BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Petrobras pretende entrar com um novo pedido de licenciamento ambiental para perfurar um poço de petróleo na bacia da Foz do Amazonas se o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) mantiver a negativa à solicitação já feita.

Caso o novo pedido seja necessário, a estatal pedirá também à ANP (Agência Nacional do Petróleo) uma dilação do prazo para perfurar o poço, que hoje é até agosto de 2024.

No mês passado, o Ibama negou um pedido da petrolífera com o argumento de que havia problemas no projeto da estatal. A Petrobras alterou os pontos elencados pelo órgão ambiental e fez um pedido de reconsideração.

A negativa abriu uma crise no governo, que se divide quanto ao projeto. Com a negativa, o líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), favorável à exploração nas águas profundas da costa do Amapá, deixou a Rede, partido da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O plano prioritário da Petrobras ainda é conseguir a autorização para fazer a perfuração e analisar a viabilidade da exploração comercial do poço no locall.

Para isso, a estatal aumentou um ponto de recuperação de fauna e flora atingidos por vazamentos de óleo em Oiapoque (AP) e alterou rotas de voos para minimizar problemas de ruídos de aeronaves para comunidades tradicionais da região.

Enquanto aguarda um aval do governo, a Petrobras deve desmobilizar nesta semana a sonda que está no local da perfuração por exigência do Ibama. Ela seguirá para o Sudeste, onde a estatal planeja perfurar dois poços com o mesmo equipamento.

Não há prazo para a resposta do Ibama e uma reversão no envio da sonda para outra região só acontecerá se o órgão der uma resposta positiva até esta sexta-feira (9).

A sonda onde está hoje custa R$ 3,4 milhões por dia à Petrobras. Ao todo, a companhia já gastou R$ 1,2 bilhão com o projeto envolvendo a exploração comercial de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas.

A Bacia da Foz do Amazonas entrou no radar da Petrobras depois de descobertas gigantes de petróleo na Guiana e no Suriname, o que tornou mais promissora a margem equatorial brasileira ?conjunto de cinco bacias sedimentares que se estende por 2.200 km, do Rio Grande do Norte ao Amapá.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!