• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Thaís Coutinho Thaís Coutinho 19/6/2010

    Soja - o grão de ouro

    Foto de soja em grãoTodo alimento considerado funcional deve sua fama a algum composto que trabalha duro para garantir a saúde. E quando o assunto é soja, a estrela da vez é a isoflavona.

    As isoflavonas têm ação semelhante à do hormônio feminino. Por este motivo tem a capacidade de amenizar a tensão pré-menstrual, os sintomas da menopausa e até mesmo a osteoporose, que atinge as mulheres principalmente no climatério. Por isso esta substância é recomendada como coadjuvante no tratamento dos sintomas da menopausa, já que ajuda a diminuir os "calores", sintoma típico deste período. Porém é importante lembrar que o consumo moderado do alimento, embora não substitua a terapia de reposição hormonal da menopausa, pode potencializar seus efeitos benéficos.

    É importante falar também sobre a proteína que encontramos na soja. Esta é de melhor qualidade do que as encontradas na carne vermelha e com uma enorme vantagem: a leguminosa não tem gordura saturada e por isso, é ótima aliada do coração.

    Nem todo produto que se apresenta como “de soja” dá a garantia de que será benéfico para a saúde. Isso porque a concentração de proteínas e de isoflavonas varia de acordo com a semente usada e com as condições de plantio. O processamento dos grãos também faz diferença. Por isso quanto menos o produto for industrializado melhor.  O ideal é consumir o grão in natura.

    De acordo com a Associação Americana do Coração a soja tem a capacidade de reduzir consideravelmente as taxas de colesterol. Os altos índices de colesterol ruim estão associados ao entupimento de veias e artérias e a consequentes doenças cardíacas. Nesse sentido, o grão é um ótimo aliado para manter o coração em ótimo funcionamento.

    Estudos mostram também que o gérmen da leguminosa é eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares em mulheres na pós-menopausa. As isoflavonas, especificamente, a genisteína e a daidzeína, desempenham um papel importante na prevenção de doenças crônicas, tais como osteoporose, doença do coração, câncer e diabetes. Além da ação das isoflavonas, o grão é rico em cálcio, mineral que fortalece e mantém a saúde dos ossos e dentes.

    As fibras da leguminosa exercem papel importante na regulação dos níveis de glicose no organismo: elas conseguem retardar a absorção dos açúcares, evitando picos de glicose no sangue. Esta ação é fundamental no controle de diabetes.

    Mas, é importante não exagerar na dose. De acordo com a Agência de Vigilância Sanitária recomenda-se o consumo de 25 gramas de proteína de soja para ter todos os benefícios que este grão oferece. Isso equivale a 60 gramas.  O consumo excessivo pode causar flatulência, o que é muito comum a todas as leguminosas.

    Nenhum alimento é milagroso. Todos em quantidades adequadas, promovem a alimentação saudável.

    Sorvete de maracujá com soja

    Ingredientes:

    • ½ xícara de chá de suco concentrado de maracujá
    • 1 xícara de chá de SupraSoy sem lactose
    • 1 xícara de chá de açúcar
    • 1 xícara de chá de água gelada

    Preparo:

    Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Despejar a mistura em uma forma de gelo e levar ao freezer por aproximadamente 2 horas. Retirar do congelador, deixar à temperatura ambiente por 10 minutos, desenformar e servir imediatamente. Rende 10 porções pequenas.


    Thaís Coutinho é Nutricionista e Personal Diet

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.