Cerca de 50 mil vacinas são disponibilizadas no dia D em JF

Por

Cerca de 50 mil vacinas s?o disponibilizadas no dia D em JF

Cerca de 50 mil vacinas são disponibilizadas no dia D em JF

O público-alvo também pode procurar qualquer Unidade de Pronto Atendimento (Uaps) da cidade. Campanha termina no dia 30

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
20/4/2013

Cerca de 50 mil doses da vacina contra a gripe está sendo disponibilizada, em 86 pontos de Juiz de Fora, neste sábado, 20 de abril, no dia D de Vacinação. O principal local da ação é o Parque Halfeld, que, até as 17h, receberá idosos, gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos, mães que tiveram filhos recentemente e pacientes com doenças crônicas para se imunizarem contra o vírus. O público-alvo também pode procurar qualquer Unidade de Pronto Atendimento (Uaps), além das tendas montadas na galeria do prédio do PAM Marechal e nas praças dos bairros Manoel Honório; Bom Pastor; e Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Bairu (ver mapas).

Segundo a Secretaria de Saúde, até a última sexta-feira, 7.482 pessoas haviam sido vacinadas, número ainda longe da meta estabelecida: 115.041. A estimativa é imunizar 806 puérperas, 4.901 gestantes, 9.803 crianças, 16.233 doentes crônicos e 71.510 idosos.

O secretário municipal de saúde, José Larte, esclarece que os números ainda são baixos, porque o início da campanha se deu em áreas de baixa densidade. Além disso, com receio, muitos idosos ainda relutam em receber a dose. O secretário explica que tudo não passa de mito: "não existe essa associação entre se vacinar e gripar. Isso já foi provado cientificamente. Há um período de dez dias para a vacina começar a fazer efeito, pois os anticorpos precisam ser formados. O clima mudou muito nesta semana, está mais frio. Isso normalmente ocorre, já que o período de vacinação acontece no fim do verão. Há, então, uma coincidência de a pessoa apresentar sintomas de gripe após a vacina. É um mito a ideia de contrair gripe após se vacinar", comenta o secretário.