Tra?ra sem espinha Receita da Tia Nicinha completa mais de 30 anos de tradi??o em Juiz de Fora e ? uma ?tima pedida para a Sexta-feira Santa

Renata Solano
*Colabora??o
20/03/2008
ACESSA.com multim?dia

Imprima esta receita

Veja outras receitas:

Com a Semana Santa em vista, especialmente, a Sexta-feira da Paix?o, o s?bado de aleluia e o domingo santo, escolher o prato principal obedece crit?rios impostos pela cultura cat?lica. N?o comer carne ? um dogma, a solu??o ? cozinhar comidas como peixe e ovos. Por isso, nossa equipe vai dar uma m?ozinha e ensinar a fazer a tradicional tra?ra sem espinha da Tia Nicinha.

E, quem vai ensinar todos os cuidados desta deliciosa receita ? a pr?pria Tia Nicinha, culinarista e propriet?ria de um restaurante na cidade, Eunice Pires da Silva. O prato j? virou tradi??o. No ?ltimo dia 10 de mar?o completaram-se exatos 31 anos em que ela agrada o paladar com a receita entre os juizforanos.

"Trabalho com outros tipos de comida, mas esta ? especial pois como fui criada na ro?a, sempre comia os peixes que pescava e a tra?ra quase sempre estava nas nossas mesas. Al?m disso, ? o prato principal do restaurante, o mais vendido, o mais procurado e o mais elogiado", comenta.

Tia Nicinha lembra que aprendeu a fazer a tra?ra com um amigo de seu marido. "Quando vim para Juiz de Fora, ele me disse que sabia fazer uma tra?ra sem espinha e eu n?o acreditei, ent?o ele me ensinou. Na verdade ele s? tirava a espinha principal e maior do peixe, mas fui me aperfei?oando com o tempo", diz.

Dica para tirar a espinha
Segundo Tia Nicinha, a dica ? tirar a espinha grande, cortar o peixe em postas e tirar de cada uma as espinhas que sobraram, mas ? preciso ter cuidado para n?o desmanchar o peixe, pois a carne da tra?ra ? bem macia.

Anote a receita

Foto travessa com arroz, salpic?o e tra?ra Voc? vai precisar de uma tra?ra, dois lim?es, tempero a gosto, farinha de trigo e uma panela com ?leo quente para fritar. Tia Nicinha comenta que o tempero ela mesma faz. "Com sal, alho, manjeric?o e louro, fa?o o tempero para ficar com gosto bem caseiro", revela.

Primeiro, ? preciso pegar o peixe sem a espinha (dica de como tirar dada acima) e colocar em uma vasilha. Antes de temperar, a dica da culinarista ? lavar com um pouco de ?gua corrente. Depois molha toda a carne do peixe com lim?o e tempere da forma que desejar, mas a cozinheira comenta que n?o se deve deixar a tra?ra muito tempo de "molho" no tempero, pois a carne ? muito macia e pega gosto r?pido. "Se ficar muito tempo a carne pode endurecer um pouco", comenta.

Depois de temperada, a tra?ra deve ser passada na farinha de trigo para dar a o efeito de ? milanesa. Logo em seguida, deve ser frita em banha bem quente. "O tempo de fritura depende do gosto da pessoa, tem gente que prefere mais morena, ent?o deixa mais tempo", ensina Tia Nicinha.

Depois de frita, a tra?ra deve ser retirada da panela com o auxilio de uma escumadeira e a pessoa deve deixar escorrendo um pouco da gordura. Depois monte o prato. A dica da culinarista ? arroz branco ? piamontese com salpic?o ou salada completa.

O peixe

A tra?ra ? um peixe carn?voro de ?gua doce, por isso, segundo a culinarista, ? um peixe saboroso. "H? muita diferen?a entre os peixes do mar e os de rios e a?udes, pois os peixes de ?gua doce t?m um gosto mais suave e mais doce tamb?m", afirma a culinarista.

Tia Nicinha comenta que j? tem fornecedor fixo, mas que sempre toma os devidos cuidados na hora de comprar o peixe. "Muita gente n?o sabe, mas ? preciso alguns crit?rios na hora de comprar o animal. Geralmente ? preciso verificar se os olhos est?o bem vivos, com ar brilhoso; se as guelras est?o com um vermelho vivo, se o corpo est? rijo e el?stico ao toque, se a pele est? lustrosa e as escamas resistentes", descreve.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.