Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015, atualizada às 08h51

Câmara cria Comissão Especial em Defesa dos Animais

Na última quinta-feira, 12 de fevereiro, foi publicada no Atos do Legislativo a portaria que nomeia os membros da Comissão Especial de Proteção e Defesa dos Animais, criada pela Câmara, por solicitação do vereador José Emanuel (PSC), que se tornou um dos seus integrantes. Dela também participam Ana Rossignoli (Ana do Padre Frederico -PDT), Léo de Oliveira (PMN) e Chico Evangelista (PROS).

Além disso, José Emanuel apresentou um projeto de lei voltado para assistência aos animais domésticos de famílias de baixa renda, como controle do nascimento de novas crias e a proteção dos juiz-foranos, através de um programa de atendimento com unidade veterinária itinerante. O projeto ainda está em tramitando na Câmara. A ideia é viabilizar clínicas móveis em condições de promover a castração dos animais, vaciná-los e manter o controle sobre as zoonoses. A iniciativa é voltada principalmente para animais de pequeno e médio porte. Em caso de urgência, entretanto, o projeto não traz restrições ao porte. 

Se o projeto se transformar em lei, caminhão, ônibus ou microônibus podem ser empregados no serviço, desde que estejam em condições de abrigar cirurgias e armazenar medicamentos e insumos. Duas equipes vão se revezar em cada unidade. O grupo será formado por um médico, um assistente e dois auxiliares. Entre as atividades estão a de orientar a comunidade sobre o trabalho desenvolvido, além dos cuidados necessários com os animais após os procedimentos.

 O vereador enfatiza a necessidade de o atendimento ser levado até as regiões mais distantes, como distritos e demais comunidades rurais. Para isso, se manifesta favorável à extensão do trabalho aos finais de semana. O projeto autoriza o Executivo a assinar convênios com outros órgãos e entidades da sociedade civil que possam contribuir para a execução.

Com informações da Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.