Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013, atualizada às 18h20

Custódio Mattos assume a Secretaria de Desenvolvimento de Belo Horizonte


Da Redação
Coletiva de Imprensa na Prefeitura de Belo Horizonte

O ex-prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos (PSDB), será empossado nesta sexta-feira, 1º de março, como secretário de Desenvolvimento de Belo Horizonte. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, pelo prefeito da capital mineira, Márcio Lacerda (PSB), durante uma coletiva de imprensa (foto).

Esta não é a primeira vez que o político juiz-forano ocupa um cargo na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), pois já exerceu o cargo na secretário-adjunto de Administração.

Além de Mattos, Lacerda também anunciou outros 31 nomes que irão compor a equipe da gestão 2013/2016 da Prefeitura de Belo Horizonte. Do total, 17 são secretários temáticos, nove secretários regionais e seis gestores de órgãos da administração indireta.

Em nota divulgada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte, Lacerda ressalta que a escolha dos nomes foi definida a partir da adoção de fatores como capacitação técnica e sensibilidade para administrar a cidade. Durante o pronunciamento, o prefeito da capital mineira afirmou que os escolhidos unem qualidades e virtudes que irão possibilitar fazer um grande trabalho de equipe, tendo como objetivo prioritário o cumprimento do programa de governo.

Com a nomeação de Custódio Mattos, a PBH passa a ter sete tucanos na administração, compondo assim a maior bancada. O segundo partido com maior representação é o mesmo de Lacerda, com cinco nomes. Os outros cargos foram distribuídos entre o PPS (2), PP (1), PDT (1), PSD (1), PTB (1), PR (1), PRB (1), PV (1), PT do B (1), coligação PSD/PTN/PSDC (1) e nove nomes não estão ligados a nenhum partido.

Confira a equipe completa:

  • Secretaria Municipal de Governo - Josué Valadão

Técnico em Telecomunicações e graduado em Administração de Empresas. Ocupa o cargo desde 2009. Antes, ocupou cargos de direção nas áreas de administração, finanças, sistemas de informações, comercial e negócios. Foi Superintendente de Desenvolvimento Empresarial da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento - Custódio Mattos

Formado em Direito pela UERJ, foi prefeito de Juiz de Fora, deputado estadual, federal e secretário de Estado de Desenvolvimento Social. Na Prefeitura de Belo Horizonte já ocupou o cargo de secretário municipal adjunto de Administração.

  • Secretaria Municipal de Saúde - Marcelo Teixeira

Graduado em Análises de Sistemas, ocupa o cargo desde 2009. Formado em Administração de Empresas, foi professor da UFMG, PUC, UNA e Newton Paiva e diretor e presidente do Conselho de Administração do Instituto Cultural Inhotim. Secretário de Estado da Saúde em 2006.

  • Secretaria Municipal de Planejamento - Leonardo Paolucci

Formado em Administração de Empresas com especialização em Negócios e Planejamento. Trabalhou em diversas empresas na iniciativa privada, especialmente na área de consultoria.

  • Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais - Marcello Abi-Saber

Ocupa a Secretaria de Relações Institucionais desde abril de 2010 e foi assessor do prefeito Marcio Lacerda de janeiro de 2009 a março de 2010.

  • Secretaria Municipal de Educação - Sueli Baliza

Mestre em Comunicação Social pela UFMG, é, desde outubro de 2011, presidente do Imec/UNI-BH, entidade mantenedora da UNI-BH. Foi reitora desse centro universitáriode março de 2005 a outubro de 2011.

  • Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura - José Lauro Nogueira

Graduado em Engenharia pelo Cefet-RJ e pós-graduado em Finanças pela PUC Minas. Ocupa o cargo desde junho do ano passado, quando também passou a acumular interinamente o cargo de diretor-presidente da Sudecap.

  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Carla Vasconcellos

Graduada em Engenharia Química, com mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e especialização em Engenharia Econômica. Foi secretária municipal de Meio Ambiente e Saneamento Urbano entre 2003 e 2004 e presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam).

