SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O feriado de aniversário da cidade de São Paulo nesta quarta-feira (25) altera o funcionamento de diversos serviços públicos na capital paulista. O rodízio de veículos, por exemplo, estará suspenso durante todo o dia, contudo, continuará valendo para caminhões e fretamentos. A área de saúde manterá a oferta de vacinação para o público.

CONFIRA OS SERVIÇOS: SAÚDE

As AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais)/UBSs Integradas (Unidades Básicas de Saúde) funcionarão normalmente das 7h às 19h, com a continuidade das campanhas de vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação.

ÔNIBUS

O atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes será das 6h às 22h. Já as lojas Jabaquara, Santana, e o Posto Central da SPTrans, estarão fechados e voltarão ao atendimento normal na quinta (26).

RECARGA DO BILHETE ÚNICO

A recarga do bilhete pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível clicando aqui (www.sptrans.com.br/compra-de-creditos-e-servicos/). Após a compra dos créditos é preciso recarregar o cartão nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos coletivos.

EDUCAÇÃO

Os CEUs (Centros Educacionais Unificados) estarão abertos das 8h às 18h.

ESPORTE

Os Centros Esportivos funcionam normalmente nos horários habituais de feriado de cada equipamento.

CULTURA

A Biblioteca Mario de Andrade funciona das 9h às 18h. Já o Arquivo Histórico Municipal fica fechado.

As bibliotecas de bairro, além das Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, Pe. José de Anchieta, Raul Bopp, Viriato Correa, Paulo Setúbal e Bosques de Leitura, permanecem fechadas.

É preciso consultar cada uma das casas de cultura espalhadas pelos bairro da capital paulista já que algumas funcionarão normalmente, enquanto outras permanecerão fechadas.

PARQUES MUNICIPAIS

Os parques municipais naturais e urbanos irão funcionar normalmente neste feriado de aniversário de São Paulo.

Os serviços da DFS (Divisão de Fauna Silvestre) no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres funcionarão das 8h às 12h e o plantão telefônico será das 8h às 16h. Já a unidade da DFS no Parque Ibirapuera estará fechada.

A Coordenação de Educação Ambiental Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) e os viveiros municipais não terão expediente.

O Planetário do Carmo terá uma programação especial neste feriado, estará aberto das 9h às 17h.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O feriado também altera o atendimento da rede socioassistencial.

Ficam abertos o Saica (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes), o Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social), os Centros de Acolhida, a Central de Vagas, os Núcleos de Convivência para Pop Rua, as Repúblicas, a Casa Lar, o Instituto de Longa Permanência para Idosos, a Residência Inclusiva e o Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.

Ficam fechados a SAS (Supervisão de Assistência Social), o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), os Centros POP, o Núcleo de Proteção Jurídica, o Centro para Crianças e Adolescentes, o Centro para a Juventude, o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos, o Núcleo de Convivência para Idosos, o Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência, o Centro Dia para Idosos, o Centro de Referência do Idoso, o Circo Escola, o Serviço de Assistência Social à Família, o Centro de Convivência Intergeracional, o Centro de Defesa e Convivência da Mulher, o Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, o Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, o Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

A CIL (Central de Intermediação em Libras) da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência funcionará normalmente. O atendimento é 24 horas. Os equipamentos realizam a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo. Já a Paraoficina Móvel não fará atendimento nesta quarta.

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

Os equipamentos da Secretaria Municipal de Direito Humanos e Cidadania que funcionarão normalmente no feriado serão: Casa da Mulher Brasileira, Estação Vidas no Centro Júlio Prestes, e Centro de Referência da Criança e do Adolescente.

SUBPREFEITURAS

Os serviços funerários não terão os horários dos 22 cemitérios alterados, com funcionamento das 7h às 18h. Já as Praças de Atendimento das 32 Subprefeituras estarão fechadas. Os ecopontos estarão abertos das 6h às 18h. Os Pátios de Compostagem funcionarão das 14h às 22h.

MERCADOS E SACOLÕES

Os mercados municipais e sacolões funcionam em horários variados, confira:

Central de Abast. Leste - 7h às 13h; Central de Abast. Pátio Pari - 4h às 18h; Mercado Guaianases - 8h às 14h; Mercado Ipiranga - 8h às 13h; Mercado Lapa ? Fechado; Mercado Penha - 8h às 13h; Mercado Pinheiros - 8h às 15h; Mercado Pirituba - 8h às 18h; Mercado São Miguel - Fechado

Mercado Sapopemba - 8h às 13h; Mercado Teotônio Vilela - 8h às 19h; Mercado Tucuruvi - 8h às 14h; Mercado Vila Formosa - 8h às 13h; Sacolão Avanhadava - 7h às 17h; Sacolão Bela Vista - 8h às 14h; Sacolão Brigadeiro - 8h às 14h; Sacolão Butantã - 7h às 13h30; Sacolão Cid. Tiradentes - 8h às 15h; Sacolão City Jaraguá - 8h às 18h; Sacolão Cohab Adventista - 7h às 14h20; Sacolão da Lapa ? Fechado; Sacolão Estrada do Sabão - 07h às 14h; Sacolão Freguesia do Ó - 7h às 14h; Sacolão Jaguaré - 7h às 14h; Sacolão Jaraguá - 8h às 18h; Sacolão João Moura - 7h às 19h; e Sacolão São Miguel ? Fechado