Aromaterapia e cromoterapia Óleos e essências que combinam aromas e cores para o bem estar e para a promoção dos bons fluidos

Renata Solano
*Colaboração
25/01/2008

Tratar da saúde com remédios convencionais é a indicação de todos os médicos, mas cuidar da alma e do espírito à base da alquimia é uma indicação dos místicos. Por que não tentar?

A Alquimia está baseada na busca pelo conhecimento da natureza através do estudo de elementos de química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina, misticismo, e religião. A partir surgem tratamentos com os aromas e cores, por exemplo.

"O tratamento com base no aroma é denominado aromaterapia e consiste no uso do efeito que os aromas de plantas, sementes, flores, frutas e ervas são capazes de provocar no indivíduo", explica a proprietária de uma loja mística, Rita Dornellas.

O tratamento com base nas cores, denominado cromoterapia, representa a utilização das cores na cura de doenças. Segundo Rita, cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica.

"Os tons de vermelho, por exemplo, representa calor e, portanto, traz mais vida e alegria para a pessoa, sendo uma cor indicada no tratamento de depressão. O verde é uma cor mais calma e traz tranqüilidade para o ambiente", explica Rita.

Óleos essenciais e essências

O uso da aromaterapia pode ser unido ao uso da cromoterapia, como é o caso das essências e óleos para corpo e para ambiente. Para isso, é preciso fazer a distinção prévia entre o que é o óleo e o que é a essência.

Os óleos essenciais são o primeiro extrato obtido de várias partes da planta aromática. São voláteis e se constituem como matéria prima de diversos fármacos, cosméticos e alimentos.

As essências representam a composição de substâncias naturais ou mesmo a elaboração de óleos essenciais em laboratório. Elas são um líquido muito volátil e sem viscosidade.

O uso do aroma
foto aromatizante foto aromatizante foto aromatizante

Que o cheiro provoca lembranças de alguma comida, de alguma pessoa querida ou mesmo de algum momento do passado isso não é novidade! O aroma tem pode enorme sobre o cérebro humano.

Por isso, é importante deixar o ambiente sempre com um bom cheirinho, para que ele represente um momento de paz, harmonia, aconchego e conforto, por exemplo. O papel do aroma é ainda maior, existem odores que têm funções que você nem pode imaginar!

Seja para facilitar a adaptação de fuso horário, para ajudar na prevenção às doenças, para espantar insetos e mosquitos, para aclamar, ajudar na sedução, aumentar a produtividade, seja para o que for, existe um aroma especial para você, confira algumas sugestões de Rita:

  • abacaxi - fortalece os relacionamentos como amizade e amor, é indicado para encontros sociais e familiares
  • alecrim - ajuda na concentração e memória, além de oferecer maior nitidez nos pensamentos e nas dúvidas
  • alfazema - limpa as energias negativas do ambiente
  • arruda - afasta as energias ruins de perto da pessoa, oferecendo maior proteção pessoal
  • baunilha - barra sentimentos negativos como a inveja e é uma essência afrodisíaco, proporcionando, dessa forma, solução para os problemas e desentendimentos amorosos
  • camomila - desperta sentimentos como confiança, calma e tranqüilidade, oferecendo relaxamento para os ambientes carregados. Indicado para o combate à insônia
  • canela - traz sentimentos melhores, renovando o espírito da pessoa que está triste ou com depressão
  • cravo - atrai boa sorte, especialmente em transações comerciais
  • erva doce - transmite fé, força e coragem, trabalhando com sentimentos como a memorização e a ansiedade
  • flor de laranjeira - aumenta o magnetismo pessoal, oferecendo maior sensação de bem estar físico e emocional
  • gengibre - reanime e revigora, sendo, portanto, um excelente tônico
  • jasmim - inspira sentimentos e traz sensação de purificação e vigor
  • lavanda - trabalha no cérebro como um anti-depressivo natural
  • rosa branca - traz charme e encantamento

"A gente trabalha com as cores junto dos aromas, porque é preciso conhecer o que casa essência representa, mas é necessário trabalhar a vibração das cores para fortalecer o funcionamento dos óleos e sprays de aroma", orienta Rita.

E, se os aromas possuem mil funções, conheça um pouco mais sobre o poder das cores no cérebro e no corpo humano! Saiba que existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, otimistas, serenas e tranqüilas, confira algumas dicas:

  • preto - geralmente é uma cor relacionada ao luto e à morte, mas é uma cor que representa a dignidade, o mistério e a fantasia
  • branco - é uma cor que transmite a paz, a sensação de calma e de pureza. Significa inocência e pureza
  • bege - cor que transmite calma e passividade
  • vermelho - cor da paixão e do sentimento, portanto, traz bons fluidos para o ambiente, renovando as energias, mas traz inquietação
  • verde - transmite sensação de frescor, esperança e calma
  • rosa - representa a beleza, a saúde, a sensualidade e também o romantismo
  • amarelo - transmite calor, luz e descontração e, simbolicamente, está associado à prosperidade. É também uma cor energética, ativa que transmite otimismo
Modo de usar

foto aromatizante As essências e óleos podem ser utilizadas em velas, reachauds, sachets, difusores com água, ou mesmo em sprays. É preciso tomar cuidados porque gosto é uma coisa muito particular, portanto, o indicado é que seja verificado o gosto das pessoas que moram na casa.

É indicado, também, ver a ventilação e o tamanho do cômodo da casa onde vai ser aplicado o aroma, além disso, deve ser evitada a mistura de várias essências em um mesmo ambiente, pois pode ficar enjoativo. E, a dica é de que, se a essência for muito forte, pode ser diluída em um pouco de água.


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.