Duarte Vilella assume chefia geral da Embrapa

Por

Duarte Vilela assume chefia geral da Embrapa O "casamento" com a Embrapa ? antigo. Ele entrou na empresa em 1976 e j? esteve na chefia geral entre 2000 e 2004


Daniele Gruppi
Rep?rter
05/09/2008

O pesquisador Duarte Vilela assume, em setembro deste ano, a chefia geral da Embrapa Gado de Leite, cargo que ocupou nos anos entre 2000 e 2004. Criado em fazenda leiteira, sempre teve liga??o com o agropecu?ria, tra?ando uma trajet?ria de sucesso no ?rea.

O casamento com a Embrapa ? antigo. Ele se formou em agronomia na Universidade Federal de Vi?osa (UFV), em 1975, e ingressou na empresa em 1976. Exerceu os cargos de chefe-geral, chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento e l?der da ?rea de alimenta??o animal.

Conseguiu implementar o Projeto "Plataforma Tecnol?gica do leite", sobre o qual fala com orgulho. "O objetivo era identificar as restri?es t?cnicas econ?micas e institucionais ao desenvolvimento do setor leiteiro nos segmentos de produ??o e ind?stria nas cinco regi?es do pa?s. Envolveu mais de cem institui?es". Ele revela a inten??o de retomar o programa a partir de 2009.

Vilela foi ainda assessor da FAO (?rg?o das Na?es Unidas para agricultura e alimenta??o), assessor do CNPq, conselheiro t?cnico da Associa??o Brasileira de Criadores de Zebu, consultor cient?fico de diversas revistas especializadas e participou ativamente em diversas institui?es de fomento ? pesquisa agropecu?ria. Nos indicadores de produ??o cient?fica e tecnol?gica nos ?ltimos dez anos destacou-se na publica??o de 154 trabalhos.

De 2005 a 2007, foi coordenador geral de Apoio ?s C?maras Setoriais e Tem?ticas, do Minist?rio da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento (Mapa) e secret?rio-executivo do Conselho do Agroneg?cio no mesmo minist?rio.

Quando deixou o cargo em Bras?lia, foi convidado para concorrer ? chefia geral na Embrapa. Para estar de volta ao posto, passou por um ?rduo processo de sele??o que envolveu outros dois candidatos e durou sete meses.

Vilela tem mestrado e doutorado em Zootecnologia pela UFV. Apaixonado pela bovinocultura de leite, o pesquisador acumulou uma vasta experi?ncia no agroneg?cio e sente-se ? vontade para liderar novamente as atividades na Embrapa e tamb?m para falar sobre suas principais metas.

Ciente dos novos desafios, ele pretende investir na qualidade do leite; aumentar a produtividade animal e por ?rea; reduzir a depend?ncia de insumos importados e criar alternativas de alimenta??o para o bovino e viabilizar a constru??o de uma pecu?ria efetivamente sustent?vel, priorizando projetos que avaliem os impactos da atividade leiteira no meio ambiente e minimize tais impactos.