SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A Polícia Federal faz nesta segunda-feira (5) operação contra um grupo de migração ilegal que levou 250 brasileiros aos Estados Unidos.

O grupo criminoso se beneficiava financeiramente da migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. O esquema é conhecido como "cai-cai".

Os suspeitos ameaçavam parentes das vítimas quando não era paga a quantia combinada para a viagem ao exterior, apontam investigações da PF.

Os brasileiros eram levados até a fronteira do México para chegar aos Estados Unidos, "expostos aos riscos do deserto e da ação de criminosos que os conduziam até o solo estadunidense".

Mais de 250 brasileiros, incluindo cem crianças e adolescentes, migraram ilegalmente a partir da atuação do grupo criminoso.

A Operação Terminus cumpre nesta manhã sete mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária em Engenheiro Caldas (MG), Piedade de Caratinga (MG), Belo Horizonte e Guarulhos (SP).

Foram bloqueados R$ 26 milhões dos envolvidos no esquema. A determinação é da 2ª Vara da Justiça Federal de Governador Valadares, em Minas Gerais.

Os suspeitos responderão pelos crimes de promoção de migração ilegal, inclusive de criança ou adolescente, e associação criminosa. A pena pode chegar a 14 anos de prisão.

SECOMP - Polícia Federal

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!