Sorvete com sabores ex?ticos Jil?, tapioca com leite condensado, p?talas de rosa, queijo s?o ingredientes de sorvetes que surpreendem

S?lvia Zoche
Subeditora
15/03/2008

Chocolate, morango, creme s?o sabores de sorvete cl?ssicos, mas que j? disputam a vez com outros inusitados. J? pensou em provar um sorvete de tapioca com leite condensando, ou de queijo com goiabada?

E que tal agu?ar o paladar com sorvete de jil?? N?o adianta fazer careta antes de experimentar e quem prova adora e pede mais, segundo um dos s?cios de uma sorveteria de Juiz de Fora, Marcelo Soares Assis.

Ele conta que s?o mais de 40 sabores e est?o sempre ? procura de novidades para atrair o cliente, inclusive em dias mais frios. "Quando a gente chegou aqui, em 92, os juizforanos n?o sa?am para tomar sorvete, agora a id?ia est? mudando".

N?o ? ? toa que para driblar as intemp?ries clim?ticas do ver?o, abalado por frentes frias, eles usam a t?tica de vender lanches e no inverno, montarem barraquinhas com comidas t?picas de festa junina.

E foi atrav?s da observa??o de um produto que os clientes mais gostam na festa junina que surgiu mais um novo sabor na sorveteria. "A gente viu que o bolo de tapioca com leite condensado era muito procurado. Por isso, resolvemos fazer o sorvete". E foi por conta da festa junina que outro sorvete fez sucesso e ? pedido at? hoje: sorvete de canjica.

Mas da id?ia at? a concretiza??o do novo produto, Marcelo diz que h? muita pesquisa e teste. Um dos passos do experimento ? fazer um doce que seja gostoso. "S? quando chegamos a um sabor ideal ? que chega ao p?blico final", comenta. O de jil?, por exemplo, passou por um teste de seis meses e foi lan?ado em dezembro de 2007 e deve ficar at? o pr?ximo ver?o. "J? estamos em teste com um novo sabor", diz Marcelo, que n?o revela o ingrediente principal da pr?xima inven??o.

Foto do sandu?che cortado ao meio Foto do sandu?che cortado ao meio

As inven?es v?m da mente do propriet?rio da sorveteria, Jos? Soares, pai de Marcelo, que conta que tudo come?ou quando o pai morava no Rio de Janeiro e possu?a uma bar. "Do lado, tinha uma sorveteria que ia fechar e meu pai resolveu comprar". A identifica??o com o novo neg?cio foi imediata e Soares come?ou a fazer v?rios cursos para entender sobre o empreendimento. Isso j? faz cerca de 35 anos, pelos c?lculos de Marcelo, que entrou para a empresa h? uns oito anos.

O primeiro sorvete ex?tico preparado por Soares, segundo Marcelo, foi o de p?talas de rosa, que fez muito sucesso, mas j? n?o est? mais entre as op?es da sorveteria. "A gente troca os sabores ex?ticos, para n?o saturar e atrair os clientes com novos sabores", diz Marcelo.

Foto de caldas e guloseimas para sorvetes Foto do confetes de chocolate

Marcelo confessa que os clientes ficam desconfiados com as novidades, mas Marcelo garante que ? s? tirar uma "provinha" do sorvete ex?tico para cair no gosto de todos. "Teve um senhor que levou um pote de sorvete de jil? para o trabalho e depois que todo mundo comeu, ele falou qual era o sabor. Se n?o fossem os peda?os do jil?, eles n?o iam acreditar". Para quem n?o gosta de se atrever em um mundo desconhecido, pode come?ar mais devagar, com frutas como cupua?u, graviola e a?a?. Assim, o paladar vai se acostumando com as novidades.

Foto de balas de jujuba Foto castanhas mo?das

Para finalizar e dar ainda mais sabor, qual self service de sorvetes n?o tem guloseimas e caldas mais diversas para incrementar o paladar? Calda de morango, chocolate, chantilly, leite condensado, tutti frutti, balas de goma, castanhas, granulados... Tudo para deixar o que j? ? gostoso, ainda mais colorido e atraente.


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.