Quarta-feira, 9 de abril de 2014, atualizada às 10h51

Confecção de tapetes de rua preserva a tradição em São João del-Rei

Eduardo Maia
Repórter
Semana Santa

A tradição da confecção de tapetes que retratam o universo religioso na Sexta-Feira Santa é uma antiga realidade da cidade de São João del-Rei (MG). Caracterizados por aspectos que valorizam tradições e símbolos de preservação da arte barroca, os elementos se integram de modo a criar uma ambiente propício à reflexão espiritual, a partir de uma exposição artística a céu aberto.

Tal experiência é o que motiva artistas como o escultor Fernando Pedersini (foto) que desde 1999 participa da confecção dos tapetes pelas ruas do centro histórico da cidade. Usando da areia fina própria para vidro, pigmentos de diferentes cores e tons, serragens e moldes, ele expressa a sua arte de modo a reforçar a identidade cultural da "cidade dos sinos".

"Comecei a fazer tapetes junto com o Carlos Magno, aprendi muito com ele. A técnica que usamos é a mesma, apesar dos nossos trabalhos ficarem diferentes. No meu modo de propor a arte, ao mesmo tempo que tento fazer uma coisa lúdica, tento me aproximar do real, que chame a atenção das pessoas e elas se identifiquem", relata.

Dentro da temática abordada neste ano, que propõe homenagear o Monsenhor Paiva, falecido em março passado, os artistas irão destacar nos tapetes objetos de devoção do sacerdote. "Todo ano a gente cria novos moldes para fazer tapetes diferentes. Este ano, o tema destaque é o Padre Paiva. Vamos retratar as devoções que ele tinha à Nossa Senhora do Pilar, a São Sebastião, entre outras peças para homenageá-lo. Este ano vou tentar retratar a imagem de São Sebastião", conta Pedersini.

Ação faz parte da Semana Santa Cultural

Semana Santa CulturalObservadora das expressões artísticas e culturais que São João del-Rei mantém ao longo dos séculos, Alzira Agostini Haddad é hoje uma das principais propulsoras das correntes de preservação desta tradição. Coordenadora da organização não governamental Atitude Cultural, ela explica que a confecção de tapetes é o ponto chave de um evento maior: a Semana Santa Cultural, promovida desde 2000.

"São diversas exposições e apresentações musicais. Tudo culmina com a oficina viva de tapete de rua. Ela envolve toda a comunidade, resgata este aspecto importante da cidade. Enquanto a gente está fazendo os tapetes, as pessoas podem ajudar, ensinamos como trabalhar com os materiais e moldes. Um dos objetivos é repassar essa tecnologia, aliando as técnicas antigas e também técnicas novas na confecção", afirma.

A Semana Santa Cultural recebe também o apoio de várias entidades como as Irmandades, Confrarias, Ordens Terceiras, grupos culturais diversos e da Prefeitura Municipal. Todo o histórico, fotos e créditos podem ser acessados no site São João del-Rei Transparente, canal de registro das ações culturais da cidade. "Nada se perde, tudo vira documento, sempre com o objetivo de registrar tudo relacionado à cultura de São João del-Rei. É uma cidade que já foi Capital Brasileira da Cultura e ainda agrega outras referências relacionadas à sua tradição e expressividade cultural que precisam ser preservadas", completa.

ACESSA.com - Confec??o de tapetes de rua preserva a tradi??o em S?o Jo?o del-Rei