Joana Kamil Joana Kamil 20/8/2011

Sanduíche de ricota com peito de peru e pasta de damasco. Um lanche saudável para toda hora

SanduícheCom a correria diária fica difícil uma alimentação saudável e rápida? Não mesmo, fica a dica de um sanduíche super fácil de fazer. Pode ser armazenado na geladeira, embrulhado em papel alumínio e assim ser carregado para qualquer lugar e ser devorado a qualquer momento. Um sanduíche natural que mistura o doce e o salgado é mais atraente ainda e pode ser saboreado sem culpa por ser super nutritivo.

O damasco é uma fruta muito especial, rico em caroteno um poderoso anticancerígeno. Na hora de escolher, prefira o damasco seco ao damasco fresco, pois, em frutas secas se concentra bem os nutrientes do alimento. Vitamina A ideal para a saúde dos olhos, também possui Vitamina B1,B2,B3,B5, Vitamina C, potássio, sódio, magnésio e fibras. O damasco seco tem muitos benefícios a oferecer.

A ricota é um queijo super magro, pois, é retirado do soro do leite, o que a difere dos outros queijos. É um queijo leve, pobre em gordura e pouco calórico. Mas nem por isso a ricota deixa de ser rica em cálcio.

O pão integral é ótimo para quem tem diabetes ou obesidade. O consumo desse tipo de pão apresenta diversos benefícios para a saúde, o elevado teor de fibras do pão integral ajuda na regulação intestinal e dependendo do pão pode apresentar diversas vitaminas como o selênio e cálcio.

Ingredientes

  • 100g de damascos secos
  • 4 colheres de sopa de água
  • 1 pitada de sal
  • 1 fio de azeite
  • 150g de ricota
  • 150g de peito de peru defumado
  • 4 fatias de pão integral
Passo a passo

Amasse a ricota, pique o peito de peru defumado, misture e tempere com o sal e o azeite. Reserve. Em um liquidificador, bata o damasco seco e a água até virar uma pasta. Reserve.

Para a montagem, passe a pasta de damasco nas quatro fatias de pão e recheie com a pasta de ricota com peito de peru. Tampe e sirva em seguida. Uma dica legal é embrulhar em papel alumínio e levar a geladeira, fica ainda mais gostoso.



Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.