Porco Dama: a receita é uma adaptação do frango xadrez

Por

Porco Dama Receita ? uma adapta??o do frango xadrez.
Para acompanhar: um arroz branco bem soltinho

S?lvia Zoche
Rep?rter
31/03/2006
A culinarista Teresa Pinheiro gosta de incrementar suas receitas. Ela adaptou o frango xadrez, comida chinesa, para o que ela denominou de "porco dama". Clique nos ?cones ao lado e veja o passo-a-passo e imprima.



Calma! N?o ? nada disso que voc? est? pensando. O nome da receita, "Porco Dama" , inventada pela culinarista Teresa Pinheiro tem um porqu?. Ela explica que ? uma varia??o da comida chinesa frango xadrez.

"Como substitui a carne de frango pela de porco, troquei o jogo de xadrez por outro jogo de tabuleiro: a dama. O bom ? que esta receita n?o ? presa a formalidades, porque ? inventada". Tanto que o porco dama al?m de piment?o, cebola, amendoim e shoyu, leva br?colis, champignon, se quiser milho verde. Quem gosta, pode colocar pimenta do reino a gosto e uma pitada de noz moscada.

Com receitas salgadas, Teresa diz que n?o sabe as medidas que usa. "? mais institivo". Diferente das receitas doces. "Neste caso, tenho que seguir as medidas ? risca". Mas pra ensinar o passo-a-passo, Teresa analisou as quantidades e depois de pronto afirma que o rendimento da receita ? pra seis pesssoas.

Assim como no frango xadrez, este prato possui bastante molho e pra acompanhar nada melhor que um arroz branco. "Esta receita j? tem br?colis, piment?o de tr?s tipos, cenoura e carne. N?o precisa de mais nada al?m do arroz". E por falar em br?colis, Teresa ensina a cozinh?-lo sem ser na ?gua. "Na ?gua, perde-se muitos nutrientes. Ou voc? cozinha no vapor ou depois de lavada, deixa tr?s minutos no micrrondas", explica.

Pra beber, Teresa n?o aconselha bebida alc?olica. Assim, n?o compete com o sabor do prato. "Mas se n?o resistir, pode ser um vinho branco, desde que seja suave".

Aten??o na hora de preparar o molho. N?o use shoyu al?m do recomendado. Se voc? perceber que est? secando, acrescente um pouco de ?gua. O shoyu ? salgado e voc? pode perder a receita. Uma ?ltima dica: antes de misturar a cenoura e o br?colis, cozinhe-os primeiro.


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.