Sexta-feira, 15 de agosto de 2014, atualizada às 10h16

Suspensa a venda de lote de água mineral contaminada por bactéria

Agua mineral

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta sexta-feira, 15 de agosto, a distribuição e a comercialização do lote 32966047S1 (validade: 23/10/2014) do produto Água Mineral Natural da marca São Lourenço, produzido pela Empresa Nestlé Waters Brasil – Bebidas e Alimentos Ltda. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com o texto, laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz identificou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa acima do limite estabelecido na legislação sanitária no lote. A resolução entra em vigor nesta sexta-feira.

De acordo com o Departamento de Química da Universidade de São Paulo (USP), a bactéria atinge principalmente os pulmões de pessoas que apresentam imunidade baixa.

Em nota enviada ao portal ACESSA.com, a fabricante informou que já havia tomado a decisão de suspender a distribuição e comercialização do lote de água mineral, ainda que as análises realizadas no seu próprio laboratório, certificado pelo Inmetro, não tivessem apontado nenhuma desconformidade. Confira, na íntegra.

Em relação à resolução da Anvisa publicada hoje no Diário Oficial da União, a Nestlé Waters informa que desde que recebeu o primeiro contato da autoridade sanitária, em fevereiro/14, informando sobre alteração de parâmetro no lote 32966047S1 da Água São Lourenço Natural Sem Gás 300 ml, produzido em outubro de 2013, tomou a decisão de suspender imediatamente a distribuição e comercialização do referido lote. A medida foi tomada ainda que controles internos, confirmados por análises realizadas em laboratório certificado pelo Inmetro, em diversas amostras do mesmo lote, não tivessem apontado nenhuma desconformidade com a legislação vigente. 

Com informações da Agência Brasil

ACESSA.com - Suspensa a venda de lote de ?gua mineral contaminada por bact?ria