SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Um grupo foi alvo da Polícia Civil, nesta terça-feira (19), por suspeita de criar falsos sites de leilão e gerar prejuízo de R$ 3 milhões ao induzir vítimas a realizarem lances para os supostos leiloeiros no Distrito Federal.
Os criminosos criaram páginas falsas na internet para simular leilões de veículos fraudulentos, induzindo vítimas a realizarem lances e transferências bancárias para contas sob controle dos falsos leiloeiros, informou a Polícia Civil. Os falsos leilões online operavam em todo o Brasil, em estados como Paraná, São Paulo, e Santa Catarina.
Utilizando estratégias de marketing digital, as páginas fraudulentas eram destacadas em relação aos sites oficiais de leilões. Para conferir credibilidade ao golpe, os suspeitos afirmavam que os procedimentos eram homologados por tribunais de justiça e usavam indevidamente símbolos e marcas de órgãos da Justiça.
A investigação revelou que, somente no Distrito Federal, os danos ultrapassam R$ 3 milhões, relacionados a aproximadamente 200 ocorrências registradas. Os administradores dos sites foram identificados e a polícia descobriu que o grupo tem ligação com outros dez sites fraudulentos operando em diversos estados.
A Justiça autorizou derrubar o site investigado para prevenir que mais pessoas fossem vítimas. Além disso, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Santo André (SP).
Os suspeitos responderão por estelionato, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!