  • Secretaria Municipal de Finanças - Marcelo Piancastelli

Graduado em Economia pela UFMG, mestre em Economia pela University of Manchester e doutor em Economia pela University of Kent, ambas na Inglaterra. Foi professor adjunto do Departamento de Economia da UFMG e do curso de Pós-Graduação do Departamento de Economia da Universidade de Kent e no MBA da Fundação Getúlio Vargas. Exerceu cargos na administração pública de Minas Gerais e do Governo Federal, tendo sido diretor do Ministério da Indústria e Comércio, do Tesouro Nacional e do Ipea.

  • Secretaria Municipal de Políticas Sociais - Gláucia Brandão

Licenciada em Educação Física pela UFMG, é mestre pela Universidade de Iowa e doutora pela Universidade de Wisconsin, nos EUA. Professora universitária e consultora educacional, foi deputada estadual e secretária municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer em Ribeirão das Neves.

  • Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - Daniel Nepomuceno

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva e pós-graduado em Ciências Políticas pela Universidade de Barcelona. Foi secretário adjunto de Estado de Defesa Social e, em 2009, assumiu a Coordenadoria de Defesa dos Direitos Humanos da Prefeitura de Belo Horizonte. É vice-presidente do Clube Atlético Mineiro.

  • Secretaria Municipal de Esportes e Lazer - vereador Bruno Miranda

Cirurgião dentista e servidor público licenciado do Estado de Minas Gerais. Fundador do Instituto de Defesa e Apoio ao Direito do Idoso, ocupou o cargo de segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

  • Secretaria de Segurança Urbana e Patrimonial - Hélio Santos Júnior

Coronel da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, foi comandante geral de 2006 a 2009. Tem o curso superior de Formação de Oficiais, é formado em Gestão Estratégica de Segurança Pública e pós-graduado em Gerenciamento de Pesquisas e Microempresas, cursa atualmente o curso de Direito na PUC Minas.

  • Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo - Camillo Fraga

Mestre em Administração pela UFMG, é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Governo de Minas. Formado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e em Relações Internacionais pela PUC, ocupava o cargo de diretor geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

  • Chefe da Assessoria de Comunicação Social - Régis Souto

Jornalista e publicitário. Ocupa o cargo desde 2009.

  • Controladoria Geral do Município - Cristina Fortini

Graduado em Direito e doutora em Direito pela UFMG. Professora adjunta da universidade, onde leciona na graduação e mestrado. É a atual controladora geral e já atuou como procuradora geral adjunta. Atua ainda como coordenadora da área de Direito Administrativo da Escola Superior da OAB-MG.

  • Procuradoria Geral do Município - Rúsvel Beltrame

Advogado e mestre em Direito do Estado e Direito Urbanístico pela PUC de São Paulo. Está na Procuradoria da PBH há 16 anos e foi procurador adjunto entre 2011 e 2012. Em julho do ano passado, assumiu a titularidade da pasta.

Secretarias Regionais

  • Secretaria de Administração Regional Barreiro - Wanderley Araújo Porto Filho

Formado em Publicidade e Propaganda, trabalhou na Câmara Municipal de Belo Horizonte e era o secretário regional adjunta do Barreiro desde janeiro de 2011, onde também gerenciou a execução do Orçamento Participativo.

  • Secretaria de Administração Regional Oeste - Neusa Fonseca

Ocupa o cargo desde 2009 e, antes disso, atuou na PBH como administradora da Regional Nordeste, secretária municipal adjunta de Indústria e Comércio, secretária regional de Serviços Sociais no Barreiro e secretária regional adjunta de Serviços sociais na região Leste.

  • Secretaria de Administração Regional Pampulha - Humberto Pereira de Abreu Júnior

Formado em Engenharia Civil, atua na PBH há 35 anos. Foi técnico de Estradas e chefe de divisão da Sudecap em Venda Nova, administrador da Regional Nordeste e trabalhou na divisão de obras da Coordenadoria das Regionais. Está na Regional Pampulha como engenheiro desde 1992 e, como secretário, há oito meses.

