Secretaria de Saúde intensifica o combate e a prevenção é febre maculosa em Juiz de Fora. Dois casos já foram registrados em 2008

Por

Quinta-feira, 21 de agosto de 2008, atualizada ?s 16h05

Secretaria de Sa?de intensifica o combate e a preven??o ? febre maculosa em Juiz de Fora. Dois casos j? em 2008



Daniele Gruppi
Rep?rter

Com o objetivo de combater e prevenir a febre maculosa em Juiz de Fora, a Secretaria de Sa?de intensifica o controle ? prolifera??o de carrapatos-estrela - que podem transmitir a doen?a a seres humanos -, atrav?s da aplica??o de carrapaticidas em cavalos pertencentes aos carroceiros.

Em Juiz de Fora, j? foram registrados este ano dois casos de febre maculosa, um suspeito e um confirmado, todos dois no bairro Linhares (ver mapas). Em 2007, foram quatro notifica?es, um em Santa Terezinha, dois no Progresso e um no Santa Luzia - destes quatro casos, houve uma morte no Progresso e uma no Santa Luzia.

O controle de carrapatos-estrela come?ou em abril e vai at? outubro. ? neste per?odo, de seca, que o carrapato se encontra nas fases de larva e ninfa, sendo menos resistentes a inseticidas e oferecendo maior risco ? transmiss?o da doen?a.

Segundo a Secretaria de Sa?de, 180 animais na cidade passam pelo controle. Os eq?inos recebem os cuidados a cada 20 dias. Os pontos de aplica??o da subst?ncia s?o os tradicionais de carro?a, como Tupi/ Francisco Bernardino, campo do Amamba?, Linhares, Manoel Hon?rio/beira do Paraibuna, Santa Luzia, Santa Rita, Progresso, Parque Guarani, Granjas Beth?nia, S?o Geraldo e Previdenci?rios (ver mapas).

Febre maculosa

A Secretaria de Sa?de informou que a febre maculosa ? causada por uma bact?ria chamada Rickettsia rickttsii, transmitida pela picada do carrapato-estrela. A bact?ria pode infestar cavalos, bovinos e, excepcionalmente, animais dom?sticos.

Para que ocorra a transmiss?o para o homem ? necess?rio que o carrapato infectado permane?a na pele da pessoa por mais de quatro horas. Os sintomas da febre maculosa s?o febre, dores no corpo, dor de cabe?a e prostra??o.

Do segundo ao sexto dia da doen?a surgem, geralmente, manchas avermelhadas no corpo, principalmente, pernas e bra?os com maior acometimento nas plantas dos p?s e palmas das m?os. A doen?a ? tratada com antibi?tico espec?fico, com bons resultados se o diagn?stico for realizado precocemente. Caso n?o seja, pode levar ao ?bito.