Pablo San?bio Ator, produtor, publicit?rio e roteirista revela a emo??o de interpretar um personagem criado por Agatha Christie

Renata Cristina
Rep?rter
12/01/2007

Clique no ?cone ao lado para assistir a um trecho da pe?a "A Ratoeira", encenada por Pablo San?bio, Moacyr Siqueira, D?bora Duarte, Tonico Pereira, Dudu Sandroni, Carolina Portes, Gabriel Gracindo e Keli Freitas.

Veja!


foto de Pablo San?bio Ator, produtor, publicit?rio, roteirista, videomaker e mais um "zilh?o" de coisas. Com apenas 24 anos, o juizforano Pablo San?bio reconheceu, desde muito cedo, a sua paix?o pelo mundo das artes c?nicas. Come?ou a carreira aos oito anos de idade, quando passou a integrar o TIA, Teatro Infantil da Academia, e n?o parou mais.

Sempre inquieto, agitado, define-se como "um alucinado pela sua arte", o teatro. Sua estr?ia nos palcos aconteceu em 1990, na pe?a "Maria Minhoca", de Maria Clara Machado, interpretando o personagem Mister Buldogue. Ainda menino, participou dos cl?ssicos "Romeu e Julieta", "Jenny", "Morte e Vida Severina", todos pela Companhia de Atores da Academia.

Dotado de um esp?rito altru?sta, Pablo se preocupa com todos os que est?o ao seu redor e ainda tem tempo de sobra para espalhar seu sorriso e simpatia ao mundo. ? din?mico, falante, extrovertido, audacioso e sonhador. Seu grande projeto? Ter seu trabalho estampado al?m das fronteiras tupiniquins, como sin?nimo de qualidade. Pela trajet?ria do ator-produtor, as duas fun?es que mais exerceu ao logo da carreira, esta tarefa n?o ser? t?o ?rdua.

Na bagagem
foto de O Cavalinho Azul

O curr?culo de San?bio ? de tirar o f?lego. Em Juiz de Fora, ele j? interpretou, dirigiu e produziu incont?veis pe?as. Na mem?ria, est?o trabalhos como a dire??o de "O Reino da Comidol?ndia contra o Imp?rio Diet", com o grupo Teatro de Quintal, as marca?es coreogr?ficas de "O Cavalinho Azul" e a grande atua??o em "A ?pera do Malandro", quando tinha apenas 15 anos. "Foi dif?cil, mas naquele momento senti que o que queria era estar no palco", relembra.

Aos 18 anos, Pablo correu atr?s de seu sonho e foi estudar na Casa de Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, considerada pelos cr?ticos como a segunda melhor escola de dramaturgia da Am?rica Latina. Paralelamente ?s aulas de interpreta??o, o jovem cursou Publicidade na Universidade Gama Filho.

O ator considera que, na Cidade Maravilhosa, come?ou a amadurecer seu trabalho. L?, Pablo atuou em pe?as de proje??o nacional, como "Capit?es da Areia", de Jorge Amado, e "Boca de Ouro", com a participa??o de Felipe Camargo. Gravou, recentemente, o longa-metragem "A justi?a dos homens", com Du Moscovis.

foto de Kiss me Al?m do teatro, Pablo possui tamb?m uma grande paix?o, o cinema. Em sua filmografia est? o curta "Kiss me" (foto ao lado), em que abocanhou o pr?mio de melhor diretor no 9? Festival de Curtas da Universidade Gama Filho, em 2001.

O curta concorreu ao Vide Video 2001, a Mostra de Curtas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo considerado um destaque em fic??o pelo jornal O Globo, da Mostra da Universidade Federal Fluminense, no Festival O Incinerasta e da Mostra Pernambuco.

Mesmo com tantos pr?mios, Pablo revela que foi despretensioso ao rodar o curta: "O filme aconteceu meio que por acaso", relembra. Nos anos seguintes, vieram "Inteiros" (2002), "O Saque" e "Lobotomia" (2003).

O lado empreendedor do artista se consolidou no ano de 2005, quando San?bio resolveu se unir aos amigos Carolina Portes, Fabr?cio Belsoff e Moacyr Siqueira para criar a Ordin?rias Produ?es Art?sticas. "Sempre quis e tentei fazer arte, mas no Rio vi que n?o posso esperar as coisas acontecerem, tenho que agir", revela. A partir da?, os jovens passaram a produzir seus pr?prios projetos, realizando pesquisa, captando recursos e montando as pe?as.

A Ratoeira

foto de A ratoeira No momento, a menina dos olhos da carreira de Pablo San?bio ? "A Ratoeira". Al?m de integrar o elenco, ele produz o espet?culo atrav?s da Ordin?rias Produ?es Art?sticas e conta com o patroc?nio da MRS-Log?stica, Petrobr?s e Eletrobr?s. Em sua temporada no Rio de Janeiro, a remontagem inglesa ficou em cartaz no Teatro Mar?lia P?ra por dois meses, sob dire??o de Jo?o Fonseca, rec?m indicado ao Pr?mio Shell de Teatro.

A mega-produ??o, escrita por Agatha Christie, est? em cartaz em Londres h? 55 anos e entrou para o livro dos recordes em tr?s categorias. Neste final de semana, a pe?a est? em cartaz no Cine-Theatro Central, nos dias 12 e 13 de janeiro, ?s 21h.

A turn? nacional percorrer? as cidades de Niter?i, Fortaleza, Bras?lia, Goi?s, S?o Paulo, Vit?ria, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte. "Queremos tentar lev?-la a Portugal", diz Pablo. Que os v?os sejam cada vez mais distantes!