestre em fases de cria??o, com o perd?o da palavra, ? claro!

A primeira iniciativa profissional foi a de renovar pe?as em madeira, transformando-as em itens art?sticos. Depois vieram pinturas em porcelana e cer?mica. A fase das cria?es em tecidos, almofadas e cortinas tamb?m durou alguns anos. Atualmente, a artista faz de "tudo". "Estou envolvida com a decora??o de ambientes", ressalta.

Para isso, a experi?ncia do passado com a av? est? sendo aproveitada. "A id?ia ? customizar os itens. Hoje, a tend?ncia est? nesse lado retr?, do meu passado". Em meio a este repert?rio, ganham vez trabalhos em alfaiataria com instrumentos simples, como a linha e agulha. H? espa?o para os detalhes produzidos pela tinta, crochet, tric? ou, quem sabe, contas e sementes. "Gosto de reaproveitar, reciclar", justificando a presen?a de in?meros recursos para a confec??o de suas obras.

E o que move tanta criatividade? "A liberdade de criar e o poder de renovar sempre", define. Que venham as pr?ximas novidades da mente de Guilhermina!