• Assinantes
  • Autenticação
  • Especial Páscoa

    Conheça as dicas sobre como presentear na Páscoa

    O hábito de oferecer ovos de chocolate é antigo, mas as pessoas devem estar atentas ao gosto e ao que o presenteado pode comer

    Aline Furtado
    Repórter
    Editada em 15/4/2019

    Com a Páscoa quase batendo à porta, é bom ficar atento a algumas regras e dicas a respeito do ato de oferecer chocolates no domingo, dia em que é encerrada a Quaresma.

    Muitos não fazem ideia, mas a tradição de ofertar ovos decorados é de tempos anteriores à religião cristã. O hábito foi criado pelos povos egípcio, persa e chinês, que tinham o costume de distribuir ovos por se tratar de um alimento que simboliza a origem da vida, a criação e a renovação. Os ovos, pintados de forma decorativa, eram oferecidos aos amigos em ocasiões festivas e no início da primavera.

    No século XVIII, os cristãos adotaram o hábito dos povos antigos, vendo no ato uma forma de significado da ressurreição de Jesus Cristo, celebrada na Páscoa. Neste período, os ovos naturais foram substituídos pelos de chocolate. 

    Mas, de acordo com a coordenadora do curso de Eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Maria Teresa Mansur, antes de oferecer chocolates no domingo de Páscoa, este ano comemorado no dia 21 de abril, é preciso considerar alguns aspectos."Se você é convidado para um almoço, por exemplo, considero de bom tom levar uma sobremesa, a qual poderá ser oferecida a todos os convidados."

    Contudo, há pessoas que preferem presentear apenas os anfitriões. "Neste caso, é fundamental que aquele que presenteia tenha o cuidado de procurar saber se quem irá ganhar o agrado gosta e, principalmente, se pode comer doces." Segundo Maria Teresa, é importante que as pessoas estejam atentas a isso por questões de gosto, de dieta e de saúde. "Só buscando informações antes é que evitamos gafes. Não é deselegante perguntar. O pior é errar", ressalta.

    Alternativas

    Com relação às crianças, Maria Teresa lembra que existem alternativas de presentes a serem oferecidos. "Na Páscoa, as crianças ganham tanto chocolate que não dão conta de comer. Quem acaba comendo são os adultos. Além disso, tem o aspecto da saúde também. Se optarmos por presentes alternativos, estaremos evitando a ingestão de chocolate em excesso."

    Entre as dicas que servem como opções a serem ofertadas estão coelhos de pelúcia e jogos com temas relacionados à Páscoa. "Como são presentes diferentes, a criança pode até se interessar mais por eles justamente porque saem do lugar-comum."

    Chococulto

    Muitos amigos e colegas de trabalho aproveitam a celebração da Páscoa para realizarem o sorteio do amigo oculto e efetuarem a troca de presentes de chocolate. Também neste caso, a dica é procurar descobrir as preferências de quem será presenteado. Com tantas opções de chocolate no mercado, o ideal é se certificar com relação ao gosto do seu amigo secreto, a fim de evitar constrangimentos.

    Outro detalhe que deve ser observado é a revelação do chococulto. Ainda que a entrega dos chocolates seja realizada em um ambiente descontraído, existem limites que devem ser respeitados, para que sejam evitadas brincadeiras de mau gosto ou até mesmo a exposição do colega ao ridículo.

    Caso tenha dificuldades de encontrar os participantes com antecedência, para a troca dos papelzinhos, a ACESSA.com oferece serviço gratuito de sorteio do chococulto (ou amigo secreto) online (Clique aqui).

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.