• Assinantes
  • Especial Páscoa

    Paróquias de JF já se preparam para encenações da Via Sacra

    Programação prevê procissões em toda cidade. Tradicionalmente, durante a Páscoa, católicos revivem episódios mais marcantes da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo

    Da Redação
    encenação via sacra

    A poucos dias da Páscoa, a Arquidiocese de Juiz de Fora divulgou o cronograma das Vias Sacras que serão encenadas na cidade nesta Páscoa. Realizada por grande parte das paróquias, a Via Sacra é uma forma de reviver e meditar sobre as etapas do Calvário de Jesus, de sua condenação até a ressurreição. Neste ano, as encenações e procissões começam já nesta segunda-feira, 25 de março.

    A Via Sacra encena todo o caminho de Jesus para o Calvário. Os fiéis meditam sobre as 15 passagens bíblicas que contam a Paixão de Cristo, e vão caminhando, rezando e cantando.

    Na Via Sacra encenada, os atores representam todas as etapas narradas nos Evangelhos, algumas carregadas de emoção, como o encontro de Jesus com Maria, o momento em que Verônica enxuga o rosto de Cristo, até o clímax, com Jesus sendo pregado na cruz, sua morte e ressurreição.

    Confira a programação

    • Catedral Metropolitana

    - 27/3 (quarta-feira): Após a missa, às 19h, haverá encenação da Via Sacra, com a participação de jovens e a presença de Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo metropolitano.

    - 29/3 (sexta-feira): Às 9h30, Via Sacra sai da Catedral e percorre as ruas do Centro.

    • Paróquia Bom Pastor

    - 27/3 (quarta-feira): Às 16h haverá Via Sacra na Comunidade Santa Maria Eufrásia; às 19h, ela acontece na Matriz e nas Capelas São José e Nossa Senhora de Guadalupe; mais tarde, às 19h30, será encenada a Via Sacra da Comunidade Nossa Senhora da Visitação.

    • Paróquia Nossa Senhora da Glória

    - 27/3 (quarta-feira): Às 19h será encenada a Via Sacra, na Praça Agassis, Mariano Procópio, com a participação do Grupo Redentorarte.

    - 29/3 (sexta-feira): Via Sacra no interior da Igreja da Glória, às 9h, com a participação de jovens, pastoral familiar, batismo e ECC.

    • Igreja Nossa Senhora do Rosário

    - 25/3 (segunda-feira): Via Sacra às 19h30.

    • Paróquia São Mateus

    - 27/3 (quarta-feira): Via Sacra da família, na Igreja São Mateus, às 19h40.

    - 29/3 (sexta-feira): Às 5h30 acontece a Procissão Penitencial, saindo da Igreja São Mateus, e seguindo pelas ruas Moraes e Castro, Tavares Bastos, Luis de Camões, Moraes e Castro, 21 de abril, Cel. Barros e São Mateus, retornando à igreja. Após a procissão, as imagens do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores ficam em veneração no Salão Monsenhor Luiz até 14h30.

    • Paróquia São Pio X

    - 29/3 (sexta-feira): Às 4h, todas as comunidades da paróquia saem em direção à Matriz de São Pio X. Ao longo do percurso, serão encenadas todas as estações da Via Sacra.

    • Capela Senhor dos Passos

    - 27/3 (quarta-feira): Via Sacra às 18h.

    • Paróquia São Pedro

    - 26/3 (terça-feira): Às 19h30 haverá procissão da prisão do Senhor dos Passos e Via Sacra na Igreja de Santa Rita.

    • Paróquia Santa Rita de Cássia

    - 27/3 (quarta-feira): Missa na Matriz e celebração da palavra nas comunidades, às 19h. Após, haverá Via Sacra.

    • Paróquia Sant'Ana

    - 27/3 (quarta-feira): Às 19h30, sairá, da Rua Major Luiz de Barros, a Via Sacra da Campanha da Fraternidade 2013. Os participantes deverão levar velas.

    • Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

    - 25/3 (segunda-feira): Às 19h30, haverá Via Sacra na Matriz, e igrejas de Santa Clara, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião.

    - 26/3 (terça-feira): Também ás 19h30, é a vez da Via Sacra das comunidades Nossa Senhora da Paz e Nossa Senhora da Misericórdia.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.