  • Secretaria de Administração Regional Leste - Elson Matos Costa

Formado em Direito e pós-graduado em Ciências Penais, é delegado geral de Polícia. Foi superintendente heral da Polícia Civil de Minas Gerais em 2003 e chefe do Departamento Estadual de Operações Especiais de 1997 a 2003.

  • Secretaria de Administração Regional Nordeste - Geraldo Magela Luzia da Silva

Engenheiro civil formado pela Ufop e mestre em Engenharia de Produção pela UFMG. Engenheiro concursado do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Já foi secretário regional de Venda Nova.

  • Secretaria de Administração Regional Noroeste - Cristiano Lamas Pereira

Advogado e pós-graduado em Marketing Político e também pós-graduado em Direito Tributário. Foi chefe de Gabinete Parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais por dez anos, atuando como interlocutor com organismos governamentais e a sociedade civil.

  • Secretaria de Administração Regional Norte - Elson Alípio Júnior

Formado em Serviço Social pelo Centro Universitário UNA. Trabalhou também na Câmara dos Deputados e na Secretaria de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais.

  • Secretaria de Administração Regional Venda Nova - Cláudio Sampaio

Administrador de Empresas e professor de Administração Eclesiástica. Entre 1995 e 2010, atuou como chefe de gabinete na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

  • Secretaria de Administração Regional Centro-Sul - Ricardo Ângelo

Formado em Administração de Empresas. Trabalhou na Câmara Municipal de Belo Horizonte e na Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude.

Administração Indireta – Empresas / Autarquias / Fundações

  • Fundação Municipal de Cultura - Leônidas José de Oliveira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), Mestrado em Restauração e Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico, Universidade de Alcalá de Henares, ES, RAE - Roma (2004). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo – Gestão do Patrimônio Cultural - Universidade de Valladolid (2005). Especialista em Gestão Pública da Cultura.

  • Fundação Zoo-Botânica - Jorge Espeschit

Ocupava até o momento a Secretaria de Administração Regional Nordeste. Foi Diretor do Parque das Mangabeiras, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Chefe de Gabinete da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Diretor do Jardim Botânico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte e Diretor de Planejamento e Monitoramento da Fundação de Parques Municipal.

  • Belotur - Mauro Werkema

Jornalista, psicólogo e administrador. Integrou a equipe fundadora da Secretaria de Estado da Cultura, foi diretor em Ouro Preto e em Minas Gerais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Foi secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, presidente da Belotur e, por três vezes, presidente da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes).

  • BHTrans - Ramon Victor César

Ocupa a Presidência da BHTrans desde o início da primeira gestão de Marcio Lacerda. Engenheiro Civil (UFMG) com especialização em planejamento de transportes urbanos (UFMG) em engenharia econômica (Fundação Dom Cabral). Exerceu funções técnicas e gerenciais no DER/MG, na extinta METROBEL, na secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e na Assessoria Técnica do Gabinete do Vice-Governador do Estado. É professor na PUC Minas e já atuou como consultor de empresas e organizações públicas.

  • Prodabel - Haldey Campolina Vidal

Foi Secretário de Administração Regional Norte desde 2011. É formado em Administração de Empresas. Trabalhou na Secretaria de Estado de Planejamento e na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

  • Urbel - Coronel Genedempsey Bicalho Cruz

Coronel da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais. Bacharel em Direto pela UFMG, foi diretor do Instituto de Previdência dos servidores Militares do Estado de Minas Gerais, presidente da Loteria do Estado de Minas Gerais e secretário de Administração Regional Municipal de Venda Nova, quando foi designado para coordenar a implementação da Guarda Municipal de Belo Horizonte. Na gestão anterior ocupou a secretaria de segurança Urbana e Patrimonial.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.