• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Fernanda Cunha Talento com pedigree, arte e genética

    Fernanda Leonel
    Repórter
    16/10/2006
    Clique ao lado para ouvir Fernanda Cunha cantando Rua Vinícius de Moraes, de autoria de Sueli Costa, sua tia, e Abel Silva. Confira no ícone ao lado!



    foto da artista Fernanda Cunha A velha história de que filho de peixe peixinho é se repete. Ainda bem. E, por mais que pareça jargão começar a contar a história de uma artista, revelando uma espécie de genética musical, a trajetória de Fernanda Cunha (foto ao lado) merece, e precisa, ser relatada assim: com a ênfase da arte correndo pelas veias. Literalmente!

    Fernanda é filha de Telma Costa, que dividiu com Chico Buarque os vocais de "Eu te amo". Para completar o "pedigree" lembremos que é também sobrinha de Sueli Costa - um dos nomes mais conhecidos quando o assunto é composição - e Lisieux Costa. A avó, Maria Aparecida Costa, era professora de piano e canto coral.

    "Fiz psicologia. Eu tentei. Cheguei a trabalhar três anos, mas não consegui fugir do destino. Música, apesar de ser uma atividade muito prazerosa, é também muito instável. Mas, depois que fiz o primeiro show, não deu. Estou assim até hoje", brinca Fernanda.

    Foi assim que essa juizforanos se rendeu ao talento e cruzou as fronteiras para mostrar o que sua música tinha de diferente do que sua família havia apresentado para o Brasil. Quando questionada sobre o que é ser filha de Telma Costa mudou e se isso ajudou na sua carreira, Fernanda foi singela: "Conviver com a música delas é fundamental".

    A cantora disse que sente o carinho das pessoas com o trabalho da mãe. "As pessoas ficam felizes em saber de quem sou filha", diz. Pelas críticas que recebe dos mais diversos cantos do mundo, não parece deixar nada a desejar.

    Ultrapassando fronteiras
    foto da artista Fernanda Cunha A carreira é relativamente recente. Começou por volta de 1997. Mas já acumula experiências em palcos nos quais muita gente, que segura um microfone, desejou pisar.

    Depois de temporada em espaços conhecidos pela "seleção de artistas" na noite carioca, como Mistura Fina, Hipódromo Up e Vinícius Piano Bar, Fernanda mudou para os Estados Unidos, berço de um estilo que a cantora faz questão de não negar affair: o jazz.

    Na terra do Tio Sam, não só cantou como gravou o primeiro disco. "Nada programado", explica Fernanda. A juizforanos diz que foi convidada para cantar em uma casa de shows de um brasileiro (também mineiro), e do "contrato" de um ano, acabou ficando por dois, tempo que acabou a convencendo de ir parar em um estúdio.

    No primeiro álbum, gravado lá longe, a prova viva do bairrismo. Da banda que a acompanhou em estúdio, um brasileiro, um juizforano: o pianista Márcio Hallack, de Juiz de Fora, foi convocado para fazer parte da trupe. No repertório do primeiro álbum, Fernanda Cunha deixou espaços para músicas inéditas e também para regravações, como é o caso de "Rua Vinícius de Moraes", de Sueli Costa e Abel Silva.

    foto da artista Fernanda Cunha junto com Alf e Sueli costa, artistas que
inspiraram a gravação do segundo CD Depois foi a vez de Fernanda se lançar com o segundo álbum - "Dois corações" - que traz uma homenagem à tia, Sueli Costa e a Johnny Alf (na foto com Fernanda). Além do repertório casado, Fernanda também pode contar com a participação dos dois em em faixas do novo trabalho.

    Para o ano que vem a expectativa é a de que a cantora volte a materializar sua arte. Ainda sem data para ser lançado, porque Fernanda Cunha está produzindo o CD comemorativo de 40 anos de carreira de Sueli Costa, a idéia do próximo disco é juntar mais uma vez ícones da MPB em um encontro possível através da voz de Fernanda. Tom Jobim e Chico Buarque vem por aí. A música brasileira agradece.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.