Dan?a para entrar em forma Movimentar o corpo ao som de ritmos t?picos do ver?o ? a melhor maneira de entrar em forma. Aproveite o Carnaval e cai na folia para emagrecer

Marinella Souza
*Colabora??o
10/01/2008

Sol, ver?o, carnaval e todo mundo querendo entrar em forma para curtir os dias de folia. Essa mistura pode ser perigosa, mas, com os cuidados adequados, ? poss?vel juntar tudo isso num pacote s?.

Ficou confuso? Mas ? verdade. Aproveitar os ritmos do ver?o para entrar em forma ? uma realidade que toma conta das academias de Juiz de Fora durante todo o ano, em especial, nas v?speras do carnaval.

Essa ? uma alternativa bastante eficiente na luta contra a balan?a, mas a professora de educa??o f?sica, Lucilene Trifilio (foto abaixo), alerta sobre a import?ncia de se fazer uma avalia??o antes de come?ar a dan?ar.

"Nenhuma atividade f?sica deve ser feita sem uma avalia??o m?dica. Al?m disso, n?o d? para ficar o ano todo parado e querer fazer tudo no ver?o e exagerar na dose", diz.

A professora explica que as aulas de ax?, samba e forr? s?o uma maneira divertida de manter a forma. "? uma varia??o de exerc?cio, ? mais diversificada, mais gostosa porque sai da rotina dos ritmos comuns nas academias de gin?stica".

Foto de Lucilene Trifilio Uma aula de dan?a ? importante para o condicionamento f?sico, o equil?brio, a coordena??o motora e a perda de peso. "Mas como toda atividade f?sica, deve estar associada a uma alimenta??o saud?vel", ressalta.

Segundo Lucilene, em uma hora de aula de dan?a, a pessoa elimina, em m?dia, 400 calorias. Mas o professor de educa??o f?sica, Marcelo Dias Vale (no v?deo), arrisca um pouco mais. "Eu dou uma aula mais puxada, acredito que uma pessoa que transpire mais um pouco, elimine cerca de 480 a 500 calorias".

Uma terapia

Embora discordem quanto ao n?mero de calorias eliminadas, os professores s?o categ?ricos ao afirmar que as aulas de dan?a s?o uma terapia.

Segundo Lucilene, algumas pessoas s?o mais t?midas e acabam se soltando nas aulas. "Normalmente, esse tipo de aula ? mais procurado pelos mais jovens, mas ? muito comum que os adultos acabem seduzidos pelo ritmo e pela alegria das aulas e, uma vez l? dentro, acabam esquecendo a timidez".

Marcelo refor?a o coment?rio. "Como as aulas s?o bem alegres, as pessoas se soltam mais. O ambiente ? muito descontra?do". Paula Moura, de 27 anos, pratica esse tipo de dan?a h? mais de sete anos e n?o abre m?o do exerc?cio.

Foto de Paula Moura "Vejo a dan?a como uma forma de relaxar f?sica e emocionalmente. Depois que comecei a fazer, melhorei meu equil?brio, minha coordena??o motora... tudo fica melhor. ? sem compara??o", afirma.

Segundo os professores, qualquer pessoa pode fazer uma aula de dan?a, mas ? preciso considerar a idade, o biotipo, o tipo de vida que a pessoa leva e seu hist?rico. "?s vezes, uma pessoa est? em idade mais avan?ada, mas est? acostumada a praticar exerc?cios, a? ag?enta a aula numa boa. Mas o inverso tamb?m acontece", comenta Lucilene.

Marcelo acrescenta: "n?o existem muitas contra-indica?es para dan?ar, a menos que a pessoa tenha alguma les?o no joelho, por exemplo, porque ? um exerc?cio de muito impacto".

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF