• Assinantes
  • Autenticação
  • Pelo Brasil
    Segunda-feira, 14 de abril de 2014, atualizada às 16h20

    Eclipse do dia 15 de abril deixará Lua vermelha

    Eclipse do dia 15 de abril deixará Lua vermelha

    Na madruga desta segunda-feira, 14 de abril, para a terça-feira, 15, a Lua cheia terá um atrativo especial: um eclipse total deixará a Lua vermelha por 78 minutos. O fenômeno é chamado de Lua Vermelha ou Lua Sangrenta.

    O eclipse lunar total é um fenômeno que acontece quando quando a Terra, a Lua e o Sol estão em perfeito alinhamento, cobrindo a Lua na sombra da Terra. No dia 15, quando a Lua entrar na sombra completa da Terra, o planeta vai espalhar a luz vermelha do Sol, que resultará na cor vermelha da Lua.

    Entenda

    De acordo com a Nasa, o evento será visível na América do Sul e do Norte. O fenômeno também poderá ser acompanhado parcialmente por observadores do Pacífico Ocidental, e partes da Europa e da África. No Norte da Europa, na África Oriental, no Oriente Médio e na Ásia Central não será possível ver o eclipse.

    No Brasil, o eclipse total poderá ser visto das 4h46 às 5h24 (horário de Brasília). Os estados brasileiros que estão na parte leste país como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte terão dificuldade de ver todo o fenômeno, pois quando o eclipse estiver chegando ao fim, o dia estará clareando nesse lugares.

    O pico do eclipse vai acontecer quando a Lua estiver e um ponto próximo a Ilha de Galápagos, no Oceano Pacífico. No Brasil, o lado oeste está mais próximo da parte principal do eclipse. Nos estados da região norte e Centro-Oeste, o Sol demora mais a nascer e os horários serão apropriados para ver toda Lua Vermelha.

    A Lua Vermelha do dia 15 de abril terá um detalhe especial do lado direito. Um pouco acima será possível ver o planeta Marte e a brilhante estrela Espiga. O planeta, conhecido como "estrela vermelha", estará mais próximo do Terra. A Espiga, que é a estrela mais brilhante da Constelação de Virgem, também estará alinhada com a Lua.

    Este é o eclipse 56 de Saros, que começou no ano de 1022 e terminará em 29 de outubro no ano de 2338. O fenômeno do dia 15 de abril é também o primeiro de quatro eclipses lunares totais consecutivos em 2014 e 2015. O próximo acontecerá em 8 de outubro.

    Com informações da EBC

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.