BRASÍLIA, DF (UOL/FOLHAPRESS) - O Centro de Operações do Rio de Janeiro declarou estágio de atenção às 19h45 desta quinta-feira (30). Há registros de alagamentos em diversos pontos da cidade e 42 sirenes foram acionadas em 22 localidades.

O COR registrou chuva acima de 25mm/30min no Grande Méier (45,8 mm). Segundo o Alerta Rio, núcleos de chuva já atuam na Zona Norte, Grande Tijuca e Centro, ocasionando chuva forte a muito forte nos últimos registros. A tendência é de permanência deste cenário nos próximos 30 minutos.

Previsão para as próximas horas. Previsão de chuva forte a muito forte, acompanhada de raios e rajadas de vento moderado a forte. O município do Rio estava em Estágio de Mobilização desde às 18h45 desta quinta-feira (30/03/2023).

O estágio de atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população. A Prefeitura recomenda que a população não se desloque pelas regiões mais afetadas pela chuva; evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos; não force a passagem de veículos em áreas alagadas; evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas, entre outras medidas.

Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil municipal. Os locais são informados pelo número 199 ou pelo aplicativo COR.

Até as 20h40, o município havia registrado 10 ocorrências relacionadas a chuvas:

BOLSÃO D'ÁGUA EM VIA

Av. Niemeyer - Alt. Ciclovia Tim Maia - São Conrado

Av. Brasil - Alt. Ramos - Sent. Z. Oeste

Av. Dom Hélder Câmara - Alt. N° 4242 - Del Castilho

Largo da Cancela - R. São Luiz Gonzaga - São Cristóvão

ALAGAMENTO

Av. Dom Hélder Câmara - Alt. Norte Shopping- Engenho de Dentro

Rua Itacuruçá - Alt. N° 99 - Tijuca

R. Barros Barreto - Bonsucesso

R. Adail - Bonsucesso

R. Castro Alves - Méier

Av. Bras de Pina - Alt. Guanabara


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!