Alimenta??o adequada garante ver?o saud?vel Na esta??o mais quente do ano, deve-se ingerir muito l?quido e ter cuidado redobrado com o preparo e conserva??o dos alimentos

Daniele Gruppi
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o
13/01/2009

No ver?o, os cuidados com a alimenta??o devem ser redobrados. Como nesse per?odo aumenta-se a transpira??o para manter a temperatura corporal, perde-se mais ?gua e sais, que precisam ser repostos adequadamente.

Segundo a nutricionista Cl?udia Montian?le de Castro (foto abaixo), ? necess?rio ingerir bastante l?quido. "O melhor ? optar por ?gua, sucos de frutas naturais, ?gua de coco e vitaminas. Al?m de hidratarem mais, fornecem vitaminas e minerais." Para ela, os refrigerantes e as bebidas alco?licas devem ser evitados.

Aconselha-se alimenta??o em pequenas quantidades e v?rias vezes ao dia com intervalo de tr?s horas. Cl?udia explica que o fracionamento da dieta ? importante para o controle da fome, melhor digest?o e aproveitamento dos alimentos.

"Se a pessoa ficar muito tempo em jejum, o organismo come?a a poupar energia e diminui a taxa de metabolismo basal. Se as refei?es forem fracionadas, o organismo vai gastar mais energia para digerir os alimentos e a taxa metab?lica basal n?o ir? diminuir. Alimentando-se de maneira fracionada, evita-se um longo tempo de secre??o ?cida no est?mago, sem ter algum alimento para digerir."

? importante tamb?m atentar para o preparo dos alimentos. A nutricionista afirma que as verduras devem ser bem lavadas com ?gua corrente e depois deixadas de molho entre 15 e 20 minutos numa solu??o com hipoclorito de s?dio (ou ?gua sanit?ria). Em seguida, ? necess?rio lavar com ?gua filtrada e escorrer. Os cuidados tamb?m s?o v?lidos para os legumes, como beterraba, cenoura e batata. "? preciso lav?-los bem antes de descasc?-los."

frutas saladas legumes

A pia utilizada na lavagem dos alimentos requer uma boa higieniza??o para que os res?duos n?o contaminem outros alimentos. Cl?udia diz que as t?buas para o preparo da carne n?o devem ser de materiais porosos como a madeira, pois permitem a penetra??o de microorganismos. "Deve-se escolher as de polietileno. Para limp?-las, o ideal ? utilizar uma esponja grossa com amon?aco misturado com lim?o para remover toda a gordura fixada. Ap?s a opera??o ? que o objeto deve ser lavado."

A nutricionista orienta n?o armazenar alimentos crus misturados com os cozidos. "Se conservados juntos, o resultado pode ser uma contamina??o cruzada. Esse ? pior tipo de contamina??o e ? muito mais frequente do que imaginamos."

Riscos

O consumo de alimentos n?o indicados pode desencadear Doen?as Transmitidas por Alimentos (DTA). "Elas ocorrem quando micr?bios prejudiciais ? sa?de, parasitas ou subst?ncias t?xicas s?o transmitidas ao homem por meio do alimento."

De acordo com Cl?udia, os sintomas mais frequentes das DTA s?o diarreia, v?mito, c?lica, n?usea e febre. "Para adultos sadios, a doen?a pode durar poucos dias e n?o deixa sequelas. J? para as crian?as, as gr?vidas, os idosos e as pessoas doentes, as consequ?ncias podem ser mais graves, levando inclusive ? morte".

Intoxica??o alimentar

foto da Cl?udia No ver?o, s?o comuns os quadros de intoxica??o alimentar. Como a temperatura ? mais elevada nessa ?poca do ano, os alimentos frios, que devem ser armazenados a uma temperatura de quatro a dez graus, perdem a temperatura rapidamente.

A nutricionista afirma que a intoxica??o alimentar normalmente aparece ap?s a ingest?o de alimentos ou bebidas contaminadas por agentes patog?nicos como bact?rias, v?rus ou parasitas. Os tr?s tipos de contamina??o mais comuns s?o pelas bact?rias salmonela, clostridium e estafilococcus. Cl?udia explica que a salmonela contamina as carnes antes mesmo do animal ser abatido. "O cozimento completo das carnes acaba completamente com as bact?rias nocivas. Quando a carne n?o atinge a temperatura e tempo corretos de cozimento, existe a possibilidade da bact?ria sobreviver, o que pode representar um risco ao ingeri-la."

O estafilococcus est? presente nas m?os, unhas, cabelos e pele do manipulador de alimentos. Portanto, ? preciso uma higiene rigorosa para que esse tipo de contamina??o n?o ocorra. O clostridium est? presente no ar, na poeira e no ch?o. ? disseminado pelas moscas e sobrevive ? fervura durante horas seguidas. "Em temperatura abaixo de 20?C ou acima de 60?C, a bact?ria se mant?m inativa. Por?m, entre esses dois limites ela se multiplica rapidamente, contaminando o alimento."

V?timas de intoxica??o

Em Juiz de Fora, 54 pessoas foram v?timas de intoxica??o alimentar. Elas se sentiram mal ap?s consumirem maionese caseira servida em sandu?ches em um trailer na rua Evaristo Veiga, no bairro Benfica, no ?ltimo s?bado, dia 10 de janeiro. Deste total, 13 crian?as ainda est?o hospitalizadas na Santa Casa de Miseric?rdia e dois adultos internados na ?ltima madrugada est?o em observa??o na UBS de Benfica.

O chefe do Departamento de Vigil?ncia Sanit?ria, Ivander Matos Vieira, afirma que existe, desde 2003, uma resolu??o estadual que pro?be a comercializa??o de maionese caseira. Somente ? permitida aquela que ? industrializada e embalada em sach?s.

Para Cl?udia, quando a pessoa for se alimentar fora de casa, ela deve observar as condi?es de higiene do estabelecimento e se h? o controle de temperatura dos alimentos cozidos. "Se ocorrer a intoxica??o alimentar, o melhor ? procurar um m?dico, hidratar e fazer repouso", orienta.