Aromaterapia e cromoterapia ?leos e ess?ncias que combinam aromas e cores para o bem estar e para a promo??o dos bons fluidos

Renata Solano
*Colabora??o
25/01/2008

Tratar da sa?de com rem?dios convencionais ? a indica??o de todos os m?dicos, mas cuidar da alma e do esp?rito ? base da alquimia ? uma indica??o dos m?sticos. Por que n?o tentar?

A Alquimia est? baseada na busca pelo conhecimento da natureza atrav?s do estudo de elementos de qu?mica, f?sica, astrologia, arte, metalurgia, medicina, misticismo, e religi?o. A partir surgem tratamentos com os aromas e cores, por exemplo.

"O tratamento com base no aroma ? denominado aromaterapia e consiste no uso do efeito que os aromas de plantas, sementes, flores, frutas e ervas s?o capazes de provocar no indiv?duo", explica a propriet?ria de uma loja m?stica, Rita Dornellas.

O tratamento com base nas cores, denominado cromoterapia, representa a utiliza??o das cores na cura de doen?as. Segundo Rita, cada cor possui uma vibra??o espec?fica e uma capacidade terap?utica.

"Os tons de vermelho, por exemplo, representa calor e, portanto, traz mais vida e alegria para a pessoa, sendo uma cor indicada no tratamento de depress?o. O verde ? uma cor mais calma e traz tranq?ilidade para o ambiente", explica Rita.

?leos essenciais e ess?ncias

O uso da aromaterapia pode ser unido ao uso da cromoterapia, como ? o caso das ess?ncias e ?leos para corpo e para ambiente. Para isso, ? preciso fazer a distin??o pr?via entre o que ? o ?leo e o que ? a ess?ncia.

Os ?leos essenciais s?o o primeiro extrato obtido de v?rias partes da planta arom?tica. S?o vol?teis e se constituem como mat?ria prima de diversos f?rmacos, cosm?ticos e alimentos.

As ess?ncias representam a composi??o de subst?ncias naturais ou mesmo a elabora??o de ?leos essenciais em laborat?rio. Elas s?o um l?quido muito vol?til e sem viscosidade.

O uso do aroma
foto aromatizante foto aromatizante foto aromatizante

Que o cheiro provoca lembran?as de alguma comida, de alguma pessoa querida ou mesmo de algum momento do passado isso n?o ? novidade! O aroma tem pode enorme sobre o c?rebro humano.

Por isso, ? importante deixar o ambiente sempre com um bom cheirinho, para que ele represente um momento de paz, harmonia, aconchego e conforto, por exemplo. O papel do aroma ? ainda maior, existem odores que t?m fun?es que voc? nem pode imaginar!

Seja para facilitar a adapta??o de fuso hor?rio, para ajudar na preven??o ?s doen?as, para espantar insetos e mosquitos, para aclamar, ajudar na sedu??o, aumentar a produtividade, seja para o que for, existe um aroma especial para voc?, confira algumas sugest?es de Rita:

  • abacaxi - fortalece os relacionamentos como amizade e amor, ? indicado para encontros sociais e familiares
  • alecrim - ajuda na concentra??o e mem?ria, al?m de oferecer maior nitidez nos pensamentos e nas d?vidas
  • alfazema - limpa as energias negativas do ambiente
  • arruda - afasta as energias ruins de perto da pessoa, oferecendo maior prote??o pessoal
  • baunilha - barra sentimentos negativos como a inveja e ? uma ess?ncia afrodis?aco, proporcionando, dessa forma, solu??o para os problemas e desentendimentos amorosos
  • camomila - desperta sentimentos como confian?a, calma e tranq?ilidade, oferecendo relaxamento para os ambientes carregados. Indicado para o combate ? ins?nia
  • canela - traz sentimentos melhores, renovando o esp?rito da pessoa que est? triste ou com depress?o
  • cravo - atrai boa sorte, especialmente em transa?es comerciais
  • erva doce - transmite f?, for?a e coragem, trabalhando com sentimentos como a memoriza??o e a ansiedade
  • flor de laranjeira - aumenta o magnetismo pessoal, oferecendo maior sensa??o de bem estar f?sico e emocional
  • gengibre - reanime e revigora, sendo, portanto, um excelente t?nico
  • jasmim - inspira sentimentos e traz sensa??o de purifica??o e vigor
  • lavanda - trabalha no c?rebro como um anti-depressivo natural
  • rosa branca - traz charme e encantamento

"A gente trabalha com as cores junto dos aromas, porque ? preciso conhecer o que casa ess?ncia representa, mas ? necess?rio trabalhar a vibra??o das cores para fortalecer o funcionamento dos ?leos e sprays de aroma", orienta Rita.

E, se os aromas possuem mil fun?es, conhe?a um pouco mais sobre o poder das cores no c?rebro e no corpo humano! Saiba que existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, otimistas, serenas e tranq?ilas, confira algumas dicas:

  • preto - geralmente ? uma cor relacionada ao luto e ? morte, mas ? uma cor que representa a dignidade, o mist?rio e a fantasia
  • branco - ? uma cor que transmite a paz, a sensa??o de calma e de pureza. Significa inoc?ncia e pureza
  • bege - cor que transmite calma e passividade
  • vermelho - cor da paix?o e do sentimento, portanto, traz bons fluidos para o ambiente, renovando as energias, mas traz inquieta??o
  • verde - transmite sensa??o de frescor, esperan?a e calma
  • rosa - representa a beleza, a sa?de, a sensualidade e tamb?m o romantismo
  • amarelo - transmite calor, luz e descontra??o e, simbolicamente, est? associado ? prosperidade. ? tamb?m uma cor energ?tica, ativa que transmite otimismo
Modo de usar

foto aromatizante As ess?ncias e ?leos podem ser utilizadas em velas, reachauds, sachets, difusores com ?gua, ou mesmo em sprays. ? preciso tomar cuidados porque gosto ? uma coisa muito particular, portanto, o indicado ? que seja verificado o gosto das pessoas que moram na casa.

? indicado, tamb?m, ver a ventila??o e o tamanho do c?modo da casa onde vai ser aplicado o aroma, al?m disso, deve ser evitada a mistura de v?rias ess?ncias em um mesmo ambiente, pois pode ficar enjoativo. E, a dica ? de que, se a ess?ncia for muito forte, pode ser dilu?da em um pouco de ?gua.