Ter um produto diferente

Por

 Roberto Monti 7/12/2009

Ter um produto diferente

Com o crescimento e amadurecimento do nosso mercado, o marketing passou a ser uma necessidade fundamental para as empresas e deve ter sinergia com todas as demais áreas. Mas, com grande frequência, este departamento é mal compreendido e mal utilizado pelos dirigentes e empresários.

Existem inúmeras definições do que é marketing desde as mais acadêmicas e complexas até as definições mais práticas porque são mais fáceis de entender: "Conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor", ou seja, o departamento de marketing tem que acompanhar a vida do produto desde sua idealização, seu nascimento, amadurecimento, venda a clientes, pós-venda, reclamações, trocas e eventual relançamento.

Ter um produto diferente, inovador não basta para assegurar o eterno sucesso e a perenidade de sua empresa. É necessário avançar com os pés no chão e dentro da realidade na qual a sua empresa está atuando. A prudência e a administração profissional recomenda que se desenvolva um plano de marketing capaz de dirigir os esforços da empresa — financeiros, mercadológicos, de pessoal e de produção — de forma racional e que possa alcançar os objetivos propostos. Analise os seguintes aspectos principalmente tendo em vista a situação crítica que o mundo enfrenta, há mais de um ano, e aos poucos se regulariza:

Análise do ambiente externo Análise do ambiente interno
Fatores econômicos Desempenho econômico-financeiro
Fatores políticos e legais Projeções financeiras
Fatores tecnológicos Produtos e/ou serviços (oportunidades)
Fatores culturais, sociais e ambientais Pontos fracos
Mercado – compradores de produtos e serviços Limitações ao desempenho
Mercado – concorrência Pontos fortes
Mercado – fornecedores diversos Áreas-chave de resultados
Mercado – em alta, em baixa ou estável? Recursos humanos disponíveis e desejáveis

Defina os seguintes itens:

  • Quais são os nossos produtos e serviços diferenciados?
  • Quais são os nossos produtos e serviços mais rentáveis?
  • Quais são os nossos clientes mais satisfeitos?
  • Quais são os clientes, canais ou ocasiões de compra mais rentáveis?
  • Quais são as atividades da nossa cadeia de valores mais diferenciadas e mais eficazes?

A utilização de estratégias de marketing, adequada aos recursos da empresa, certamente auxiliará a melhorar sua participação no concorrido mercado em que atua. De início, é necessário estar claro qual é o mercado a que se interessa atender, com base na pesquisa de necessidades, realizada junto ao cliente final e ao intermediário de seus produtos e serviços. O mercado muda de forma rápida e constante, logo as pesquisas devem ser feitas com maior frequência, a fim de retratar a realidade do mercado.

Também deverão ser tomadas algumas decisões nas seguintes áreas de marketing: planejamento de produtos, estratégias de comunicação e políticas de preços. A fixação das metas no planejamento de marketing implica na determinação dos resultados que a empresa se propõe a realizar. É a filosofia da empresa que determina seus objetivos globais e o marketing é uma das ferramentas para atingi-los.

Empresário/Executivo: revise com atenção os aspectos acima e prepare-se para um ano de muito trabalho e sacrifício, por um resultado de sucesso no final do período!


Roberto Monti
é consultor de Marketing.
Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade
Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - São Paulo, 09/2000