?ndice de infesta??o de dengue aumenta em Juiz de Fora Secretaria de Sa?de registra 48 casos este ano. Para combater a doen?a, 43 novos agentes come?am a atuar na cidade

Daniele Gruppi
Rep?rter
13/4/2009

O resultado do segundo Levantamento do ?ndice R?pido do Aedes aegypti (Liraa) de 2009, foi divulgado nesta segunda-feira, dia 13 de abril, pela Secretaria de Sa?de. O ?ndice de infesta??o de dengue em Juiz de Fora aumentou nos ?ltimos meses, subiu de 2,75%, em janeiro, para 3,51%, em mar?o. Mesmo assim o n?mero ainda ? inferior ao apresentado no mesmo per?odo em 2008 (3,63%). O Minist?rio da Sa?de considera como alto risco de infesta??o os ?ndices superiores a 3%.

Para a an?lise, a cidade foi dividida em 17 regi?es. Em dez delas, o n?mero de infesta?es aumentou. Ao todo, foram encontrados 245 focos do mosquito transmissor. "N?o h? regi?es em que n?o existem focos, eles est?o presentes em toda cidade", declara a secret?ria de Sa?de, Eunice Dantas.

Nos bairos Bonfim, Santa Rita, Alto Santa Rita, Marumbi, Progresso, Borborema e Santa Paula (ver mapas), a infesta??o chega a 10,5%, um novo recorde registrado na cidade. No Linhares, Penitenci?ria, Vila Almeida, Graja?, Nossa Senhora Aparecida e Manoel Hon?rio (ver mapa), o ?ndice ? de 8,11%. No ?ltimo Liraa, realizado em janeiro, as regi?es tamb?m foram as que apresentaram maiores ?ndices, com 7,7% e 5,6%, respectivamente.

Juiz de Fora registra 48 casos confirmados da doen?a, sendo que 13 s?o importados, 33 aut?ctones e dois indeterminados. Mais de 90 suspeitas foram descartadas. N?o foram notificados casos de dengue hemorr?gica este ano. Apesar de o n?mero ser tr?s vezes inferior ao registrado em 2008, Eunice n?o descarta risco de epidemia na cidade.

A?es de combate

Foto Eunice Caldas A Secretaria de Sa?de lan?a novas estrat?gias para combater a dengue. Quarenta e tr?s agentes foram contratados. Os profissionais fazem treinamento at? sexta-feira, dia 17 de abril, e entram em campo na pr?xima semana. O quadro passa para 139 agentes.

Segundo o Minist?rio da Sa?de, ? necess?rio um agente para cada mil im?veis. Para cumprir a meta de fazer a inspe??o e o combate aos focos em cem mil im?veis em 30 dias, a Prefeitura Municipal precisaria de cerca de 190 agentes nas ruas.

A secret?ria afirma que analisar? os n?meros nos pr?ximos meses e estudar? a necessidade de contrata??o de novos agentes. Embora a realiza??o do pr?ximo Liraa seja em outubro, a Secretaria faz um monitoramento inteligente, em que ? poss?vel ter os dados da doen?a em tempo real.

A Secretaria de Sa?de tamb?m promover? encontros com representantes de imobili?rias e com administradoras de condom?nios para que eles possam ajudar no combate ao foco dos im?veis fechados. Haver? ainda reuni?es com as construtoras, pois as obras s?o consideradas ?reas de riscos.

Uma parceria foi firmada com a Ger?ncia Regional de Sa?de (GRS) e com Secretaria de Atividades Urbanas, para que esta atue na fiscaliza??o de locais de risco, como dep?sitos de pneus. Al?m disso, continuam as a?es de mutir?o de limpeza, varredura nas ruas, carreata e palestras nas escolas. "O trabalho de combate ? dengue ? incans?vel e precisa ser feito o ano inteiro."

Participa??o da sociedade

Conforme o Liraa, 52% dos focos est?o nas resid?ncias. Para Eunice, ? preciso comprometimento da popula??o nessa luta. As medidas de combate exigem a participa??o de toda a comunidade, visando interromper o ciclo de transmiss?o e contamina??o.

A reprodu??o do mosquito Aedes aegypti ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar ?gua, tanto em ?reas sombrias como ensolaradas.

Medidas para elimina??o dos locais de reprodu??o do mosquito
  • Tampar os dep?sitos de ?gua: A boa veda??o de tampas em recipientes como caixas d'?gua, tanques, tinas, po?os e fossas impedir?o que os mosquitos depositem seus ovos. Esses locais, se n?o forem bem vedados, permitir?o f?cil entrada e sa?da de mosquitos.
  • Remover o lixo: O ac?mulo de lixo e de detritos em volta das casas pode servir como meio de coleta de ?gua de chuva. Portanto, as pessoas devem evitar tal ocorr?ncia e solicitar sua remo??o pelo servi?o de limpeza p?blica - ou enterr?-los ou queim?-los, onde isto for permitido.
  • Limpar os recipientes de ?gua: N?o basta trocar a ?gua do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a ?gua, como a ?gua sanit?ria. ? preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.
  • Fazer controle qu?mico: Existem larvicidas seguros e f?ceis de usar, que podem ser colocados nos recipientes de ?gua para matar as larvas em desenvolvimento. O m?todo para controle dom?stico da dengue em cidades grandes tem sido usado com sucesso por v?rias secretarias municipais de sa?de e ? realizado pelos agentes de controle da dengue.
  • Fonte Minist?rio da Sa?de

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes