Ensopado ? Ibitipoca

Receita era guardada a sete-chaves por uma dupla de amigos

S?lvia Zoche
06/06/2006

Imagine ter programado ficar um tempo determinado em Ibitipoca - cidade na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais -, no per?odo de frio, e ter decidido ficar mais um dia. Se alimentar ? algo crucial e para n?o gastar dinheiro em restaurante, a decis?o ? juntar tudo que sobrou na dispensa e fazer uma deliciosa refei??o - de prefer?ncia, que esquente o corpo.

Foi o que pensaram Sebasti?o Luiz Alves e Andr? Luiz Pereira Machado h? um bom tempo, numa viagem entre amigos. O resultado foi uma receita denominada Ensopado ? Ibitipoca, que Sebasti?o custou a passar para a esposa, e chefe de cozinha, Haline Maia, que conheceu anos depois. O detalhe. Ela teve que seguir ? risca o passo-a-passo, porque caso contr?rio, n?o seria mais o ensopado.

A receita leva batata, ling?i?a calabresa, ervilha, creme ou sopa de cebola, cebolas picadas, alhos amassados e pimenta ? gosto. O detalhe ? que Sebasti?o diz que n?o pode ficar muito cremoso. Apesar de Haline preferir sopas mais encorpadas, ela segue as recomenda?es do marido.

O sal Haline recomenda sempre, em qualquer receita, deixar por ?ltimo. Isso porque o sal ser? dosado de acordo com os ingredientes que j? foram colocados. Como o ensopado possui peda?os, Haline diz que n?o h? necessidade de ter acompanhamento, como os crutons. No mais, siga o passo-a-passo e aque?a seu inverno!