Quinta-feira, 12 de março de 2015, atualizada às 12h55

Projeto propõe táxi-lotação em Juiz de Fora

taxi

O vereador José Emanuel (PSC) propôs o projeto do  táxi-lotação em Juiz de Fora, a ser operado com veículos com até oito assentos. A intenção, segundo o vereador, é possibilitar o deslocamento dos juiz-foranos a baixo custo e com rapidez e ao mesmo tempo amenizar os congestionamentos.

O serviço será prestado exclusivamente por pessoas que já dispõem de permissão para explorar táxi. Cada interessado terá direito a apenas uma licença para o novo serviço. Quando estiver operando no sistema lotação, terá que afixar a denominação no para-brisa dianteiro junto com o destino que seguirá. A cobrança da tarifa se dará por passageiro e será definida pelo Executivo que levará em conta: aspectos sociais, itinerário percorrido, custo operacional e eficácia do atendimento. A regulamentação da matéria caberá ao Executivo.

Área Azul

O fracionamento da cobrança pelo uso da Área Azul e adoção de cartões com crédito são sugestões que o vereador Zé Márcio (PV) fez à secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), por meio de requerimento, que será apresentado no início das reuniões plenárias de março, na próxima semana.

A intenção é permitir cobranças por períodos de 15 minutos, que considera mais justas, uma vez que o usuário pagará efetivamente pelo tempo de utilização do serviço. O fracionamento seria facilitado por outra iniciativa: a instituição de cartões com crédito, o que tornaria o pagamento mais ágil e contornaria dificuldades, como falta de moedas e troco. O instrumento, semelhante ao já usado no transporte coletivo, pode ser recarregável.

Com informações da Câmara

ACESSA.com - Projeto prop?e t?xi-lota??o em Juiz de Fora