Por

Juizforanos j? sentem no bolso a alta dos alimentos Produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza tamb?m encareceram. A cada semana um item se destaca no ranking dos vil?es do or?amento


Daniele Gruppi
Rep?rter
16/05/2008

Os juizforanos que saem ?s compras j? observaram o aumento nos pre?os n?o s? dos alimentos, como tamb?m dos produtos de higiene pessoal e dos materiais de limpeza. A cada semana um item se destaca no ranking dos que mais encarecem.

No Guia do Consumidor, divulgado pela Prefeitura de Juiz de Fora, os produtos que lideraram nesta ?ltima semana, 12 a 15 de maio, foram a batata inglesa lisa, que sofreu um aumento de 101,01%. O iorgute de poupa de fruta, 95,80%, o aparelho de barbear 131,82% e o saco de lixo, 95, 65%.

Na semana anterior, 05 a 10 de maio, os vil?es foram o palmito, com o aumento de 140,08% e o f?sforo, 93,02%. O papel higi?nico pacote com quatro, subiu 109,47% e novamente, a batata inglesa apareceu. Desta vez, o ?ndice foi de 82,57%.

Segundo o economista Guilherme Ventura, o pa?s passa por um processo de aumento da infla??o. "No varejo os juros est?o contidos, mas no agroneg?cio, na ind?stria e no com?rcio a taxa chega a 15% ao ano", explica.

Em rela??o ? alta nos alimentos, Ventura d? outra explica??o. "H? uma infla??o no cen?rio mundial, pois no setor agropecu?rio a procura est? maior do que a oferta. Problemas na Austr?lia e na ?sia fazem a demanda crescer. O estoque est? baixo e, por isso, a press?o nos pre?os".

Ventura afirma que o consumidor j? sente os aumentos. "O ?ndice de infla??o era de 4,5% e nos ?ltimos 12 meses j? chega a 5%. "Se as pessoas n?o tiverem um reajuste salarial, h? uma corros?o no or?amento. As perdas s?o reais".

A propriet?ria de um mercado Maria In?s Freire Resende disse que o pre?o dos hortifrutigranjeiros t?m aumentado bastante. "Os clientes v?m aqui e reclamam. Acham que somos culpados. Mas, temos que repassar o pre?o de acordo com o Ceasa. Eles perguntam: o que est? acontecendo? Voc? est? ficando doida?".

Guilherme Ventura aconselha o consumidor a pesquisar os pre?os e sempre que poss?vel substitu?-los por marcas mais baratas. "Os juizforanos devem evitar os hortifrutigranjeiros que s?o sazionais". Entretanto, para Maria In?s, h? alimentos que s?o insubstit?veis. "A alimenta??o v?m em primeiro lugar", revela.

J? a auxiliar de servi?os gerais, Maria Concei??o de Almeida, d? aulas de como economizar. Ela afirma que percebe a diferen?a nos pre?os diariamente e que nunca faz compras em um s? lugar. "Se tem promo??o de farinha em um estabelecimento vou buscar, se a oferta ? de queijo em outro lugar passo l? tamb?m.

Maria da Concei??o conta que com a alta do p?o, passou a fazer broas e bolos em casa. Ela garante que ? uma boa solu??o. Ela diz que parou de consumir carne bovina e que s? compra frango. O consumidor pode tamb?m optar por outro concorrente, como o peixe e ovo.