O uso da internet para dominar o ingl?s Atrav?s da rede mundial dos computadores
juizforano aprende a ler e escrever em outro idioma

Thiago Werneck
Colabora??o*
06/07/2007

Nada de cursos ou de aulas particulares. Foi atrav?s da internet, com programas de bate-papo virtual, artigos e f?runs em ingl?s, que o vendedor Rodrigo Dutra da Silva (foto abaixo) aprendeu a ler, escrever e entender a l?ngua estrangeira. Falar o idioma ainda ? complicado para ele, mas nada que lhe atrapalhe no dia-a-dia.

O interesse em aprender outra l?ngua n?o foi sua principal motiva??o. "Queria pegar dicas de como gravar, editar, masterizar m?sicas com programas do meu computador. S? que o assunto quase n?o ? discutido no Brasil e foi atrav?s de f?runs on-line que comecei a entender um pouco mais do assunto. Fui me virando e lendo os coment?rios em ingl?s. At? que fui me acostumando com o idioma", conta Rodrigo.

foto Felipe Scaldini Depois de usar sites tradutores, ler artigos e coment?rios, Rodrigo foi pegando a pratica e hoje, at? acompanha filmes na l?ngua inglesa sem precisar da legenda.

"Hoje fa?o cursos via internet, em ingl?s numa boa. Ainda converso com pessoas do exterior sobre o assunto e de forma bem tranq?ila. Tudo gra?as a internet", destaca.

? no momento de falar que a situa??o se complica. "Conversar ? mais dif?cil. N?o d? para praticar via internet. At? gostaria, mas o que aprendi j? me serve muito bem", observa Rodrigo.

O professor de l?ngua inglesa, Tib?rio Novais (foto abaixo) explica que este ? um caso isolado. "? muito dif?cil aprender o ingl?s pela internet. Tem que ter muita for?a de vontade. A pessoa costuma ter no??o de algumas palavras e express?es. Apesar disso, raras vezes consegue estruturar frases e n?o apresentar erros de pron?ncia", avalia.

Para Tib?rio, a internet pode ser usada como uma importante ferramenta para desenvolvimento do ingl?s (confira v?deo acima). Apesar disso, o professor considera o curso essencial, principalmente para falar um novo idioma.

"Muitos t?m no?es da l?ngua inglesa por causa da internet, mas na maioria das vezes t?m que come?ar do b?sico para aprender a conversar. A pron?ncia das palavras e a conversa s?o pontos mais complicados", ressalta.

Mas, para quem j? tem boas no?es do idioma, a internet pode dar um aux?lio nos estudos. Praticar o que aprendeu na sala de aula no mundo virtual ? uma boa forma de memorizar a nova l?ngua. Mas Tib?rio alerta que ? preciso ter cuidado com alguns v?cios. "Na internet ? poss?vel que algu?m escreva ou fale algo errado. ? preciso entender um pouco de gram?tica tamb?m, por isso ? muito dif?cil algu?m aprender o ingl?s correto pela internet", destaca.

Desenho de um espi?o Essa dificuldade ? sentida por Fabiano Salom?o (foto ao lado) que, apesar de ver muitos termos em ingl?s na internet, n?o tem pr?tica para ler um texto. "A gente se vira, mas n?o d? para escrever algo, e nem ler um texto. ?s vezes, uma frase e palavras, mas s? o b?sico", comenta Fabiano.

O professor Tib?rio explica que, entre os adultos, o perfil de Fabiano ? o mais comum nos cursos de ingl?s. "A maioria das pessoas que nos procuram conhecem algumas palavras, sabem at? ler alguma frase. Apesar disso n?o entendem o texto, cometem erros de pron?ncia e t?m dificuldades na hora de escrever com a estrutura gram?tica correta", completa. Quem acredita que domina o idioma ingl?s sem fazer um curso, corre o risco de ser surpreendido.


*Thiago Werneck ? estudante de jornalismo da UFJF