Quarta-feira, 6 de janeiro de 2016, atualizada às 16h50

Fazenda alerta sobre envio de boletos falsos de IPVA e mensagens em redes sociais

Contribuintes estão denunciando, em várias partes do país, que estão recebendo boletos para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além de mensagens em redes sociais com links para emissão dos falsos boletos.

Em nota, a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) afirma que não envia para os proprietários de veículos os boletos.

Em Minas Gerais, para efetuar o pagamento do IPVA 2016, os contribuintes devem se dirigir diretamente aos terminais de autoatendimento ou guichês de caixa dos agentes arrecadadores autorizados. Alguns bancos autorizam o pagamento pela internet. Em todas as hipóteses acima, basta informar o número do Renavam do veículo.

Quem optar pela emissão da guia de arrecadação do IPVA deverá acessá-la, exclusivamente, no site da SEF ou solicitá-la nas repartições fazendárias e Unidades de Atendimento Integrado (UAI).

Os agentes arrecadadores autorizados a receber os tributos são Banco do Brasil, Mais BB, Banco Postal, Bradesco, SICOOB, Mercantil do Brasil, HSBC, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas e Santander.

Os contribuintes terão a opção de pagar o IPVA em cota única, com desconto de 3% ou em três parcelas, nos meses de janeiro, fevereiro e março. O valor mínimo do imposto para parcelamento é de R$ 150. O valor da Taxa de Licenciamento, com vencimento em 31 de março de 2016, é de R$ 85,81.

A SEF/MG também esclarece que somente envia aos contribuintes carta de cobrança, após o vencimento do débito, alertando para a inadimplência do imposto e informando a data da apuração da dívida. Em caso de dúvidas, o contribuinte pode se dirigir à Administração Fazendária de seu município ou acessar o canal Fale Conosco, no site da Secretaria de Fazenda.

ipva

ACESSA.com - Fazenda alerta sobre envio de boletos falsos de IPVA e mensagens em redes sociai