Juiz de Fora vai ganhar instalações da Academia da Saúde

Por

Quinta-feira, 3 de novembro de 2011, atualizada às 17h56

Juiz de Fora vai ganhar instalações da Academia da Saúde

Da Redação

Juiz de Fora será uma das 310 cidades mineiras a serem contempladas pelo Programa Academia da Saúde, que estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Só nos principais municípios da Zona da Mata serão criados sete espaços em Muriaé, Ponte Nova, Ubá, Cataguases, Além Paraiba, Leopoldina, além de Juiz de Fora. O Ministério da Saúde não informou onde os espaços serão criados.

Em todo o país, 2 mil polos serão instalados em 1.828 cidades. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi).

Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física. As atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Lançada no último mês de abril, a estratégia segue o exemplo de iniciativas bem-sucedidas realizadas em cidades como Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória.

De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários; ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, nem mesmo nos deslocamentos diários ou em atividades como a limpeza da casa ou outros tipos de trabalho. A pesquisa também mostra que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, durante cinco ou mais vezes por semana.

Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre, com maior proporção entre homens (18,5%) na comparação com as mulheres (12%) e existe diferença importante em relação à escolaridade. Outros 12% da população com menos escolaridade é ativa e 20% da população com 12 anos ou mais de escolaridade é ativa, mostrando a importância de investir em espaços que promovam atividade física para ampliar o acesso da população de baixa renda. A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, durante cinco ou mais dias por semana.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken