Quinta-feira, 14 de novembro de 2013, atualizada às 17h40

Campanha de Natal para idosos é lançada em Juiz de Fora

Laura Lewer
*Colaboração
Comissão do Idoso realiza campanha

Na tarde desta quinta-feira, 14 de outubro, a Comissão Permanente do Idoso da Câmara Municipal lançou a primeira edição da campanha Faça um idoso ainda mais feliz neste Natal. A campanha tem o objetivo de arrecadar presentes para cidadãos da terceira idade carentes, que moram em instituições de longa permanência. Até agora, cinco unidades estão cadastradas: Abrigo Santa Helena, Fundação João de Freitas, Casa de Repouso Madre Maria São Miguel, Lar de Idosos Luiza de Marilac e Conselho Central Diocesano da Sociedade São Vicente de Paulo.

No encontro, estiveram presentes os vereadores e membros da comissão, Isauro Calais (PMN) e Rodrigo Mattos (PSDB), além do presidente da Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC), João Batista da Silva, e membros da Comissão Especial do Idoso e demais vereadores. Além da apresentação da campanha, o grupo de coral Recordando em Serenata se apresentou. Segundo o presidente da comissão, a campanha tem o objetivo de valorizar o idoso. "Quando nasce uma criança, quebra-se uma parede, transforma-se a casa. Já quando uma pessoa chega a terceira idade, ela é jogada, colocada em um cantinho. Essa é uma realidade na nossa sociedade. Muitas dessas pessoas estão nos abrigos e, se não fossem por eles, elas estariam abandonadas", lamenta Calais.

A partir da segunda-feira, 18 de outubro, uma árvore de Natal será colocada no saguão da Câmara Municipal. Distribuídos na árvore, estarão cartões com o primeiro nome de idosos, suas instituições e um espaço para o doador assinar. A doação, reforça Isauro, é de presentes, não de alimentos. A intenção é que os idosos se sintam felizes e lembrados. Espera-se objetos como roupas, batons, perfumes, pantufas, toalhas, etc. "Nós queremos fazer o Natal do idoso e convidar a todas as famílias de Juiz de Fora para que elas também façam", afirma Calais, que acredita que a campanha, que vai até o dia 13 de dezembro, será um sucesso. A data de entrega dos presentes ainda será decidida, mas o presidente convida a todos os juiz-foranos a entrarem na campanha.

2013 Recordando em Serenata

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Júlio Gasparetti, 2013 teve ótimos momentos na luta pelo bem-estar do idoso. "Podemos afirmar que Juiz de Fora teve um ano muito especial", afirma. Calais reforça a opinião, apontando que, segundo a revista Exame, a cidade está na 14ª posição, entre as 100 melhores cidades para se envelhecer no Brasil. Mas se depender da comissão, a história não para por aí. "Vamos fazer com que Juiz de Fora seja a melhor cidade para os idosos", afirma Isauro. 

*Laura Lewer é estudante do 6º período de Jornalismo do CES/JF

ACESSA.com - Campanha de Natal para idosos ? lan?ada em Juiz de Fora