É preciso sentir dor muscular após o treino?
Será que realmente é preciso sentir a dor depois do treino para o estímulo do exercício ser efetivo? Sem dor não há resultado? São muitas dúvidas sobre essas dores e vou esclarecer abaixo.
Em parceria com o professor Daniel Hassen (@dhtreinador), resolvi abordar esse tema que persiste no meio do exercício físico.
Com certeza, quem frequenta academia já escutou a celebre frase: "No pain, no gain", ou seja, sem dor não há ganho. Apesar desse mantra já estar muito enraizado no dia a dia das academias, hoje a ciência nos mostra que não é bem assim. Não é preciso sentir aquela dor insuportável para que tenha resultado.
É possível ter resultados satisfatórios, se exercitando em intensidades moderadas a alta, sem a necessidade de ter que ter que chegar ao seu limite ou tendo que superar a dor. Normalmente, a dor surge em até oito horas após o exercício e faz você acordar todo “duro”. Tem pico de 24 a 72 horas depois da atividade e pode durar dias. Além da dor, também pode ocorrer a perda de mobilidade, dor à apalpação e espasmos musculares.
Na realidade, o mais importante é que você encontre alguma atividade que lhe gere prazer e lhe faça se exercitar várias vezes na semana. Somente com a prática regular de exercícios físico é que o corpo irá se adaptar para que você obtenha os mais diversos benefícios para a sua saúde (diminuição da pressão, controle da glicose sanguínea, emagrecimento, melhora do sono, etc).
Antigamente ficávamos reféns apenas da musculação, mas hoje esse quadro está modificando. Todos os anos o Colégio Americano de Medicina Esportiva (uma das maiores entidades a respeito de exercício físico do mundo) emite um relatório sobre as tendências fitness. E nos últimos anos o que vem se destacando são: treinamento em grupo; treinamento funcional; treino suspenso; treinamento em circuito; HIIT e o uso de tecnologias (relógios inteligentes e aplicativos).
Hoje temos a nossa disposição uma grande diversidade de tipos de aulas e de treinamento, então escolha aquela que te dê maior satisfação e prazer, que os resultados certamente virão!
Para evitar ou minimizar essas dores é só você seguir as 3 dicas abaixo:
Respeite seus limites
Procure um educador físico
Descanse entre os treinos.
Não fique parado!
Encontre a modalidade que mais lhe agrada e pratique regularmente.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!