ZonaBlue Banda comemora 11 anos de estrada e faz planos de realizar
show de anivers?rio no Central, al?m de lan?ar um DVD

Thiago Werneck
Colabora??o*
26/03/2007

Um repert?rio com m?sicas que marcaram os anos oitenta e a interatividade com o p?blico, durante os shows. Esta ? f?rmula do sucesso do ZonaBlue, banda juizforana que completa no pr?ximo dia 6 de abril, 11 anos de estrada. Com shows em Juiz de Fora e regi?o, a banda conquistou um p?blico cativo de todas as gera?es. Formada pelo vocalista Ricardo Capra (foto abaixo), Lu?s Henrique (baixo), Dalmo (bateria), Bruno Amaral (teclados) e Alessandro Dias (guitarrista) o grupo ? um dos principais conjuntos musicais de Juiz de Fora.

Prova do sucesso ? que o ZonaBlue chegou a fazer mais de cem shows em 2006 e de quebra ainda lan?ou seu primeiro CD com todas as m?sicas de autoria da banda. Foram oito meses de prepara??o para que o disco pudesse ser lan?ado na cidade. Segundo Ricardo, as quase mil c?pias vendidas mostram o reconhecimento da banda. "Com o p?blico sempre cativo e com resultado dos nossos shows, o trabalho vem tendo resultado. As vendas do nosso CD s?o reflexo disso. Com o apoio da Lei Murilo Mendes conseguimos fazer todas as etapas de produ??o do CD em Juiz de Fora", ressaltou.

Al?m disso, a banda ? hoje atra??o do principal evento dos anos 80 da cidade: a festa Ploc. Festividade que acontece em cidades de todo o pa?s e que em Juiz de Fora sempre tem o ZonaBlue no comando do palco. "Hoje n?s temos dois trabalhos. Um ? o show com m?sicas do nosso CD e can?es de artistas nacionais e internacionais da d?cada de 80. O outro ? a festa Ploc, onde tocamos m?sicas nacionais s? dos anos 80", conta Ricardo.

?nico remanescente da primeira forma??o do ZonaBlue quando a banda come?ou em 1994, o vocalista acredita que o diferencial do conjunto ? o bom repert?rio e sua aproxima??o com o p?blico. "Temos um som bom, a gente coloca o povo para cantar. A participa??o do pessoal presente d? uma energia muito boa no palco. Fazemos cover, mas todas as bandas famosas tamb?m fazem isso em seus shows. Por isso n?o perdemos nossa identidade", avalia.

Vem mais CD por a?
A banda j? ensaia um novo CD com a expectativa de lan??-lo no in?cio de 2008, mas por enquanto os esfor?os est?o voltados para realizar os dois primeiros v?deo clips do grupo. A expectativa de Ricardo ? que as m?sicas "Ficar com voc?" e "Hoje vou sair" ganhem em breve as telinhas da TV. "Al?m desses projetos estamos na expectativa de fazer uma apresenta??o no Circo Voador no Rio de Janeiro. Mas o nosso sonho mesmo ? tocar no Central. Esperamos fazer o show de comemora??o de 11 anos neste teatro bel?ssimo que, sem d?vida nenhuma, vai ser inesquec?vel", revela Ricardo entusiasmado.

Ricardo lembra que o ZonaBlue tem gana pelo sucesso e ainda espera estourar em todo o pa?s. "A maior dificuldade hoje do grupo ? conseguir um bom representante fora da cidade. T?nhamos que ter um bom contato para levar nosso som a todo pa?s. O mercado hoje mudou muito e se ganha cada vez menos com a m?sica. Enquanto isso, vamos apresentando nosso som para o pessoal de JF e regi?o", explica.

Segundo o cantor, para entrar no mundo art?stico os m?sicos tem que ter muita paix?o pelo que fazem. "Minha dica para quem est? come?ando agora ? que estudem, estudem mesmo... Est? cada vez mais dif?cil ganhar a vida com a m?sica. O custo ? alto, requer um investimento pesado. Fizemos duas mil c?pias do CD e para isso gastamos cerca de 10 mil reais. Hoje ? mais barato contratar um DJ para animar uma festa do que uma banda", conclui.

Apesar deste cen?rio pessimista ainda h? espa?o para esperan?a de melhora. Ricardo acredita que com um maior apoio do governo os m?sicos de Juiz de Fora podem ter dias melhores. "Nos ?ltimos 10 anos muita coisa mudou. O apoio dado pelas empresas privadas ao pr?-m?sica por exemplo, mostram uma alternativa. Mas ? preciso mais. Temos que levar o espet?culo ao p?blico, isso porque falta cultura a maioria da popula??o. Por que n?o haver um show do ZonaBlue no Vila Ideal por exemplo? Precisaria ? claro de algu?m para bancar essa id?ia e arcar com os custos", ressalta.

11 anos de banda! Mas, n?o seriam 13?
S?o 11 anos mesmo. ? que o ZonaBlue abandonou os palcos em 1998, depois que houve um boom do ax? e do pagode na m?sica nacional. "N?o teria como acompanharmos esses ritmos, n?o est? nas nossas ra?zes. N?o digo que nunca farei isso, mas esse estilo de m?sica n?o ? minha ?rea", explica Ricardo. O retorno da banda s? aconteceu em 2000 quando o vocalista conseguiu reunir novos integrantes que queriam participar da banda, j? que os primeiros membros estavam empenhados em outros projetos. Desde ent?o, o grupo permanece o mesmo.

J? quanto ao nome da banda, Ricardo ? curto na explica??o "? dif?cil escolher nome para um grupo. Tem que ser forte, curto, causar impacto e ele ainda deve ter rela??o com a m?sica do grupo". Acabou que a identidade do conjunto foi achado em uma conversa casual: - Nossa! Mas isso t? uma zona! - T? uma zona! Mas ? uma zona azul (legal)".

Foi mais ou menos assim o di?logo que deu origem ao nome da banda. Por causa da sonoridade, azul virou "blue".