Suco verde é promessa de emagrecimento rápido, mas é preciso cautela

Por

Suco verde ? promessa de emagrecimento r?pido, mas ? preciso cautela
Quarta-feira, 18 de junho de 2014, atualizada às 18h36

Suco verde é promessa de emagrecimento rápido, mas é preciso cautela

Eduardo Maia
Repórter

Promessa de emagrecimento rápido, a dieta do suco verde é usada por aqueles que desejam obter um corpo perfeito a curto prazo. Mas, ao contrário do que se propaga, os resultados são temporários e, se não introduzida da forma correta, pode levar até a uma anemia, explica a nutricionista Marileia Ragone.

Segundo a profissional, o suco verde, quando introduzido na dieta detox, tem a função de tirar as toxinas do corpo, podendo até ser substituído por uma refeição não principal como o desjejum. Mas, para isso, é preciso se ater aos ingredientes. "É preciso prestar atenção, pois usa um vegetal escuro, normalmente a couve. Mas se ela não for orgânica, acaba sendo uma bomba de agrotóxico para o fígado", alerta.

A especialista explica que normalmente o suco é capaz de fazer a pessoa perder peso em poucos dias para se desintoxicar e, em seguida, propor hábitos alimentares saudáveis. "Ela é feita por dois dias, à base de vegetais, frutas e líquidos. A pessoa vai achar que perdeu peso, mas apenas desinchou, por perder líquido. Depois ela volta ao normal e é introduzido um novo programa de alimentação", esclarece.

A recomendação da nutricionista é que este procedimento seja realizado em apenas dois dias, de preferência com o acompanhamento de um especialista. Segundo Marileia, caso a pessoa abuse e ultrapasse este período, ela pode apresentar sintomas de fraqueza. "Por não ser uma dieta equilibrada e não incluir carboidratos, a pessoa vai ficar sem energia. Se insistir por mais dias, pode ter uma anemia e até baixar a imunidade", alerta.

Ingredientes

Recomendado na porção de um copo pela manhã, o suco verde pode ser produzido usando como ingredientes uma fruta cítrica - limão, laranja ou maracujá - ou, ainda, água de coco. "Além disso, acrescenta-se a couve com o talo, uma semente (chia ou linhaça dourada), maçã e o gengibre. Ele só pode ser adoçado com mel. Se preferir, a pessoa pode acrescentar a hortelã para dar um sabor diferente ou o pepino, que é diurético", explica. O suco é uma fonte de vitaminas, sais minerais e carboidrato presente na maçã.

Para Marileia, a dieta detox também pode ser usada como uma forma de emagrecimento quando se deseja ir a uma festa, por exemplo. "A pessoa que quiser ir a uma festa, é ótimo para vestir uma roupa, mas o emagrecimento é ilusório, porque depois as células voltam ao mesmo tamanho e a pessoa volta ao peso normal". Depois do período de desintoxicação, o ideal é seguir a dieta comendo apenas carnes brancas, e retirando o leite e o gluten. "Mas, de preferência com a ajuda de um especialista", recomenda.