Juiz de Fora - MG

Quinta-feira, 31 de outubro de 2013, atualizada às 16h

Câmara Mirim de Juiz de Fora entrega propostas aos vereadores

Eduardo Maia
Repórter
Câmara Mirim

Uma solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 31 de outubro, marcou o encerramento dos trabalhos do projeto Câmara Mirim em 2013. A cerimônia contou com os representantes das nove escolas participantes e do presidente Júlio Gasparette (PMDB), além dos vereadores Rodrigo Mattos (PSDB) e Ana Rossignoli (PDT).

Durante a solenidade, o estudante Lucas Caetano de Souza, aluno da Escola Estadual Antônio Carlos, entregou ao presidente da casa, Júlio Gasparette, as propostas discutidas durante o ano de 2013.

Segundo o coordenador do Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara Municipal (CAC), Luiz Eugênio Ribeiro Bastos, durante todo o ano são realizadas várias oficinas de trabalho. "Os grupos de cada escola se reúnem para discutir e apresentar propostas para a apresentação à mesa diretora da Câmara. Cada uma conta com a participação de até 15 alunos e esses elegeram os 19 vereadores mirins", relata.

Bastos explica que o tema escolhido para este ano foi Segurança e Juventude. "Dentre as várias propostas  apresentadas, merece destaque uma que reforça a interatividade entre os jovens e o policiamento, seja a Guarda Municipal, a Polícia Civil, a Polícia Militar, no entorno das escolas públicas, aproveitando e muito as redes sociais e criando um relacionamento mais íntimo entre a juventude e os órgãos que cuidam da nossa segurança pública."

"Saber respeitar a opinião dos outros"

Câmara MirimEstudante da Escola Municipal União da Betânia, a aluna Mariane Cristina Santana Nogueira de Souza (foto ao lado), 16, fala sobre como o projeto auxiliou em sua formação. "A melhor experiência foi conhecer novas pessoas, saber respeitar a opinião dos outros, conhecer mais sobre cidadania, política, entender melhor sobre como é a rotina dos vereadores", conta.

Mariane pretende cursar Direito assim que terminar o ensino médio. Questionada se pretende continuar na vida política, ela afirma que "a experiência a ajudou muito a respeitar a opinião alheia, a ver como funciona a política, mas que prefere se dedicar ao curso", finaliza.

A coordenadora pedagógica da Escola União de Betânia, Neila Tomé, reforça o ideal do projeto em formar lideranças. "Tentamos descobrir as lideranças e incentivar. Fazemos um trabalho paralelo de descobertas de lideranças, através de representantes de turmas. E a partir do projeto da Câmara, teremos a continuidade e uma amplitude do que é fazer os meninos entenderem de democracia, cidadania e política", acredita.

Participaram da Câmara Mirim 2013 as Escolas Municipais Gabriel Gonçalves da Silva, Jerônimo Vieira Tavares, Dr. Paulo Japyassu, Rocha Pombo, União da Betânia, Dr. Adhemar Rezende de Andrade, Dom Justino José de Sant'anna, Escola Estadual Antônio Carlos e o Colégio Jesuítas.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.