História de Sucesso: Cl?udio Ot?vio Prata Ramos

Por

Cl?udio Ot?vio Prata Ramos De uma pequena cl?nica de ultrassonografia para uma
das cem empresas que mais crescem no pa?s


Thiago Werneck
Rep?rter
05/10/2007

Um sonho, a vis?o a longo prazo e bom planejamento. Foi assim que, h? 20 atr?s, Cl?udio Ot?vio Prata Ramos formou junto com seu amigo, Luiz Augusto Nagem Assad uma cl?nica de ultra-sonografia em Juiz de Fora. Com um aparelho de raio-X e outro de ultrassom eles come?aram a trilhar os caminhos para uma carreira de sucesso.

Com um investimento pesado, eles acreditaram que seria poss?vel fazer uma cl?nica global que oferecesse v?rios exames, algo j? realizado no Rio de Janeiro e S?o Paulo, mas ainda in?dito na regi?o. "O paciente tinha que fazer cada exame em um local, era tudo muito fragmentado e tivemos a id?ia de tornar tudo mais f?cil unindo todos os exames em uma s? cl?nica", recorda Cl?udio.

Os aparelhos que eram importados e a crise econ?mica, na ?poca com infla??o exorbitante e instabilidade do d?lar, apareciam como obst?culos. " Passamos muitas dificuldades nos primeiros cinco anos. N?o havia tanto retorno e nosso investimento era alto, mas v?amos a possibilidade de sucesso no futuro", observa Cl?udio.

Dificuldades econ?micas, barreiras para conseguir importar os equipamentos, falta de credibilidade por serem pouco conhecidos no mercado. Com o passar do tempo, esses desafios foram vencidos e os s?cios sempre buscaram m?todos novos e a melhor forma??o profissional. "A gente tem que estar sempre atualizado e buscando novidades para ter algo a mais que a concorr?ncia", destaca.

A busca por atualiza??o acontece em participa??o em congressos da ?rea no Brasil e no exterior. Cl?udio conta que esse ? um dos diferenciais de sua empresa. "A gente sempre vai atr?s da mais recente tecnologia e sempre esteve muito acima do que uma cidade como Juiz de Fora comportava".

Mas Cl?udio ressalta que nada disso seria poss?vel, se n?o houvesse um investimento em qualifica??o e contrata??o de bons profissionais. "Quem trabalha com a gente vem de bons cursos e est? sempre recebendo treinamentos para melhor desempenhar suas fun?es", conta.

O sucesso

Hoje, a empresa de Cl?udio est? entre as cem pequenas e m?dias empresas que mais cresceram no Brasil, entre 2004 e 2006, de acordo com publica??o de renomada revista de economia. Sua empresa ? a ?nica de Juiz de Fora no ranking nacional e uma das poucas que permaneceram na lista pelo segundo ano consecutivo.

Hoje, sua empresa atua em tr?s sedes em Juiz de Fora e uma em Conselheiro Lafaiete. "Temos um estudo para irmos para outras cidades, mas n?o posso revelar o local. Nossa empresa oferece exames totalmente digitais e tem uma tecnologia de primeira linha e esse ? mais um dos motivos do nosso sucesso ", enaltece Cl?udio.

Hoje, a empresa de Cl?udio conta com cem profissionais e oferece exames diferenciados, com tecnologia de ponta e que os destacam frente aos concorrentes. "Na nossa ?rea h? novidades de equipamentos a todo momento por causa dos avan?os tecnol?gicos. Estamos na ponta e o mais dif?cil ? conseguir manter esse n?vel", completa.

Dicas do empres?rio

A principal dica de Cl?udio ? que o empreendedor acredite no sonho e lute para que ele se torne realidade. "Voc? tem que trabalhar com o que gosta, acreditar que pode dar certo e ter vis?o de futuro", destaca.

Para Cl?udio, ao come?ar um neg?cio o pensamento deve ser a longo prazo. "Quando come?a algum neg?cio, o empreendedor deve pensar como v?o estar as coisas daqui a dez, 15 e at? 20 anos, s? assim ? poss?vel o sucesso", avalia.

Para encarar os tempos de dificuldades e as crises do mercado, a dica ? um bom planejamento. "O empres?rio tem que fazer uma boa prepara??o para os obst?culos externos que v?o surgir. Mas quem est? bem planejado consegue superar e ter sucesso com sua empresa", conclui.