Prote??o SPF Saiba como utilizar esse recurso criado
para barrar emails forjados

Renata Cristina
Colabora??o

Um dos casos mais desagrad?veis quando falamos de spams ? um amigo comentar que recebeu uma propaganda ou uma mensagem estranha vinda do seu endere?o de email. O que acontece nessas situa?es ? que spammers dotados de um "esp?rito bagunceiro" camuflam o endere?o de email.

Com isso, os seus contatos passam a receber emails como se fossem seus, mas que na verdade s?o de especialistas em espalhar conte?dos diversos pela rede.

Quando isso acontece, o risco ? que o seu amigo n?o sabe que aquela mensagem ? falsa e que ali pode conter um v?rus. Ele confia no nome do remetente ? que, neste caso, infelizmente, ? o seu, e abre o email. A partir da?, vem a surpresa: mensagens com conte?do publicit?rio, pornografia ou at? v?rus.

Depois de lan?ar o anti-spam com cinco pol?ticas diferenciadas, o dispositivo de lista branca e negra e uma prote??o extra, o provedor ACESSA.com disponibiliza para os seus assinantes a prote??o SPF. O objetivo deste dispositivo ? evitar que essa situa??o de emails forjados aconte?a justamente com voc?.

Veja como o SPF funciona
Para entender como o SPF funciona ? preciso saber um pouquinho mais sobre envio e recebimento de emails. Vamos l?: todo email sai de um servidor que ir? bater na porta de outro. Ok? Ent?o, agora, voltando ao caso dos emails forjados, suponha que um spammer forje um endere?o de email do seu amigo no provedor.com (endereco_forjado@provedor.com).

O "Sender Policy Framework" que, traduzido do ingl?s para o portugu?s seria a "Estrutura de Policiamento de Rementente" permite que os endere?os forjados sejam identificados l? no recebimento do email pelo outro servidor. Como? O remetente forjador enviar? um email que n?o tem origem no servidor provedor.com, por exemplo. Ele captura o endere?o do provedor.com, mas n?o envia por aquele caminho e quando chega ao destino ? detectada a fraude.

Se voc? ativar esse recurso SPF na sua conta de emails o que vai acontecer ? que quando a mensagem desse spammer for emitida, o servidor da ACESSA.com perguntar? ao servidor do outro email se o servidor utilizado para o envio faz parte de sua rede. Se n?o fizer parte esse email, ? bloqueado, pois ser? considerado spam.

Saiba como ativar o SPF no seu email
1-V? at? a ?rea de assinantes ACESSA.com e selecione o link ANTI-SPAM:

2-Forne?a seu email e senha:

3-Selecione as pol?ticas anti-spam que deseja utilizar:

4) Abaixo, voc? ver? a op??o Utilizar Prote??o SPF.
? s? selecionar:


Se voc? ? usu?rio ACESSA.com e tem outras d?vidas sobre este assunto, envie um email para suporte@acessa.com ou entre em contato pelo telefone: 2101-2000, todos os dias, inclusive s?bados, domingos e feriados no hor?rio de 8h ?s 0h.