• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Auto-massagem para relaxar Esse tipo de massagem é uma ótima alternativa para quem não
    tem tempo de procurar um especialista

    Marinella Souza
    *Colaboração
    03/04/2008

    A auto-massagem relaxante é uma das muitas maneiras que existem de se massagear o corpo. É uma massagem com ênfase na pele e nas articulações, composta por movimentos contínuos ao longo do corpo. Segundo o professor de tai chi chuan, Cornélio Martins Marques (foto ao lado), a pele é o nosso órgão mais importante, daí ser o foco desse tipo de massagem. "A pele é nossa proteção e também uma forma de contato com o mundo exterior", diz.

    Cornélio explica que as situações de trabalho, seja o trabalho doméstico ou o profissional, são as principais causas das dores, mas as pessoas não se dão conta disso. Essas tensões são refletidas no corpo e expressas através de dores, geralmente, na coluna, porque a maioria dos músculos que sustentam o corpo têm algum ponto de contato com o dorso.

    Além dessas situações, o aspecto emocional também tem ligação íntima com as dores na musculatura dorsal. "As pessoas não sabem a causa das suas dores, apenas vivenciam as conseqüências. Uma dor nas costas pode ter fundo em uma vida amorosa instável, por exemplo. Tudo depende da forma como a pessoa estrutura a sua postura", esclarece.

    Para se livrar das dores físicas e emocionais, nem sempre é preciso tomar analgésicos ou calmantes. Dedicar alguns minutos do dia a si mesmo pode ser a solução, e esse é um dos efeitos da massagem relaxante: permitir o contato do indivíduo com seu interior. O toque superficial da pele pode despertar lembranças emocionais saudáveis como a carícia materna ou da pessoa amada e, até mesmo, proporcionar essa experiência pela primeira vez.

    foto de
Cornélio Marques "Dedicar um tempo para massagem ou auto-massagem relaxante tem efeitos no psiquismo humano. Esse ato melhora o relacionamento consigo mesmo e com os outros. Mais relaxada, a pessoa se sente mais feliz, melhora a forma de se relacionar com os outros e pode usar o tempo que gastava pensando na dor para pensar em outras coisas mais produtivas", ensina.

    Além de aliviar as dores musculares e melhorar a forma como o indivíduo se relaciona com o mundo, Cornélio garante que a massagem relaxante melhora as respostas imunológicas e aumenta a disposição. "Os conhecimentos hindu e chinês explicam como a massagem atua, mas no ocidente há muito o que se estudar porque a ciência é obrigada a desconsiderar certos aspectos importantíssimos para os orientais. Freud entende os efeitos da massagem como ligados ao psiquismo humano".

    Cada caso é um caso

    Existe um mito de que para a massagem fazer efeito ela deve ser uma dinâmica entre os dois sexos, ou seja, homens massageando mulheres e vice-versa. Isso não é uma verdade absoluta, mas baseia-se em um senso comum. O que acontece é que algumas pessoas preferem serem tocadas pelo sexo oposto pelo fato de serem duas energias diferentes. Tecnicamente, os efeitos não são potencializados ou reduzidos em um ou outro caso.

    Tanto isso é verdade que estamos falando da auto-massagem que tem efeitos positivos comprovados, segundo Cornélio. O que concorre para o bom resultado é a dedicação e a consciência de massagista e massageado. "Eu já ouvi relatos de pessoas que em uma única sessão conseguiram eliminar a dor e ela não voltou mais", revela. Cornélio adverte, ainda, que além da massagem, é preciso fazer uma revisão postural para garantir que as dores não voltem mais.

    foto de
Cornélio Marques fazendo auto-massagem na garganta O massagista comenta que a forma como a pessoa se senta, como pega um peso, e se movimenta são fundamentais para que as tensões do dia-a-dia sejam bem distribuídas, evitando as dores.

    Ele garante que é possível relaxar andando, mas a maneira adequada de realizar os movimentos, depende da ocupação de cada um, porque cada situação de trabalho exige um conselho postural específico. Uma boa dica é ficar atento à respiração porque esse é um exercício tão complexo que movimenta diversos grupos musculares. "Sem respirar corretamente é impossível manter a postura adequada e o corpo relaxado", orienta.

    Cornélio explica que a auto-massagem e a massagem relaxante não precisam de um ambiente específico, isso depende do massagista e do massageado. "Eu, particularmente, prefiro o ar livre e o gramado. Também não gosto de música, prefiro trabalhar em silêncio. Mas não existe nenhuma lei ou regra quanto a isso". O que o massagista considera imprescindível, mesmo, é a cor do ambiente. Segundo ele, isso é muito importante porque as cores exercem influências no psiquismo humano e influenciam o metabolismo. As cores frias como azul, verde, cinza são as mais indicadas para proporcionar o relaxamento adequado.

    Prepare-se para a auto-massagem relaxante

    Os exercícios podem ser feitos em pé, deitado ou sentado e os movimentos têm que ser suaves e, de preferência, realizados no silêncio. Antes de começar os movimentos, é preciso fechar os olhos, prestando atenção à respiração, sem alterá-la. Depois, voltar a atenção para os pés, respirando um pouco mais profundamente.

    Feito isso, inale o ar um pouco mais profundamente, retenha o ar por mais ou menos três segundos e exale. Novamente, segure por mais ou menos três segundos e inale mais ar. Repita o procedimento de três a seis vezes, ampliando a quantidade de ar que entra e que sai. Depois de feito esses exercícios respiratórios, é hora de começar a auto-massagem.

    Veja o passo-a-passo da auto-massagem na galeria de fotos. É importante que a pessoa descubra partes do corpo que precisem ser massageadas. Essa técnica pode ser aplicada em outras pessoas também.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.